Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jornalista que denuncia atos de corrupção no Bangladesh foi detida

Crime do qual é acusada pode ser punido com pena de morte.

Notícias ao Minuto

11:19 - 18/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Rozina Islam

Uma jornalista no Bangladesh, conhecida pelo seu trabalho contra a corrupção oficial no país, foi detida.

Rozina Islam, repórter do jornal Prothom Aloa, é acusada de violar um ato oficial secreto. Um crime que lhe pode valer a pena de morte.

A mulher terá usado o seu telefone pessoal para fotografar documentos relacionados com as negociações do governo para adquirir vacinas contra a Covid-19, sem consentimento, enquanto esperava por um responsável que lhe iria prestar declarações sobre o assunto.

Rozina é conhecida por denunciar atos de corrupção envolvendo o Ministério da Saúde e outros. Várias das suas reportagens recentes chamaram a atenção para os milhões de dólares gastos na aquisição de equipamento de saúde para fazer frente à pandemia do coronavírus.

Depois de ser apanhada a fotografar os documentos, a mulher terá sido mantida mais de cinco horas presa na sala de uma assistente pessoal do secretário do Ministério da Saúde, esta segunda-feira, relata a ABC. Durante este tempo, terá sido sujeita a abusos físicos e psicológicos.

Rozina foi entregue à polícia e enfrenta acusações ao abrigo do Código Penal e da Lei dos Segredos Oficiais por alegado roubo e fotografia de documentos sensíveis do Estado.

Leia Também: Adiado para 26 de maio julgamento por corrupção de Jacob Zuma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório