Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Quarteto para a Líbia saúda "importantes avanços" para solução "completa"

A ONU, a União Europeia, a União Africana e a Liga Árabe, que compõem o Quarteto para a Líbia, receberam na terça-feira com "grande satisfação os importantes avanços" com vista a uma solução política "inclusiva e completa" no país.

Quarteto para a Líbia saúda "importantes avanços" para solução "completa"
Notícias ao Minuto

06:50 - 21/04/21 por Lusa

Mundo Líbia

Através de uma declaração conjunta, o "Quarteto" expressou com "grande satisfação os importantes avanços" com vista às eleições presidenciais e legislativas líbias agendadas para 24 de dezembro, mas condenou as "contínuas violações" do embargo de armas no país e enfatizou que toda a intervenção militar externa é "inaceitável".

Estas conclusões surgiram depois de uma reunião, convocada pela Liga Árabe, que decorreu virtualmente e à qual assistiram o secretário-geral da Liga, Ahmed Aboul Gheit, o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da União Europeia, Josep Borrell, e a vice-presidente da Comissão da União Africana, Monique Nsanzabaganwa.

O propósito da reunião foi fazer "um balanço da situação" na Líbia, na sequência dos últimos acontecimentos políticos, económicos e de segurança, que aproximam o país de uma solução política "inclusiva e completa".

A Líbia mergulhou no caos na sequência de uma rebelião interna apoiada pela NATO que derrubou em 2011 o regime de Muammar Kadhafi, executado por milícias rebeldes.

Nos últimos nos o país fraturou-se entre dois poderes rivais estabelecidos no Oeste e no Leste, apoiados por diferentes grupos armados e governos estrangeiros.

Leia Também: Covid-19: Primeiras vacinas chegaram hoje à população da capital líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório