Espanha inclui pequenas centrais de energia na investigação ao apagão

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética de Espanha será a entidade responsável pela investigação.

Notícia

© Bruna Casas/Reuters

Notícias ao Minuto
13/05/2025 09:06 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Apagão

Espanha está a exigir às pequenas centrais de energia informações sobre as fraquezas cibernéticas num momento em que o Instituto Nacional de Segurança Cibernética de Espanha (Incibe) investiga o apagão de 28 de abril, que também afetou Portugal.

 

O objetivo é perceber se estas centrais foram exploradas por "agentes mal intencionados" para derrubar a rede elétrica do país, avança o Financial Times esta terça-feira.

O governo espanhol, segundo o mesmo jornal, que cita uma fonte ligada à investigação, está "preocupado" com a robustez das defesas cibernéticas das pequenas e médias centrais elétricas, nomeadamente dos parques solares e eólicos.

O corte generalizado no abastecimento elétrico afetou, no dia 28 de abril, durante cerca de dez a 11 horas, Portugal e Espanha, bem como uma parte do território de França.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

Leia Também: Apagão. Regresso da energia em Portugal e Espanha visto do Espaço

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas