Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 618 casos e RT nos 0,94; Vacinas chinesas "eficazes"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 618 casos e RT nos 0,94; Vacinas chinesas "eficazes"
Notícias ao Minuto

08:20 - 31/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de mais 618 infeções pelo novo coronavírus e três mortes em Portugal, nas últimas 24 horas. Desde o dia  17 de março, dia em que foram reportados 673 contágios, que o país não registava tantos casos. 

Em Lisboa, já arrancou o plano de testagem em massa gratuito, destinado aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Esta quarta-feira, no Parlamento, o coordenador da task force responsável pelo plano de vacinação garantiu que idosos acima dos 80 anos e pessoas acima de 50 anos com comorbilidades estarão completamente vacinadas até 11 de abril.

Entretanto, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado as leis que aumentam os custos com apoios sociais, o Governo - que herda assim uma despesa inesperada no Orçamento de Estado para este ano - está a ponderar recorrer ao Tribunal Constitucional. António Costa deverá falar hoje ao país sobre o assunto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h50 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h30 - Primeiro-ministro faz hoje às 18:30 comunicação ao país sobre apoios sociais. Esta comunicação surge na sequência da aprovação pelo parlamento e da promulgação pelo Presidente da República de diplomas que reforçam apoios sociais no âmbito da pandemia de Covid-19, que o Governo considera inconstitucionais e em que já admitiu suscitar junto do Tribunal Constitucional a respetiva fiscalização sucessiva.

15h16 - 12% dos portugueses já têm a primeira dose e 5% já estão imunizados. Relatório da vacinação indica que 1.196.971 já receberam a primeira dose e que, destes, 494.521 já se encontram imunizados. Conforme tem sido referido pelo responsável pela task force da vacinação, 80% das pessoas com mais de 80 anos já levaram a primeira dose da vacina. 33% dos idosos desta faixa etária já se encontram com a vacinação completa, a maior percentagem de entre todos os grupos etários. 

14h42 - O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavirus em Portugal está estável, mantendo-se hoje em 0,94, enquanto a incidência desceu para 65,3 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo dados oficiais.

14h26 - A Well's anunciou esta quarta-feira que vai vender, a partir de amanhã, dia 1 de abril, testes rápidos de antigénio da marca Roche Diagnósticos. Os autotestes vão estar disponíveis nas lojas da Well's de Norte a Sul do país e cada um custará 6,99 euros.

14h15 - O coordenador da 'task force' do plano de vacinação contra a Covid-19 revelou hoje que estão identificadas aproximadamente 40 mil pessoas em situação de isolamento ou impossibilitadas de se deslocarem sozinhas para se vacinarem.

14h13 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 618 infeções pelo novo coronavírus e três mortes, revela o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde dia 17 que não tínhamos tantos casos positivos (673). O Rt mantém-se nos 0,94.

14h09 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, esta quarta-feira, que as vacinas chinesas da Sinopharm e da Sinovac são "eficazes" contra a Covid-19, revela a Reuters.

14h06 - Custos do teletrabalho? Governo 'atira' para a negociação coletiva. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse, esta quarta-feira, que a definição dos custos em teletrabalho deve ser um tema da negociação coletiva, depois de o Governo ter dito que esta fatura deveria ser paga pela entidade empregadora. 

13h56 - Jogo entre Lyon e PSG da 'Champions' feminina, que teve de ser adiado devido a um surto de casos positivos, já tem nova data, 18 de abril, informou hoje a UEFA

13h48 - A Rússia registou a primeira vacina contra a Covid-19 para animais, anunciou esta quarta-feira o regulador russo para a área da agricultura. Carnivac-Cov deverá começar a ser produzida em massa em abril, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de novas mutações em animais.

13h15 - Professores que voltaram ao presencial sentem-se seguros na escola. Um inquérito promovido pela Federação Nacional da Educação mostra que a maioria dos professores do pré-escolar e 1.º ciclo, que retomaram há duas semanas o ensino presencial, sentem-se seguros na escola, apesar de muitos admitirem que as regras para conter a covid-19 nem sempre são cumpridas pelos alunos.

13h10 - País "não estava preparado" para dar 20 milhões de vacinas em seis meses. O coordenador da 'task force' do plano de vacinação contra a Covid-19 assumiu hoje que Portugal não estava preparado para a administração massiva de vacinas num curto espaço de tempo e rebateu críticas ao sistema de convocatória das pessoas.

13h08 - A pandemia de covid-19 já causou pelo menos 2.805.004 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi detetado no final de 2019 na China, indica hoje o balanço diário realizado pela agência France-Presse

13h00 - Diagnosticados mais oito casos nos Açores e seis recuperações. A Autoridade Regional de Saúde dos Açores divulgou hoje que nas últimas 24 horas foram diagnosticados oito novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e seis recuperações, no concelho de Ponta Delgada, estando internados 10 doentes.

12h48 - Em Lisboa, há até agora 68 farmácias aderentes ao Programa Municipal de Testagem à Covid-19. O autarca espera chegar rapidamente às 100.

12h40 - Centros de vacinação rápida vão começar a operar no início de maio. Segundo o coordenador da 'task force', os 150 centros serão abertos a 11 de abril, mas o que está em causa é ter esses centros a operar a partir do início de maio". Gouveia e Melo adiantou que estão a ser negociadas as formas como vão ser contratados os profissionais de saúde necessários para estas unidades, num número calculado em 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 assistentes.

12h37 - Associação de Hotelaria de Portugal salienta necessidade de linhas de crédito específicas para hotelaria. A associação considera também que "a linha de 300 milhões de euros, criada no âmbito do Programa APOIAR, pode não ser suficiente para salvar o turismo, que se encontra numa situação dramática".

12h33 - A economia de Cabo Verde sofreu uma recessão equivalente a 14,8% do Produto Interno Bruto em 2020, devido ao "efeito negativo extraordinário" da pandemia de covid-19, segundo indicadores divulgados esta quarta-feira pelo INE.

12h30 - Bruxelas aprova reforço de seguro de 500 ME para crédito comercial em Portugal. A Comissão Europeia anunciou hoje a aprovação de um regime de seguro complementar de 500 milhões de euros proposto pelo Governo português para apoiar o crédito comercial interno no quadro da pandemia da Covid-19. Em comunicado, o executivo comunitário justifica o seu aval a este reforço de garantias estatais para seguros de crédito comercial apontando que estes últimos "protegem as empresas que fornecem bens e serviços contra o risco de não pagamento pelos seus clientes" e, em Portugal, "dadas as incertezas causadas pelo impacto económico prolongado do surto do coronavírus, as companhias de seguro privadas tornaram-se mais relutantes em oferecer cobertura de seguro suficiente aos vendedores".

12h22 - O diretor do departamento de macroeconomia e governação da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Bartholomew Armah, elencou esta quarta-feira as vacinas e o financiamento acessível como fundamentais para a recuperação económica no continente.

12h17 - Restrições exaustivas contra a covid-19 marcam percurso luso no Europeu. Na Eslovénia desde 23 de março, a seleção portuguesa de futebol de sub-21, foi submetida a cada três dias a testes de despistagem ao novo coronavírus, que provoca a covid-19, sem nunca ter registado qualquer caso de infeção.

12h14 -  A Bulgária registou hoje um novo recorde de contágios pela covid-19, com 5.176 novos casos, , quando faltam apenas quatro dias para as eleições legislativas deste domingo. Já a Ucrânia e a Hungria assinalaram recordes de mortes, com 407 e 302 óbitos respetivamente, segundo fontes oficiais.

11h55 - Pfizer garante que a vacina é 100% eficaz em jovens entre os 12 e os 15 anos.  A farmacêutica anunciou esta quarta-feira que sua vacina contra a Covid-19 é segura em crianças a partir dos 12 anos, um passo que poderá ser importante para começar a vacinar nessa faixa etária antes do regresso às aulas no próximo ano lectivo. Os dados, que vão agora ser entregues ao regulador dos Estados Unidos, foram obtidos a partir de um estudo com 2.260 voluntários daquelas idades e que mostra que nenhum deles foi infectado. Ainda assim, os jovens tiveram efeitos secundários semelhantes aos dos adultos, como dor, febre, calafrios e fadiga, principalmente após a segunda dose.

11h47 - O Sri Lanka recebeu, esta quarta-feira, 600.000 doses da vacina Sinopharm doadas pela China. De acordo com as autoridades, as vacinas destinam-se, em primeiro lugar, para os milhares de cidadãos chineses que vivem e trabalham no Sri Lanka. Já os nacionais só vão receber a vacina chinesa após a autorização da Organização Mundial de Saúde.

11h30 - Coordenador da 'task force' estima conseguir o objetivo de atingir imunidade de grupo no final do Verão. Se as vacinas contratadas chegarem ao país, assegurou o responsável, "no final do verão teremos, certamente, mais de 70% da população com a primeira dose", dependendo depois o cálculo das segundas doses do fármaco em si (na AstraZeneca são 12 semanas, nas outras são quatro semanas). 

11h25 - Coordenador da 'task force' garante vacinação das pessoas em maior risco até 11 de abril. Ouvido no Parlamento para fazer um ponto de situação sobre o processo, o vice-almirante Gouveia e Melo acredita ser possível ter “100%” dos residentes em lares, os mais de 80 anos e ainda o grupo 50-79 anos com doenças de maior risco para a covid-19 protegidos com pelo menos uma dose da vacina já em meados do próximo mês.

11h03 - Câmara do Porto quer lançar programa de incentivo à atividade comercial. A autarquia discute na segunda-feira a criação de um programa de incentivo à atividade comercial que, através de uma compensação aos comerciantes pelo valor dos descontos aplicados ao consumidor, visa encorajar o consumo no comércio de rua.

10h55 - A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defende que as moratórias privadas "devem ser estendidas até setembro, como as do regime público. Não são números, são pessoas e as suas casas".

10h50 - Portugal entre o risco de uma terceira vaga na Europa e a dúvida da imunização. O país dá na quinta-feira novo passo no processo de desconfinamento, quando a ameaça da terceira vaga da pandemia de covid-19 assola a Europa Central e o grau de imunização da população é uma incógnita, avisam especialistas consultados pela Lusa. "Enquanto não se tiver uma cobertura vacinal dos grupos de risco de 90% a 100%, há sempre o perigo de haver vagas que possam causar internamentos e morte", afirma o virologista Pedro Simas. "A maior parte dos países europeus ainda não tem imunidade populacional e isso quer dizer que o vírus pode ter propagação pandémica e causar vagas".

10h36 - O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, garante que a questão da identificação da morada não será um obstáculo para o acesso dos munícipes aos testes gratuitos. De visita a uma farmácia da capital para assinalar o arranque do  Programa Municipal de Testagem à Covid-19, Medina explicou que o processo será feito nas próprias farmácias.

10h15 - África registou mais 233 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 112.471 desde o início da pandemia, e 8.019 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

09h53 - O Banco Mundial prevê que as economias da África subsaariana cresçam até 3,4% este ano, depois de uma contração de 2%, com Angola a crescer 0,9% este ano e 3,5% em 2022.

09h42 - Timor-Leste registou 41 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2, tendo nesta altura o primeiro caso desde o início da pandemia de uma paciente em estado grave, a necessitar de fluxo constante de oxigénio.

09h30 - Reino Unido "100% confiante" na AstraZeneca após suspensão alemã. O Secretário de Estado Robert Jenrick reiterou, esta manhã, em declarações à Sky News, que a vacina da Oxford/Astrazeneca é totalmente segura. Após a Alemanha ter decidido, esta terça-feira, suspender a administração da vacina da Oxford/AstraZeneca para menores de 60 anos, devido a possíveis efeitos secundários como coágulos sanguíneos, o secretário de Estado britânico Robert Jenrick reiterou, em declarações esta manhã à Sky News, a fiabilidade do fármaco.

09h21 - Mais restrições em França? Emmanuel Macron deverá dirigir-se esta quarta-feira à noite aos franceses para anunciar novas medidas restritivas, no âmbito da resposta à pandemia. França atravessa nesta altura uma terceira onda de infeções por Covid-19 e a pressão nos hospitais aumenta. O número de mortos no país aproxima-se dos 100.000. Algumas cidades francesas, como Paris, estão desde dezembro sob recolher obrigatório à noite e o comércio não essencial foi encerrado. Bares, restaurantes e cinemas estão fechados há meses. A autarca de Paris, Anne Hidalgo, adianta a uma televisão francesa que as escolas deverão também fechar portas.

09h10 - Espanha não conseguiu cumprir o objetivo estabelecido pelo próprio país e pela União Europeia de vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos no primeiro trimestre do ano. Até esta quarta-feira, 31 de março, menos de 70% dos espanhóis dessa faixa etária recebeu a primeira dose da vacina. Aqueles que já tomaram as duas doses são menos de um terço.

08h57 - Autotestes estão quase nas farmácias. Ao que indica o Público, os autotestes deverão estar disponíveis nas farmácias esta semana, com um preço de 10 euros - e isentos de IVA. O Notícias ao Minuto questionou fonte oficial do Ministério da Saúde para tentar perceber se a tutela tem indicações sobre os eventuais preços que vão ser praticados e, ainda, se pode haver uma comparticipação por parte do Estado, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

08h40 - Células 'assassinas' continuam eficazes na resposta às variantes. Um ator chave da resposta imunitária ao coronavírus SARS-CoV-2 permanece eficaz contra as variantes mais contagiosas e contra os riscos acrescidos de reinfeção, de acordo com um estudo publicado hoje. Segundo a agência France-Presse (AFP), a ação dos linfócitos T, batizadas 'células T assassinas', por eliminarem as células infetadas, representa uma parte da resposta imunitária, juntamente com os anticorpos, e ajuda a evitar as formas mais severas da covid-19.

08h37 - Câmara de Lisboa inicia hoje um plano de testagem em massa gratuito, destinado aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias. Os residentes maiores de 16 anos das freguesias da Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António, poderão agendar telefonicamente um teste rápido antigénio nas farmácias que já aderiram ao plano de testagem, cerca de uma centena. Cada munícipe poderá fazer dois testes por mês.

08h25 - A Índia contabilizou 354 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, além de 53.480 casos, quase menos três mil que na véspera, quando foram diagnosticadas 56.211 infeções, de acordo com dados oficiais.

08h17 - Papa aceita renúncia de Bispo mexicano crítico do uso de máscaras. Antonio González, bispo de Cidade Victoria, no México, que ficou conhecido por apelar à não utilização de máscaras, apresentou a renúncia por "motivos de saúde", anunciou na terça-feira a Conferência Episcopal Mexicana.

08h15 - Termina hoje o prazo de adesão às moratórias bancárias,  depois de o prazo ter sido alargado pelo Governo. Deste modo, os clientes bancários podem solicitar o acesso à moratória pública relativamente a contratos de crédito hipotecário, crédito para educação e contratos de crédito a empresas.

08h10 - Défice deste ano deverá ficar entre 4,5% e 5% do PIB. Em entrevista ao programa Tudo é Economia, da RTP3, o Ministro das Finanças, João Leão, estimou que o saldo negativo das contas públicas deste ano, a ser apresentado no Pacto de Estabilidade em abril, ficará entre os 4,5% e 5% do PIB, acima da previsão atual de 4,3%.

08h02 - Teletrabalho sem acordo do empregador deve ser alargado. As situações em que o trabalhador pode optar pelo teletrabalho, independentemente de acordo com o empregador, devem ser alargadas, e abranger a Administração Pública, segundo o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, que o Governo leva hoje à Concertação Social.

07h58 - Quando começar a vacinação em massa, os portugueses vão poder inscrever-se online para agendar vacina. A `task force´ que coordena o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal prevê que as próprias pessoas a vacinar possam auto agendar a toma da vacina com a sua inscrição numa plataforma digital. Os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que deverão estar em funcionamento no segundo trimestre, estão a ser projetados para "um mais fácil acesso das pessoas", com a sua localização a ser definida em articulação entre as administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de saúde e as autarquias. 

07h23 - Alemanha registou 17.051 novos casos e mais 249 mortes relacionados com o novo coronavírus, nas últimas 24 horas. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch.

07h02 - Enquanto dormia:

  • Atualização dos dados no Brasil: O Brasil registou 3.780 óbitos num único dia, maior registo diário de sempre. O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 317.646. São notificados, ainda, mais 84.494 casos de infeção.
  • Atualização dos dados da China: A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que diagnosticou 11 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, seis dos quais por contágio local.
  • Atualização dos dados do México: O México registou 807 mortes provocadas por covid-19 e 5.480 casos da doença nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas.
  • Atualização dos dados da Venezuela: A Venezuela registou na segunda-feira 1.288 novos casos de coronavírus, o maior número diário desde o início da pandemia de Covid-19 no país, em março de 2020.

07h00 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento da Covid-19 ao MINUTO. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Brasil reporta 3.780 óbitos. Teletrabalho na Admin. Pública?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório