Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Ativista intima líderes a aceitar que acabou era dos combustíveis fósseis

Uma jovem de 19 anos acusou hoje os líderes mundiais de serem os "ingénuos, irrealistas e pessimistas" no que toca às ambições de combate às alterações climáticas, intimando-os a aceitar que "a era dos combustíveis fósseis acabou".

Ativista intima líderes a aceitar que acabou era dos combustíveis fósseis
Notícias ao Minuto

17:40 - 22/04/21 por Lusa

Mundo Clima

Xiye Bastida, que nasceu no México, mas estuda numa universidade dos Estados Unidos, onde vive desde 2015, representou o movimento de ativistas ambientais Fridays for Future na cimeira climática de líderes convocada pelo Presidente norte-americano Joe Biden, afirmando que são eles que "criam e encontram maneiras de contornar as suas próprias legislações, resoluções, políticas e acordos".

Num rol de exigências que deixou, a estudante da Universidade da Pensilvânia reclamou o fim da exploração de combustíveis fósseis e culpou os "sistemas nocivos do colonialismo, a opressão do capitalismo e as soluções verdes fingidas orientadas para o mercado" do que chamou "norte global".

Na sua argumentação, é este "norte global" que está maioritariamente representado na cimeira para a qual foi convidada e que "historicamente, perpetuou estes sistemas".

"A indústria dos combustíveis fósseis assenta na existência de zonas sacrificadas, escolhidas intencionalmente para atingir o sul global e as comunidades negras e castanhas no norte global", disse.

Falando na cimeira que marca o regresso dos Estados Unidos como potência fomentadora da discussão sobre as alterações climáticas, Xiye Bastida afirmou que "não pode continuar a haver cimeiras e conversações sobre o que precisa de mudar" porque "já são conhecidas as soluções e precisam é de ser aplicadas," mas sem "racismo ambiental" e sem "eurocentrismo".

Leia Também: UE não deverá fazer aprovações sobre sistemas energéticos até junho

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório