França quer que UE proíba acesso a redes sociais a menores de 15 anos

Objetivo é conseguir um acordo europeu para que as plataformas sociais passem, obrigatoriamente, a verificar a identidade dos seus utilizadores.

French Secretary of State for AI and Digital Technology Clara Chappaz speaks to the press to present the government strategy for AI in the public sector at the Public services Minister, in Paris, on February 6, 2025. (Photo by Ludovic MARIN / AFP) (Photo

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/05/2025 10:22 ‧ 13/05/2025 por Notícias ao Minuto

Mundo

Redes Sociais

A França quer unir esforços para que a UE proíba o acesso a redes sociais a menores de 15 anos.

 

O seu objetivo, escreve o La Vanguardia, é conseguir um acordo europeu para que as plataformas sociais passem, obrigatoriamente, a verificar a identidade dos seus utilizadores, proibindo todos os que não tenham 15 ou mais anos a aceder às mesmas.

Caso as redes sociais não o façam, sugere-se que as mesmas sejam alvo de sanções, reportou a ministra Clara Chappaz em entrevista ao La Tribune Dimanche.

"As redes sociais, antes dos 15 anos, não", disse a responsável pela pasta dos Assuntos Digitais e Inteligência Artificial, referindo que estabeleceu um prazo de três meses para conseguir "mobilizar" os parceiros da UE para a tomada desta decisão.

A responsável explicou que está a tentar “construir uma coligação, com a Espanha - a idade mínima é 16 anos -, a Grécia e agora a Irlanda, para convencer a Comissão Europeia".

Leia Também: Académicos apontam redes sociais como principal meio de desinformação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas