Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Governo propõe regiões ultraperiféricas como "laboratórios"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Governo propõe regiões ultraperiféricas como "laboratórios"
Notícias ao Minuto

15:40 - 17/05/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 199 novos casos e mais duas mortes nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 842.381 contágios e 17.009 óbitos. O número de recuperados ascende a 803 mil. Os casos ativos desceram para 22 mil. 

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus subiu hoje para 1, e aproxima-se da 'linha vermelha' delineada pelo Governo e pelas autoridades de saúde. A incidência acumulada também aumentou. 

O Governo Regional da Madeira anunciou que suspendeu hoje, de forma temporária, a vacinação, após se ter verificado que algumas embalagens das vacinas da Pfizer/BioNTech apresentavam sinais de humidade externa. 

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h02 - Suspendemos aqui este registo. O acompanhamento será retomado na manhã desta terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected] 

00h00 - A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, foi aconselhada a considerar dar início a um programa de vacinação em massa. Esta foi uma de 19 recomendações feitas pela task force que a líder tanzaniana criou para rever os protocolos do governo para a Covid-19.

Desde que chegou à presidência da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan tem-se destacado pela sua abordagem diferente na luta contra a Covid-19 comparativamente à do seu antecessor, John Magufuli, que morreu em março.

23h37 - Portugal administrou, até esta segunda-feira, 4.446.654 doses da vacina contra a Covid-19, anunciaram as autoridades de saúde nas redes sociais.

De acordo com a partilha do SNS, no Twitter, foram inoculadas até ao momento, em Portugal Continental, 3.100.195 primeiras doses. 1.346.459 pessoas já têm a vacinação completa.

23h17 - O governador Andrew Cuomo deve receber 5,1 milhões de dólares (cerca de 4,1 milhões de euros) do acordo de um livro sobre a forma como geriu e liderou Nova Iorque durante a pandemia, de acordo com o The New York Times. ‘American Crisis: Leadership Lessons From the Covid-19 Pandemic’ foi publicado em outubro.

O governador democrata tornou-se uma figura proeminente através dos briefings sobre a pandemia, mas também pelas suas críticas à gestão de Donald Trump da pandemia.

Só que a popularidade de Cuomo tem sofrido vários revezes. Foi alvo de diversas acusações de assédio sexual, e até a própria gestão da pandemia foi colocada em causa quando se soube que foram alterados dados das mortes nos lares do estado de Nova Iorque (os seus assessores esconderam o verdadeiro número de óbitos).

23h02 - As decisões do Governo sobre a presença de adeptos nos estádios de futebol durante a pandemia de Covid-19 são "para inglês ver", disse hoje a presidente da Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA).

"É para inglês ver. Afinal, são duas equipas inglesas que têm direito a 25% da capacidade de um estádio em Portugal, enquanto os adeptos portugueses parece que andam a mendigar essa possibilidade. Esta não é a forma de olhar para a pirâmide institucional que deve ser o futebol", criticou Martha Gens, numa referência à final da Liga dos Campeões entre Manchester City e Chelsea, que se vai jogar no Estádio do Dragão. 

22h19 - A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, defendeu hoje o uso das regiões ultraperiféricas da União Europeia como "laboratórios imunológicos", acelerando a vacinação contra a Covid-19 nesses territórios, para que seja "a 100%".

22h17 - O Ministério da Saúde brasileiro referiu esta segunda-feira que foram diagnosticados 29.916 novos contágios e morreram mais 786 pessoas devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, o Brasil soma 15.657.391 casos positivos e 436.537 óbitos

21h48 - O horário de encerramento dos bares e restaurantes na Madeira vai ser alargado para as 23h00, a partir de sexta-feira, e o recolher obrigatório passará a vigorar entre as 00h00 e as 5h00, indicou hoje o presidente do Governo Regional.

21h25 - De acordo com a TAP, de 7 a 11 de maio, o volume de reservas para voos entre Portugal e o Reino Unido mais que duplicou, em vendas, no site da companhia aérea, face ao mesmo período da semana anterior (30 de abril a 4 de maio).

21h23 - O laboratório francês Sanofi anunciou hoje que a sua vacina está a ter bons resultados nos ensaios clínicos e o seu presidente disse mesmo que este novo medicamento pode começar a ser produzido até ao final do ano.

21h22 - As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram nove novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 21 recuperados nas últimas 24 horas, existindo 240 situações ativas, informou hoje o Governo Regional. 

21h18 - A efetividade das vacinas contra a Covid-19 em Portugal está a ser monitorizada através de seis estudos coordenados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, anunciou hoje o presidente do INSA, Fernando de Almeida.

20h07 - O número de casos confirmados da variante indiana no Reino Unido quase duplicou no espaço de quatro dias, sublinhou esta segunda-feira o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, na Câmara dos Comuns. 

Hancock revelou aos deputados que já foram confirmados 2.323 casos da estirpe B.1.617.2, uma subida significativa face aos 1.313 da passada quinta-feira

A rápida propagação da variante indiana no Reino Unido está a gerar preocupação na comunidade científica. 

“Esta variante vai ultrapassar a variante de Kent (variante britânica) e tornar-se na variante dominante no Reino Unido nos próximos dias, se é que já não o fez”, advertiu Paul Hunter, professor de medicina na Universidade de East Anglia.

19h35 - As autoridades de saúde francesas anunciaram esta segunda-feira que foram detetados 3.350 novos casos de contaminação e morreram mais 196 pessoas desde ontem. França perfaz um número acumulado de 5.881.137 casos positivos e contabiliza um total de 107.812 vítimas mortais

19h15 - Espanha registou 11.061 novos casos de Covid-19 nos últimos três dias, elevando para 3.615.860 o total de infetados até agora, continuando o número de contágios a descer, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços sanitários também notificaram mais 93 mortes atribuídas à pandemia durante o fim de semana, passando o total de óbitos para 79.432.

18h33 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que os indicadores da pandemia de Covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve impactos nos hospitais

De acordo com o chefe de Estado, a pressão sobre os hospitais "tem vindo primeiro a descer", estando agora estabilizada.

"A estabilizar em valores que parecem confirmar, passados 15 dias sobre a última grande abertura, que a abertura, pelo menos até agora, não teve efeitos que tenham perturbado a situação das estruturas de saúde e o número de casos, e mais ainda o número de mortos, de óbitos", disse o Presidente.

18h03 - A limitação da administração da vacina da Janssen contra a Covid-19 apenas a pessoas com mais de 50 anos de idade "pode não ser definitiva", admitiu hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

"Neste momento, de facto, os normativos dão indicação para idades superiores a 50 anos, mas poderá não ser definitiva. Vai depender da evolução dos estudos, das eventuais complicações que possam surgir ou não, nomeadamente ao nível do tromboembolismo. Portanto, devemos esperar, porque pode haver também evolução nos próprios normativos e essa pode não ser uma decisão definitiva", afirmou António Lacerda Sales.

18h01 - A vacinação contra a Covid-19 na Madeira foi retomada hoje à tarde, depois de ter sido interrompida durante duas horas devido a sinais de humidade externa em algumas embalagens da Pfizer/BioNTech, indicou o secretário regional da Saúde. 

"Tivemos, de facto, um problema no transporte com duas caixas, em que houve rotura do invólucro de papelão junto às pegas, mas a temperatura manteve-se sempre adequada para as vacinas da Pfizer, abaixo dos 70 graus negativos", disse Pedro Ramos.

17h42 - O estado de Nova Iorque anunciou esta segunda-feira que vai aderir às últimas orientações do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), a principal agência federal de saúde pública, e permitir que as pessoas totalmente imunizadas possam deixar de usar máscara e de manter o distanciamento social.

Ainda assim, o uso de máscara continuará a ser obrigatório em espaços públicos como transportes, centros de dia, centros para sem-abrigo, prisões, escolas ou hospitais.

As novas orientações entrarão em vigor na próxima quarta-feira.

17h40 - Duas escolas em Vendas Novas, no distrito de Évora, encontram-se encerradas, depois de uma funcionária e três alunos terem sido infetados pela Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

17h30 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com seus apoiantes hoje, em Brasília. 

"Tem uns idiotas aí, o 'fique em casa'. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome", disse Bolsonaro.

17h27 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que "a situação em diversos países é ainda muito preocupante", apesar da redução de casos de Covid-19 pela segunda semana consecutiva 

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, há países que "tiveram bons resultados" a conter os contágios e que "estão com um aumento dramático de casos de infeções e mortes".

"A situação em diversos países é ainda muito preocupante", afirmou, reiterando que a pandemia "não vai acabar em nenhum lugar até que termine em todos os lugares".

17h25 - A proteção civil italiana referiu esta segunda-feira que foram identificados 3.455 novos casos de infeção e morreram mais 140 pessoas no espaço de 24 horas. Itália totaliza 4.162.576 casos confirmados e 124.296 óbitos

16h51 - A segunda fase do Inquérito Serológico Nacional (ISN) Covid-19 alerta para a redução de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 três meses após a infeção e defende a vacinação em pessoas anteriormente infetadas, segundo o relatório dos resultados hoje apresentado.  

16h48 - O número de pessoas presas no Brasil caiu de 709,2 mil em fevereiro de 2020 para 687,5 mil em fevereiro de 2021, período que abrange o primeiro ano da chegada da Covid-19 ao país, informaram hoje media nacionais.

16h46 - A média de novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes em Portugal subiu ligeiramente na última semana, mas o país continua entre os três países da União Europeia com menos registos.

O número médio diário de novos casos por milhão de habitantes subiu esta semana de 32,29 para 36,43, colocando Portugal no terceiro lugar entre os estados-membros da União, atrás de Malta, com uma média de 10,68 novos casos a sete dias, e Finlândia, com 35,63 casos.

16h42 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um défice de 190 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, até ao fim de junho, para o mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, codirigido pela OMS.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, voltou a pedir aos países ricos que doem ao Covax doses compradas em excesso e que os fabricantes "honrem os seus compromissos" e "façam entregas" de vacinas "o mais rápido possível", estabelecendo inclusive acordos com empresas fabris que possam acelerar a sua produção.

"Precisamos de vacinas agora!", frisou.

16h30 - O centro de contacto do Instituto da Segurança Social (ISS) especializado em medidas Covid-19 tem já 73 operadores em permanência, que atendem diariamente, em média, cerca de 2.500 chamadas, tanto de cidadãos como de empresas. 

16h29 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem 2.166 ventiladores mecânicos invasivos, sendo "suficientes para satisfazer as necessidades atuais do SNS", indica o último relatório do Estado de Emergência, hoje divulgado.

16h27 - Seis trabalhadores agrícolas com Covid-19 foram hoje encaminhados para a Zona de Apoio à População (ZAP) de Tavira, que reabriu para acolhê-los devido à falta de condições para isolamento nas suas habitações, disse à Lusa a presidente da autarquia.

16h24 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou esta segunda-feira que foram diagnosticadas 1.979 novas infeções por coronavírus e morreram mais cinco pessoas. No total, o Reino Unido soma 4.452.756 casos de contágio e 127.684 vítimas mortais

20,2 milhões de pessoas já concluíram a vacinação, o que corresponde 38,5% da população britânica. 

15h56 - A Junta de Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, interpôs hoje uma providência cautelar para avançar para o mesmo patamar de desconfinamento da generalidade de Portugal Continental, disse à Lusa uma fonte da autarquia. 

O processo deu hoje entrada no Tribunal Central Administrativo Sul, em Lisboa, e pede que a freguesia de São Teotónio, onde, na terça-feira, foi levantada a cerca sanitária que vigorava desde 30 de abril devido à elevada incidência de Covid-19, possa ser tratada "em pé de igualdade" e avançar no desconfinamento "na mesma medida" que as restantes autarquias.

15h46 - A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a recuperar consultas externas em atraso devido à pandemia de Covid-19 e prevê iniciar este mês a recuperação da atividade na área cirúrgica, foi hoje anunciado.

15h31 - A Guiné-Bissau registou na última semana cinco casos positivos para o novo coronavírus, para um total acumulado de 3.746, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

15h29 - Um frasco da vacina anticovid-19 da Pfizer/BioNTech pode ser armazenado num frigorífico normal até um mês, anunciou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), esperando que a alteração facilite o processo de vacinação ao nível europeu. 

Em concreto, "esta alteração alarga de cinco dias para um mês - 31 dias - o período aprovado para armazenamento do frasco não aberto e descongelado a 2-8°C, ou seja, num frigorífico normal após a retirada do congelador", acrescenta a EMA.

Leia Também: AO MINUTO: Rt volta a subir e aproxima-se de 'linha vermelha'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório