Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PM do Nepal perde voto de confiança do parlamento nepalês

O primeiro-ministro do Nepal, Khadga Prasad Oli, perdeu hoje a confiança do parlamento, encerrando a sua tentativa de demonstrar que tinha apoio suficiente para permanecer no cargo.

PM do Nepal perde voto de confiança do parlamento nepalês
Notícias ao Minuto

14:50 - 10/05/21 por Lusa

Mundo Nepal

Apenas 93 legisladores apoiaram o primeiro-ministro neste voto de confiança, enquanto 124 votaram contra o chefe de Governo. Uma nova ala dentro de seu partido absteve-se na votação.

O Presidente do Nepal, Bidhya Devi Bhandari, deve pedir a Oli para liderar um governo interino, enquanto os partidos no parlamento procuram formar um novo governo.

O Partido Comunista do Nepal (do qual Oli é membro) venceu as eleições no final de 2017 e Oli foi eleito primeiro-ministro pelo parlamento no início de 2018. Uma divisão anterior dentro do seu partido em março já o havia enfraquecido, forçando-o a liderar um governo minoritário, e uma nova divisão surgiu esta semana.

Oli pediu hoje um voto de confiança, na tentativa de demonstrar que tinha apoio suficiente para permanecer no poder.

O primeiro-ministro foi criticado pela forma como está a lidar com a pandemia do novo coronavírus, visto que o país registou o seu maior número de novos casos e mortes nos últimos dias.

As autoridades impuseram desde o mês passado um confinamento em muitas partes do país e devem estendê-lo, já que os hospitais estão a ficar sem camas, oxigénio e medicamentos.

Oli tornou-se primeiro-ministro depois de o seu partido se ter unido com outra formação comunista - composta por ex-rebeldes maoístas -, criando um partido forte e unido que ganhou as eleições há três anos.

O primeiro-ministro envolveu-se numa luta pelo poder com o líder dos ex-rebeldes, Pushpa Kamal Dahal, que também é copresidente do partido.

Oli recusou-se a permitir que Dahal lhe sucedesse como primeiro-ministro ou liderasse o partido, apesar de um acordo anterior neste sentido, causando divisões dentro do partido.

Oli instituiu a dissolução do parlamento em dezembro e anunciou novas eleições este ano. O Supremo Tribunal, no entanto, reinstaurou o parlamento e cancelou as novas eleições.

Leia Também: Nepal pede a alpinistas do Evereste ajuda para conquistar a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório