Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Rt volta a subir e aproxima-se de 'linha vermelha'

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Rt volta a subir e aproxima-se de 'linha vermelha'
Notícias ao Minuto

08:08 - 17/05/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal pode começar a receber, a partir de hoje, turistas britânicos, naquele que será um novo impulso ao turismo nacional. O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa de desconfinamento e que abre portas a viagens para fora do país, sem a necessidade de se cumprir quarentena no regresso. Portugal faz parte da lista de 12 países para onde os britânicos podem agora viajar, com a região do Algarve a ser o destino predileto destes turistas.

A chegada de novos turistas ao país acontece após um fim de semana de novos recordes na vacinação em Portugal. Só no sábado, foram administradas 129 mil doses de vacinas, naquele que é "um novo recorde diário", afirmou fonte da task force.

Apesar das boas notícias, há regras que continuam a ser exigidas. Por exemplo, a questão da dispensa de máscara para as pessoas já vacinadas não é uma opção, segundo defendeu este fim de semana o secretário de Estado Adjunto da Saúde. "Tomámos a decisão de, mesmo após vacinação, manter a máscara, manter distanciamento e, portanto, manter as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS)", afirmou António Lacerda Sales, considerando não haver "ainda robustez científica naquilo que é a possibilidade de transmissibilidade [do vírus], nomeadamente nos assintomáticos".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo: 

15h35 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

15h30 - Unidade Local de Saúde da Guarda recupera consultas externas em atraso. A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a recuperar consultas externas em atraso devido à pandemia de covid-19 e prevê iniciar este mês a recuperação da atividade na área cirúrgica, foi hoje anunciado.

15h17 - Vacina da Pfizer pode ser guardada no frigorífico até um mês. Um frasco da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer pode ser armazenado num frigorífico normal até um mês, anunciou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), esperando que a alteração facilite o processo de vacinação ao nível europeu.

15h00 - Madeira suspendeu vacinação devido a embalagens com sinais de humidade. A campanha de vacinação contra a covid-19 foi hoje interrompida na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional.

14h57 - Faro recebe hoje 5.500 passageiros de 17 voos com origem no Reino Unido. O aeroporto de Faro espera hoje 17 voos com 5.500 passageiros do Reino Unido, naquele que é o primeiro dia em que os britânicos estão autorizados a viajar para Portugal sem terem de fazer quarentena no regresso.

14h50 - África do Sul começou hoje a vacinar maiores de 60 anos. A África do Sul iniciou hoje a segunda fase do programa de vacinação em massa contra a covid-19, inoculando maiores de 60 anos, bem como 1,2 milhões de profissionais de saúde ainda por vacinar.

14h38 - Açores retomam Voucher Destino Seguro para incentivar testes prévios. O Governo dos Açores aprovou uma resolução que retoma a iniciativa "Voucher Destino Açores Seguro", com a atribuição de um incentivo financeiro para promover a realização de testes de despiste ao SARS-CoV-2 prévios ao embarque para a região.

14h35 - Índice de transmissibilidade (Rt) e taxa de incidência sobem em Portugal. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal subiu hoje para 1, enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou duas décimas para 50,5.

14h15 - A Disneyland Paris vai reabrir. A Disneylad anunciou que vai reabrir as suas portas no dia 17 de junho, depois de ter fechado o espaço infantil em 30 de outubro. "A reabertura será feita com medidas sanitárias e de segurança rigorosas", anunciou o espaço. 

14h05 - Dados atualizados de Portugal. A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta segunda-feira, que Portugal registou, nas últimas 24 horas, dois óbitos associados à Covid-19 e 199 contágios do novo coronavírus. 

13h18 - Macau aumenta observação médica até 28 dias. Macau vai prolongar, a partir de terça-feira, o período de observação médica de 21 para 28 dias para quem regressar ao território de alguns países, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

13h11 - Ilha açoriana de São Miguel com oito novos casos. A ilha de São Miguel, nos Açores, registou, nas últimas 24 horas, oito novos casos de Covid-19, detetados nas 692 análises realizadas nos laboratórios de referência da região, adianta hoje o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

12h44 - A Pandemia no mundo. A pandemia provocada pela covid-19 já fez pelo menos 3.381.042 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência francesa de notícias AFP.

12h30 - O responsável pela Organização mundial de saúde defende que "para combater o #COVID19 e prepararmo-nos melhor para futuros agentes patogénicos e doenças, precisamos de mudanças ousadas e investimentos em sistemas de vigilância em todos os países". A sua opinião é sustentada por um estudo do The Lancet.

12h25 - Menores de 50 começam a  ser vacinados em junho, em Espanha. O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou o início da vacinação em massa das pessoas com menos de 50 anos em junho.

12h12 - Apoio a Cabo Verde. Dois médicos e quatro enfermeiros do INEM foram ontem para Cabo Verde para reforçar os meios de combate à pandemia naquele país.

11h42 - Governo ultrapassou "alergia" de Bruxelas a novas estradas. O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo ultrapassou "a alergia" de Bruxelas face a investimentos em novas rodovias no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apresentando um conjunto de "pequenas grandes obras" com elevado potencial económico.

António Costa defendeu que o investimento de 500 milhões de euros em múltiplas pequenas obras rodoviárias um pouco por todo o país "terá um impacto profundo económico, porque dinamizará pequenas e médias empresas e gerará emprego disseminado" no território nacional.

11h38 - PSD quer saber se aeroportos estão preparados para aumento de passageiros. O PSD questionou hoje o Governo sobre a preparação dos aeroportos nacionais "para acolher um significativo aumento de passageiros" esperado com o levantamento de algumas restrições pandémicas, alertando para a necessidade de "meios humanos e um plano operacional".

11h15 - Já aterrou em Faro o avião proveniente do Reino Unido, com uma série de turistas que vêm à procura do sol e das praias douradas do Algarve. A chegada destes britânicos é um sinal de alento para o turismo da região.

Notícias ao Minuto Turistas britânicos chegara mesta manhã a Faro© Getty  

11h05 - Liga volta atrás na decisão e última jornada não terá adeptos na bancada. A última jornada da I Liga portuguesa não terá, afinal, público nas bancadas. Ao contrário do que a Liga Portugal tinha anunciado nos últimos dias, todos os eventos-teste previstos para a 34.ª jornada não terão adeptos a assistir aos jogos.

10h28 - Com 2% da população vacinada, Quénia prestes a ficar sem stock de vacinas.  "Já administrámos 91% das nossas doses", afirma o responsável pela task force Willis Akhwale. Apesar disso, menos de 2% do total de 52 milhões de pessoas que vivem Quénia já levaram a primeira dose da vacina.

10h13 - Timor-Leste regista mais 131 infeções, cerca de 10% com sintomas. As autoridades timorenses registaram 131 novas infeções da SARS-CoV-2, a grande maioria na capital timorense, no último dia, com 13 dos casos a registarem sintomas da covid-19.

09h40 - No dia em que o Reino Unido volta a permitir que os britânicos viagem para fora do país, sem necessidade de quarentena no regresso, o Departamento dos Transportes deixou uma mensagem de agradecimento aos que o fazem em segurança.

09h38 - Bharat Biotech. Covaxin protege contra principais variantes. A Bharat Biotech anunciou, este domingo, que a sua vacina contra a Covid-19 - Covaxin - é eficaz contra todas as novas variantes emergentes do coronavírus, incluindo aquelas detetadas na Índia e no Reino Unido.

09h25 - A comunidade de Madrid vai começar a vacinar, esta semana, as pessoas entre os 50 e 55 anos, nos hospitais públicos da região, noticia o El Pais.

09h10 - O "entusiasmo" britânico no regresso "ao sol e às praias douradas". O The Mirror, que esteve no primeiro voo realizado hoje de Manchester com chegada a Faro, reportou que centenas de britânicos estavam "desesperados" por "trocar o maio miserável e molhado" do Reino Unido pelo "sol, o céu azul e as praias douradas portuguesas".

09h17 - Distribuição de vacinas em Espanha. O ministério da Saúde espanhol anunciou que vai distribuir, hoje, 1,7 milhões de doses da vacina da Pfizer pelas suas comunidades. Em junho, o governo irá distribuir, semanalmente, 2,7 milhões.

09h05 - Experiência num hotel de quarentena. Depois de uma viagem aos Estados Unidos,  Megan McKelvey foi obrigada a ficar em quarentena num hotel na Escócia, na companhia da família. Uma experiência que não foi nada divertida: 

@meganmckelvey86

We’re making it .... barely... ##hotelquarantineedinburgh

original sound - Megan McKelvey

08h40 - Testes da vacina da Sanofi-GSK mostram eficácia do composto. Os testes preliminares da vacina contra o covid-19 da Sanofi e GalxoDmithKline demonstraram eficácia nos grupos de adultos inoculados pelos cientistas responsáveis pela Fase 02 do processo. 

08h05 - Risco de hospitalização é de apenas 0,06% após a vacinação. Um estudo observacional, conduzido pelo Indraprastha Apollo Hospital, de Delhi, descobriu que mais de 97 por cento das pessoas totalmente vacinadas estavam protegidas da infeção pelo novo coronavírus e a probabilidade de hospitalização após a vacinação era de apenas 0,06 por cento.

07h55 - Julho sem máscaras? O virologista Pedro Simas explicou que o recuo no uso de máscara obrigatória deverá ocorrer quando for atingida imunidade populacional em Portugal de 60%, sendo que, neste momento, deverá encontrar-se entre os 45 e os 50%.

Tendo em conta que, neste momento, Portugal já deve estar com 45 a 50% de imunidade populacional - "o que já é um muro muito alto de proteção" -, Pedro Simas previu que antes do mês de julho deste ano, as pessoas já deverão poder deixar de usar máscaras. 

07h44 - Dados atualizados da Índia:  Índia registou 281.386 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, ficando abaixo dos 300 mil diários pela primeira vez em 25 dias, mas contabilizou novamente mais de quatro mil mortos num dia, foi hoje anunciado.

07h37 - Dados atualizados da Alemanha: A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 64 mortos e 5.412 novos casos de Covid-19. Em termos acumulados, o país soma agora 86.160 vítimas mortais da doença e 3.598.846 infetados, desde que a pandemia teve início.

07h35 - Marcelo Rebelo de Sousa visita Cabo Verde. A visita do chefe de Estado português será de apenas cerca de quatro horas, limitada à cidade da Praia, devido à evolução da pandemia de covid-19 no arquipélago, nomeadamente na capital cabo-verdiana, com recordes quase diários de novos casos da doença.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde acontece depois de 24.000 doses de vacinas contra a covid-19 doadas por Portugal terem chegado, na madrugada de sábado, à Praia, além do apoio médico que o INEM vai prestar em hospitais do arquipélago, para reforço da capacidade.

07h30 - Educação deve estar "no centro" dos planos de recuperação pós-pandemia. A Human Rights Watch defendeu hoje que a educação das crianças e jovens deve estar "no centro" de todos os planos governamentais de recuperação pós-pandemia, de forma a responder aos danos provocados pelo encerramento das escolas devido à covid-19.

07h27 - Mais de 80% dos japoneses contra Jogos Olímpicos no país este verão. Este é o resultado de uma sondagem realizada depois de o Governo japonês ter decidido, na sexta-feira, alargar o estado de emergência sanitária a nove regiões do país, que enfrenta uma quarta vaga de infeções com o novo coronavírus que está a colocar o sistema de saúde sob pressão.

07h25 - Reino Unido inicia hoje nova etapa com viagens para Portugal. O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. 

Dos 12 países e territórios da 'lista verde' do Governo britânico, que autoriza as viagens por motivos não essenciais e não exige quarentena de 10 dias no regresso, sete não deixam entrar turistas, como Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei e Ilhas Malvinas.

07h23 - Autoridades timorenses estimam mais de 50 mil casos em Díli. As autoridades timorenses estimam que Díli pode ter mais de 50 mil infeções ativas do SARS-CoV-2, com a taxa de incidência da covid-19 a crescer 50% na última semana, segundo um relatório hoje divulgado.

07h20 - Dados atualizados da China: A China detetou 25 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo cinco de origem local.

07h10 - Bom dia! Começa aqui um novo registo de acompanhamento sobre os principais desenvolvimentos referentes à Covid-19 em Portugal e no mundo. Recorde aqui os eventos que marcaram o dia de ontem no que diz respeito à evolução da pandemia. 

Leia Também: Portugal regista mais um morto e 334 novos casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório