Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Nepal pede a alpinistas do Evereste ajuda para conquistar a Covid-19

A Associação de Alpinismo do Nepal está a apelar aos alpinistas para trazerem os tanques de oxigénio vazios ao invés de os deixarem nas encostas do Monte Evereste.

Nepal pede a alpinistas do Evereste ajuda para conquistar a Covid-19
Notícias ao Minuto

12:13 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O Nepal está a atravessar uma vaga grave de infeções por coronavírus. A escassez de tanques de oxigénio é tal, que o país está a pedir aos alpinistas do Monte Evereste para trazerem os tanques de oxigénio vazios no seu regresso em vez de abandonarem-nos nas encostas da montanha, como dá conta a Reuters.

A Associação de Montanhismo do Nepal está a pedir ao alpinistas para ajudarem o Nepal a lidar com a rápida propagação do vírus, e consequentemente de casos de Covid-19, que está a levar o frágil sistema de saúde nepalês a um ponto de rutura.

Kul Bahadur Gurung, um dos responsáveis da Associação de Montanhismo do Nepal, salientou que os alpinistas e os seus sherpas terão transportado cerca de 3.500 tanques de oxigénio para o Evereste esta temporada. Estes tanques costumam ser abandonados no final da expedição ou então ficam enterrados na sequência de avalanches.

“Apelamos aos alpinistas e aos sherpas que tragam os seus tanques vazios sempre que possível, pois podem ser novamente enchidos e usados para o tratamento de pacientes com coronavírus que precisam deles urgentemente”, assinalou Gurung em declarações à Reuters.

Muitos hospitais públicos e privados de Kathmandu informaram que não podem receber mais pacientes devido à falta de oxigénio para uso medicinal. “Precisamos de cerca de 25 mil cilindros imediatamente para salvar as pessoas”, advertiu Samir Kumar Adhikari, do Ministério da Saúde nepalês.

Leia Também: Onda de casos no Nepal indica que país pode seguir pisadas da Índia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório