Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mudança de hábitos dos consumidores provoca aumento de resíduos

O confinamento derivado da pandemia de covid-19 levou a uma alteração dos hábitos dos consumidores e a um aumento da produção de resíduos, segundo um estudo científico internacional, que inclui Portugal, hoje divulgado pela Universidade Aberta (UA).

Mudança de hábitos dos consumidores provoca aumento de resíduos
Notícias ao Minuto

18:42 - 15/03/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"A produção de resíduos aumentou e os hábitos dos consumidores mudaram durante o confinamento provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)", destacou em comunicado a UA, assinalando que a pandemia está a causar "mudanças significativas" no comportamento do consumidor.

Segundo a investigação, coordenada pelo centro de pesquisa sobre sustentabilidade e clima da universidade alemã de Hamburgo (HAW), que envolveu 23 países e que contou com a participação em Portugal da professora Célia Dias Ferreira, da Universidade Aberta, durante os períodos de confinamento, "há uma pressão adicional sobre os sistemas municipais", de recolha de resíduos, pelo que os peritos alertam que é necessário encontrar novas estratégias.

O aumento do consumo de alimentos embalados, alimentos frescos e da entrega de alimentos foi notório durante o confinamento, e a maior geração de resíduos foi observada para embalagens plásticas e resíduos alimentares, de acordo com as conclusões, que foram publicadas na revista "Science of the Total Environment".

O estudo científico apontou para uma subida de entre 43% e 53% de desperdício alimentar, muito associado ao consumo de 'take-away', que é acompanhado de embalagens descartáveis, quase sempre de plástico.

"Os principais desafios observados foram o aumento dos resíduos de embalagens e resíduos de saúde", que levam os especialistas a destacar que "o novo coronavírus está a causar mudanças significativas no comportamento do consumidor".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.654.089 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.694 pessoas dos 814.513 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: 46 toneladas de amianto apreendidas em Faro e no Porto pela GNR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório