Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jovens salvaram família de incêndio. Agora há petição para os naturalizar

O grupo conseguiu chegar à varanda do terceiro andar.

Notícias ao Minuto

16:32 - 31/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Um grupo de jovens está a ser considerado heroico depois de ter feito uma corrente humana para salvar uma família de um incêndio na cidade francesa de Nantes. Os jovens conseguiram chegar à varanda do terceiro andar do prédio de apartamentos para ajudar as vítimas a saírem.

As imagens filmadas por uma das testemunhas mostram-nos os  jovens a escalar a lateral do prédio para ajudar um casal e o filho bebé a escapar. O incidente ocorreu no domingo à tarde (pode ver o vídeo do resgate na galeria acima).

Foram ainda trazidos colchões para que o bebé de seis meses, filho do casal, pudesse ser retirado em segurança.

Um dos jovens envolvidos no resgate, Tahmid, explicou ao jornal Ouest-France que a decisão de atirar o bebé da varanda foi a "última decisão possível" à medida que o fumo cobria o edifício, no distrito de Bottière, em Nantes. A menina foi levada para o hospital em condição crítica, mas está a recuperar.

As chamas acabaram por se propagar a outros apartamentos e quando os bombeiros chegaram ao local conseguiram salvar os restantes residentes.

Kenza Zekkar, líder do grupo de jovens local, disse à BBC que tinha organizado os jovens para que o resgate fosse levado a cabo enquanto os bombeiros não chegavam. O marido estava entre o grupo de pessoas que trepou o edifício.

A organização está agora a apelar ao governo que seja garantida a três dos envolvidos, todos migrantes, a nacionalidade francesa e habitação. Foi lançada, inclusivamente, uma petição endereçada ao presidente francês, Emmanuel Macron, a pedir "honra e reconhecimento para os heróis de Bottière".

A história assemelha-se ao caso de um migrante do Mali que foi amplamente elogiado nas redes sociais por ter escalado um prédio para resgatar um menino pendurado na varanda de um quarto andar em 2018. Mamoudou Gassama foi posteriormente naturalizado e agraciado com uma medalha de coragem por Macron.

Leia Também: Incêndios: Em Montalegre trilhou-se caminho para acabar com flagelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório