Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. Morreu um dos fundadores do maior grupo criminoso do Brasil

Um dos fundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo criminoso mais poderoso do Brasil, com ramificações em outros países da América Latina, morreu hoje devido a complicações relacionadas com a covid-19.

Covid-19. Morreu um dos fundadores do maior grupo criminoso do Brasil
Notícias ao Minuto

19:09 - 10/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

José Márcio Felício, de 60 anos, estava internado num hospital do sistema penitenciário de São Paulo desde 09 de abril após ter sido infetado com o novo coronavírus, segundo informou em comunicado a Secretaria de Administração Penitenciária regional.

Desde o início da pandemia, as prisões brasileiras, que concentram cerca de 700 mil pessoas, registaram a morte de 176 reclusos entre os quase 52.500 infetados pelo vírus, segundo dados oficiais.

Felício, conhecido como "Geleião", cumpria pena de prisão há mais de 40 anos por ordenar o assassínio de agentes policiais, entre outros crimes, incluindo alguns cometidos dentro do próprio estabelecimento prisional, tendo sido um dos principais impulsores do PCC a partir da cadeia.

A fação criminosa nasceu em 1993, numa prisão de São Paulo, para defender os prisioneiros face a alegados abusos policiais e logo se transformou numa sofisticada organização voltada para o crime que atualmente controla muitas das cadeias do país e se dedica ao tráfico de armas e drogas, com ligações até mesmo com a máfia italiana.

Porém, após alguns anos como um dos principais líderes do PCC, Felício foi expulso em 2002 pela liderança da fação, que hoje é comandada por Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como "Marcola", recluso numa prisão de segurança máxima.

Desde então, os cabecilhas da fação tentavam matá-lo, segundo a imprensa brasileira.

Antes da sua transferência para o hospital para tratar a covid-19, Felício estava numa prisão para a qual são transferidos todos os presos ameaçados de morte dentro do sistema prisional, como costuma acontecer com violadores e pedófilos.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Felício ajudou a fundar outra fação criminosa, chamada Terceiro Comando da Capital (TCC), junto com outro ex-fundador do PCC que foi assassinado na prisão em 2006.

O PCC estendeu o seu domínio a praticamente todo o território brasileiro e instalou-se no Paraguai, onde os seus dirigentes coordenam, também desde a prisão, operações de tráfico de drogas e armas, assaltos, homicídios, entre outros crimes.

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, totaliza 422.340 e mais de 15,1 milhões de casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.294.812 mortos no mundo, resultantes de mais de 158,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: Após crítica de Bolsonaro, Ministério apaga nota sobre mortes em favela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório