Meteorologia

  • 28 JUNHO 2022
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

Morreu a menina de dois anos que chegou às Canárias em estado grave

A menina, vinda do Mali, tinha sido resgatada depois de cerca de cinco dias a bordo de uma pequena embarcação. Estava desde então no hospital a lutar pela vida.

Morreu a menina de dois anos que chegou às Canárias em estado grave

Morreu Nabody, a menina de dois anos do Mali que chegou na semana passada à Europa, em estado grave, após cerca de cinco dias a bordo de uma pequena embarcação.

Nabody foi resgatada de um barco com cerca de 50 migrantes africanos ao largo das ilhas Canárias, em Espanha. Depois de intercetado pelas autoridades espanholas, o grupo de migrantes foi conduzido até ao porto de Arguineguin, na ilha de Gran Canária.

No barco onde seguia a criança estavam 29 mulheres (uma delas grávida), 14 homens adultos e nove crianças. Seis delas foram transportadas para o Hospital Materno Infantil de Las Palmas, uma em estado grave e as outras com sintomas de hipotermia, de acordo com o serviço de urgência das Ilhas Canárias. Estes tinham saído de Dakhla, no Saara Ocidental, e estavam no mar há cerca de cinco dias.

Nabody, que viajava com a mãe e a irmã mais velha, estava já em estado de grave de hipotermia e sofreu uma paragem cardiorrespiratória quando desembarcaram. Acabou por morrer este domingo, no hospital, de acordo com as autoridades espanholas.

A história desta menina do Mali emocionou Espanha. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, reagiu no Twitter, escrevendo que “não há palavras para descrever tanta dor. É um abanão na consciência de todos nós. Nabody tinha 24 meses”. 

Já o líder da oposição, Pablo Casado, reclamou um acordo para um pacto das migrações, “com um controlo eficaz das fronteiras e cooperação com os países de origem”.

Leia Também: Mais de 100 migrantes socorridos no Mediterrâneo ao largo da Líbia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório