Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ativista intima líderes a aceitar que acabou era dos combustíveis fósseis

Uma jovem de 19 anos acusou hoje os líderes mundiais de serem os "ingénuos, irrealistas e pessimistas" no que toca às ambições de combate às alterações climáticas, intimando-os a aceitar que "a era dos combustíveis fósseis acabou".

Ativista intima líderes a aceitar que acabou era dos combustíveis fósseis
Notícias ao Minuto

17:40 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Clima

Xiye Bastida, que nasceu no México, mas estuda numa universidade dos Estados Unidos, onde vive desde 2015, representou o movimento de ativistas ambientais Fridays for Future na cimeira climática de líderes convocada pelo Presidente norte-americano Joe Biden, afirmando que são eles que "criam e encontram maneiras de contornar as suas próprias legislações, resoluções, políticas e acordos".

Num rol de exigências que deixou, a estudante da Universidade da Pensilvânia reclamou o fim da exploração de combustíveis fósseis e culpou os "sistemas nocivos do colonialismo, a opressão do capitalismo e as soluções verdes fingidas orientadas para o mercado" do que chamou "norte global".

Na sua argumentação, é este "norte global" que está maioritariamente representado na cimeira para a qual foi convidada e que "historicamente, perpetuou estes sistemas".

"A indústria dos combustíveis fósseis assenta na existência de zonas sacrificadas, escolhidas intencionalmente para atingir o sul global e as comunidades negras e castanhas no norte global", disse.

Falando na cimeira que marca o regresso dos Estados Unidos como potência fomentadora da discussão sobre as alterações climáticas, Xiye Bastida afirmou que "não pode continuar a haver cimeiras e conversações sobre o que precisa de mudar" porque "já são conhecidas as soluções e precisam é de ser aplicadas," mas sem "racismo ambiental" e sem "eurocentrismo".

Leia Também: UE não deverá fazer aprovações sobre sistemas energéticos até junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório