Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Columbine, Aurora e Boulder. Os tiroteios em massa que marcam o Colorado

O estado norte-americano foi o local onde decorreram alguns dos mais infames e fatais tiroteios nos Estados Unidos.

Columbine, Aurora e Boulder. Os tiroteios em massa que marcam o Colorado
Notícias ao Minuto

21:31 - 23/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteio em Boulder

A América voltou a ser abalada por mais um tiroteio que causou a morte a 10 pessoas, apenas poucos dias depois de uma série de tiroteios em Atlanta ter custado a vida a oito pessoas. Os tiroteios são muito frequentes nos Estados Unidos, um problema de décadas que não parece ter fim à vista. O tiroteio em massa desta segunda-feira ocorreu num supermercado em Boulder, no Colorado, um estado que está demasiado familiarizado com estas tragédias.

Nos últimos últimos 22 anos, o Colorado foi palco de alguns dos tiroteios mais fatais na história dos Estados Unidos, e que ainda hoje são recordados de forma infame.

Já se passaram mais de duas décadas desde o tiroteio na escola secundária de Columbine, em Littleton, mas é quase inevitável mencioná-lo ao recordar alguns dos tiroteios mais mortíferos e chocantes que aconteceram nos Estados Unidos.

No dia 20 de abril, de 1999, dois alunos desta escola no estado do Colorado, Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, executaram o plano que tinham concebido para perpetrarem um massacre. Entraram na escola armados com espingardas semiautomáticas, pistolas e vários explosivos. Em menos de 20 minutos mataram 13 pessoas (um professor e 12 alunos) e feriram outras 21. Posteriormente, suicidaram-se.

Notícias ao Minuto Mais de 20 anos depois, o tiroteio na escola de Columbine continua a ser um dos mais trágicos na história dos Estados Unidos©

Getty Images

Outro tiroteio em massa que ainda está bem presente na memória dos norte-americanos e dos habitantes do Colorado foi o tiroteio numa sala de cinema em Aurora, no dia 20 de julho de 2012.

Uma das salas de um complexo de cinema estava cheia para a estreia da tão esperada conclusão da trilogia ‘The Dark Knight’, de Christopher Nolan. Cerca de 30 minutos após ter começado o filme ‘The Dark Knight Rises’, James Holmes entrou pela saída de emergência da sala, lançou granadas de fumo e abriu fogo sobre a audiência. Holmes matou 12 pessoas e feriu 58. Outras 12 pessoas ficaram feridas no caos que se gerou.

O atirador foi detido e disse aos polícias que era o Joker, numa referência ao vilão do segundo filme da trilogia ‘The Dark Knight’.

Notícias ao Minuto Após o tiroteio em Aurora, seguiram-se as homenagens às vítimas© Corbis News via Getty Images  

O The New York Times compilou uma lista de outros tiroteios no Colorado.

Em outubro de 2015, um homem com uma arma semiautomática matou três pessoas, aparentemente de forma aleatória, numa rua residencial perto da baixa de Colorado Springs. Foi abatido após um confronto com a polícia.

Apenas um mês depois, um homem entrou numa clínica de planeamento familiar em Colorado Springs munido com uma arma de assalto. Matou três pessoas, incluindo um polícia que o confrontou. Nove pessoas ficaram feridas. Houve um cerco que durou cinco horas até que o atirador se rendesse.

Em dezembro de 2017, um homem barricou-se num apartamento em Highlands Ranch e envolveu-se numa troca de tiros com a polícia. Matou um agente da polícia e feriu seis pessoas, incluindo quatro polícias. Foi posteriormente abatido pela polícia.

Em maio de 2019, dois alunos entraram numa escola de Highlands Ranch e abriram fogo sobre outros estudantes. A única vítima mortal foi um aluno que tentou enfrentar os atiradores. Oito estudantes ficaram feridos. Os dois atiradores foram depois detidos.

A lista de tiroteios no Colorado é agora engrossada com o de ontem no supermercado de Boulder.

Leia Também: Biden quer proibir armas de assalto. "Não devia ser problema partidário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório