Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Papa aceita renúncia de Bispo mexicano crítico do uso de máscaras

Antonio González, bispo de Cidade Victoria, no México, que ficou conhecido por apelar à não utilização de máscaras, apresentou a renúncia por "motivos de saúde", anunciou na terça-feira a Conferência Episcopal Mexicana.

Papa aceita renúncia de Bispo mexicano crítico do uso de máscaras
Notícias ao Minuto

06:25 - 31/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Em comunicado, a Conferência Episcopal Mexicana explicitou que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de González, no entanto, não explicitou o que queria o prelado dizer com "motivos de saúde".

O bispo estava no centro de uma polémica que começou quando pediu durante uma missa às pessoas para deixarem de utilizar as máscaras, cuja utilização é recomendada e algumas regiões obrigatória para impedir a propagação do SARS-CoV-2.

Antonio González referiu que utilizar o "famoso 'cobre bocas' é não confiar em Deus".

"Não vos vou pedir para as tirarem, mas para o pensarem", acrescentou o prelado aos fiéis, perante os quais referiu que estava "quase sempre" sem máscara.

Com mais de 201.800 mortos e mais de dois milhões de contágios confirmados, o México é o terceiro país no mundo com mais óbitos, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

Apesar de as autoridades sanitárias recomendarem a utilização constante de equipamentos de proteção individual, o Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, de 67 anos, que esteve infetado em janeiro, recusa utilizar máscara em público.

Na nota divulgada, o episcopado também informou que Rogélio Cabrera, arcebispo de Monterrey, vai ficar a administrar a diocese de Cidade Victoria até que seja nomeado um novo bispo.

Com 97,8 milhões de fiéis, o México é o segundo país do mundo com mais católicos, ultrapassado apenas pelo Brasil.

Leia Também: "Intenção do papa" é "reconhecimento da importância de Fátima"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório