Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cuomo deve receber mais de 4 milhões do acordo para livro sobre pandemia

O livro sobre a forma como o governador de Nova Iorque geriu a pandemia está envolto em polémica devido à alteração de dados das mortes nos lares e ao uso de recursos governamentais para ajudar a escrever e promover o trabalho.

Cuomo deve receber mais de 4 milhões do acordo para livro sobre pandemia
Notícias ao Minuto

23:19 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O governador Andrew Cuomo deve receber 5,1 milhões de dólares (cerca de 4,1 milhões de euros) do acordo de um livro sobre a forma como geriu e liderou Nova Iorque durante a pandemia, de acordo com o The New York Times. ‘American Crisis: Leadership Lessons From the Covid-19 Pandemic’ foi publicado em outubro.

Cuomo reportou ter recebido 3,12 milhões de dólares (2,5 milhões de euros) no ano passado por causa do livro. Mas o acordo contempla o pagamento de mais dois milhões de dólares (1,6 milhões de euros) nos próximos dois anos.

Valores substanciais se forem comparados com a remuneração como governador de 225 mil dólares (185 mil euros) no ano passado.

Andrew Cuomo esteve em plano de destaque no período inicial da pandemia nos Estados Unidos, na primavera de 2020, quando Nova Iorque era o epicentro da crise sanitária. O governador democrata tornou-se uma figura proeminente através dos briefings sobre a pandemia, mas também pelas suas críticas à gestão de Donald Trump.

Só que a popularidade de Cuomo tem sofrido vários revezes. Foi alvo de diversas acusações de assédio sexual, e até a própria gestão da pandemia foi colocada em causa quando se soube que foram alterados dados das mortes nos lares do estado de Nova Iorque (os seus assessores esconderam o verdadeiro número de óbitos).

Além disso, está a ser investigado pela procuradora-geral nova-iorquina, Letitia James, por ter usado elementos da sua equipa para ajudar a escrever e promover o livro.

O livro acabou por se tornar um problema espinhoso para a editora, a Crown, que em março cancelou a promoção e os planos para uma versão de bolso. De tal forma que até se questiona se Cuomo vai mesmo receber os 5,1 milhões de dólares contemplados no acordo para a publicação do livro.

Leia Também: Nova Iorque vai permitir que vacinados deixem de usar máscara esta semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório