Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ministros e secretários de Estado debatem relação UE-Reino Unido

Os ministros e secretários de Estado dos Assuntos europeus reúnem-se esta terça-feira para discutirem as relações entre a UE e o Reino Unido e abordarem os preparativos para o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Ministros e secretários de Estado debatem relação UE-Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:42 - 19/04/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

A reunião, que terá lugar por videoconferência e que será presidida pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, enquanto representante da atual presidência portuguesa do Conselho da UE, abordará, num primeiro momento, a relação entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, após a Comissão Europeia ter aberto um processo de infração a Londres em 15 de março.

Com o protocolo da Irlanda e da Irlanda do Norte, incluído no acordo do 'Brexit', no centro do diferendo entre os dois parceiros, os responsáveis europeus irão analisar "o atual estado das negociações entre a UE e o Reino Unido, à luz dos acontecimentos recentes", segundo consta na agenda.

Além disso, um dia depois de ter sido lançada a plataforma digital da Conferência sobre o Futuro da Europa, Ana Paula Zacarias irá também esclarecer os seus homólogos sobre as "preparações para o lançamento" do evento em questão -- que se prevê que tenha lugar 09 de maio em Estrasburgo, França --, mas também sobre as "decisões que foram tomadas pelo Conselho Executivo da Conferência", que já se reuniu duas vezes.

Haverá ainda tempo para os ministros e secretários de Estado dos Assuntos Europeus analisarem os recentes desenvolvimentos no que se refere ao respeito do Estado de direito na Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha e França, no âmbito de um exercício que visa "melhorar ainda mais o Estado de direito em todos os Estados-membros".

Tratar-se-á da segunda discussão do Conselho de Assuntos Gerais no que se refere à análise específica de cinco países relativamente a este assunto, após, em novembro de 2020, os responsáveis terem analisado a situação na Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca e Estónia.

Os ministros e secretários de Estado irão ainda abordar a atual situação pandémica, fazendo um ponto de situação sobre "as vacinais, o trabalho em curso sobre o certificado verde digital", assim como "a situação epidemiológica e as restrições de viagens".

O encontro terá início às 10h00 de Bruxelas (09h00 de Lisboa), estando prevista uma conferência de imprensa às 18h00 (17h00 de Lisboa).

Leia Também: PSD quer prolongar prazo para portugueses nomearem representante fiscal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório