Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Óbitos 'recuam' até outubro. Europeus vacinados após o verão?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Óbitos 'recuam' até outubro. Europeus vacinados após o verão?
Notícias ao Minuto

08:26 - 04/03/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Após um ano de pandemia, a diretora-geral da Saúde admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga de Covid-19 nos próximos meses, mesmo com a atual campanha de vacinação em curso. Graça Freitas sublinhou ainda que "o vírus sofre mutações" e que "não estamos livres disso, apesar da vacina". A responsável confessou ainda que este foi um ano "intenso" e que chegou a pensar em desistir durante "momentos".

Pelo quarto dia consecutivo foram reportados menos de mil casos diários em Portugal, segundo os dados mais recentes divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) - 979 novos casos nas últimas 24 horas. Morreram ainda mais 41 pessoas nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 806.626 contágios e 16.430 óbitos. O número de recuperados subiu para mais de 725 mil.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h45 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos através deste link.

15h34 - As autoridades de saúde suecas estenderam hoje a recomendação do uso da vacina contra a covid-19 AstraZeneca-Oxford para pessoas com mais de 65 anos, tendo por base novos estudos britânicos. Até agora, Estocolmo não recomendou esta vacina para pessoas com mais de 65 anos, argumentando que os dados científicos do laboratório anglo-sueco não eram suficientes.

15h01 - Quase todos os estudantes que responderam ao inquérito de uma associação de estudantes da Universidade Nova de Lisboa revelaram sentir a sua saúde mental afetada pelo confinamento, sobretudo na falta de motivação e aumento da ansiedade. De acordo com os resultados do inquérito conduzido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH), 90% dos 483 inquiridos afirmaram que o confinamento provocado pela pandemia de covid-19 está a ter um efeito negativo na sua saúde mental.

14h49 - O comissário europeu Thierry Breton, responsável pelo setor que inclui a indústria de vacinas, disse hoje acreditar que a União Europeia conseguirá vacinar contra a covid-19 todos os seus cidadãos até ao final do verão. "Tenho grande confiança na capacidade da Europa de fornecer vacinas mais rapidamente. Acho que até ao final do verão seremos capazes de vacinar todos os cidadãos europeus", disse Breton, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro do Desenvolvimento Económico de Itália, Giancarlo Giorgetti.

14h42 - Portugal reportou, nas últimas 24 horas, mais 28 vítimas mortais e 830 novos contágios de Covid-19, informou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes diárias é o mais baixo registado desde 28 de outubro do ano passado e o boletim mostra também que se mantém, pelo 5.º dia consecutivo, uma tendência de descida dos novos contágios. No total, desde o início da pandemia, contabilizamos já mais de 807 mil infetados (807.456) e mais de 16 mil mortes (16.458).

14h31 - A pandemia levou à "paragem na expansão física" da Jerónimo Martins, adiando a eventual entrada na Roménia, disse, em entrevista à Lusa, o presidente, que avançou que o laboratório para rastrear ADN dos alimentos abre em 15 de março. "A pandemia fez com que nós tivéssemos uma certa paragem na expansão física, isso aí não há dúvida nenhuma", afirmou Pedro Soares dos Santos, quanto questionado sobre se a entrada na Roménia a curto-prazo, como tinha avançado em fevereiro do ano passado, ficou agora mais longe.

14h22 -Mais de um terço (35%) dos trabalhadores pensam em mudar de emprego nos próximos 12 meses tendo em conta a pandemia global da Covid-19, refere o relatório Securing the Future of Work da Kaspersky, divulgado esta quinta-feira. Dadas as circunstâncias, os dois maiores motivos apontados para esta mudança de carreira são "naturais e compreensíveis", pois incluem receber um salário mais elevado (49%) e manter um equilíbrio justo entre o trabalho e a vida pessoal (41%), menciona o estudo.

14h09 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) enviou uma carta ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde sobre o possível despedimento de cerca de 1.800 profissionais por cessação de contrato de trabalho a termo, o que considera "profundamente intolerável". Na carta, a que a agência lusa teve acesso, o SEP chama a atenção para o Decreto-Lei n.º 89/2020, de 16 de outubro, no qual é estabelecido um regime excecional de constituição de relações jurídicas de emprego sem termo ou por tempo indeterminado nos órgãos, organismos, serviços e demais entidades do Ministério da Saúde.

13h58 - O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, alertou hoje para a importância de planear atempadamente o fim das moratórias bancárias, que terão inevitavelmente de terminar e cujo sucesso dependerá de como o processo for concluído. Salientando que "a moratória é sempre um adiamento, e adiar não resolve", o CEO do Novo Banco alertou para a importância de ponderar bem e atempadamente o seu final: "Adiar só com isto muito bem definido e por isso é que eu digo: não guardemos para setembro aquilo que podemos resolver e ponderar em março".

13h46 - O governo holandês prolongou hoje até 1 de abril a proibição dos voos com o Reino Unido, a África do Sul e a maior parte da América do Sul, tentando evitar a propagação de novas variantes do coronavírus. Numa carta enviada ao parlamento o executivo precisa que prolonga por mais quatro semanas a proibição de tráfego aéreo com o Reino Unido, África do Sul, República Dominicana, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

13h30 - A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko, em alemão) aprovou esta sexta-feira, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para pessoas com mais de 65 anos. A notícia foi anunciada pelo ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, esta quinta-feira, referindo ser "uma boa notícia para os idosos que estão à espera da injeção".

13h18 - O SEF cumpriu, nas últimas 24 horas, nove medidas cautelares em cinco dos 18 pontos de passagem autorizados (PPA), no âmbito do controlo de cidadãos nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, indicou hoje aquele serviço de segurança.

12h30 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.560.789 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11h00 de hoje. Mais de 115.130.940 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h27 - As regras para antecipar fundos europeus de combate à pandemia Covid-19, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou da Assistência da Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU), foram hoje publicadas para vigorar na sexta-feira. Entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação e vigoram "até à aprovação a nível europeu dos instrumentos" financeiros europeus enquadrados no Next Generation EU, que são o PPR e REACT-EU, "e da respetiva operacionalização".

12h22 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de covid-19 em São Miguel, no concelho da Ribeira Grande, em contexto de transmissão comunitária, resultantes de 1.623 análises, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional. O boletim diário daquela entidade adianta que, dos dois novos casos, um foi detetado em Rabo de Peixe, que se encontra parcialmente sob cerca sanitária, e outro no Pico da Pedra.

12h13 - Um em cada três espanhóis admite ter chorado devido à situação criada pela pandemia de Covid-19, segundo um inquérito sobre a saúde mental divulgado hoje em Madrid pelo Centro de Investigações Sociológicas de Espanha. O estudo visa "conhecer a distribuição dos anticorpos na população portuguesa" contra o vírus SARS-CoV-2 e monitorizar a sua evolução ao longo do tempo e estimar a fração de infeções assintomáticas.

12h09 - A Ordem dos Médicos (OM) informou, esta quinta-feira, que irá ser realizada a vacinação prioritária dos profissionais de saúde que faltavam inocular contra o novo coronavírus no país. A informação foi avançada em comunicado pela ordem profissional liderada por Miguel Guimarães. Foi também revelado que a task force aceitou o apoio da OE na "identificação dos médicos que estão por vacinar, bem como em toda a operacionalização deste processo de programação do momento de vacinação e administração das vacinas".

11h51 - Mais de metade dos cerca de 8.200 participantes previstos para a segunda fase Inquérito Serológico Nacional Covid-19 já foram recrutados, disse hoje à agência Lusa a coordenadora do estudo do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge. O segundo Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 (ISN COVID-19) dá continuidade ao primeiro, realizado entre maio e julho de 2020, e "tem também os mesmos objetivos", disse Ana Paula Rodrigues.

11h47 - As autoridades russas garantiram hoje que poderão fornecer vacinas contra a Covid-19 a 50 milhões de europeus a partir de junho, após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciar o início da análise da vacina russa Sputnik V. "Após a aprovação pela EMA, seremos capazes de fornecer vacinas para 50 milhões de europeus a partir de junho de 2021", disse o presidente do fundo soberano russo, Kirill Dmitriev, que contribuiu para o desenvolvimento desta vacina.

11h43 - O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, defendeu hoje que a União Europeia (UE) não quer utilizar a vacina contra a Covid-19 como "um instrumento para influência geopolítica", mas antes para revitalizar o multilateralismo mundial. "No mundo atual, as vacinas são uma medida de poder e um instrumento de influência geopolítica: primeiro, foram as máscaras, agora são, cada vez mais, as vacinas. A nossa abordagem é a de tentar continuar a sublinhar o multilateralismo das vacinas, e não usar a vacina como um instrumento para a influência geopolítica como outros o fazem", sublinhou Josep Borrell durante uma intervenção no segundo dia da Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa, organizada pela Assembleia da República de Portugal.

11h40 - O Hospital de Braga recebeu 1.737 doentes Covid-19 desde que em 04 de março de 2020, há precisamente um ano, ali deu entrada o primeiro caso suspeito, que viria a revelar-se positivo. O coordenador da área Covid-19 do Hospital de Braga, Alexandre Carvalho, disse que o dia "mais complicado" foi 01 de fevereiro, com um total de 189 doentes internados.

11h32 - A Organização Mundial de Saúde alertou hoje para o aumento de novos casos na última semana na Europa, indicando que se interrompeu um ciclo de descida que durava há seis semanas. O diretor regional para a região europeia da OMS, Hans Kluge, afirmou que terminou assim "um promissor declínio ao longo de seis semanas", sobretudo por causa do aumento de casos na Europa central e de Leste, que fizeram com que na última semana houvesse mais de um milhão de novas infeções na região.

11h28 - Adalberto Campos Fernandes considera que "o reconhecimento dos erros e das falhas é, acima de tudo, um "ato de respeito" por parte de Marcelo e de Costa. Passado um ano desde que a pandemia chegou a Portugal, o antigo ministro da Saúde lembra que a política nunca deve ser encarada como "um mero exercício de fanfarronice irresponsável". "A atitude do Presidente da República e do primeiro-ministro é digna e respeita os portugueses", defendeu o ex-ministro da Saúde, num texto divulgado, ontem, nas redes sociais.O antecessor de Marta Temido denotou ainda que o último ano foi "muito duro" e que "dificilmente poderemos esquecer os momentos difíceis causadores de tantas dificuldades e sofrimento".

10h57 - O diretor do Instituto Nacional de Saúde (INS) de Moçambique, Ilesh Jani, alertou para o risco de o país poder enfrentar uma terceira vaga de Covid-19 "mais intensa", caso se verifique um "relaxamento" das medidas de prevenção. "No nosso entender, o relaxamento das medidas restritivas poderá resultar numa terceira vaga com transmissão mais intensa", afirmou Jani.

10h51 - Um avião da Casa Militar do Governador da Bahia, no Brasil, que fazia o transporte de doses da vacina contra a Covid-19 para a cidade de Ibotirama, despistou-se e embateu num burro que estava na pista, ao aterrar no aeródromo do município, na manhã desta quarta-feira. De acordo com a secretaria da Saúde da Bahia, as quatro caixas de vacinas que estavam a ser transportadas pelo aparelho não ficaram danificadas, o piloto também não ficou ferido e o burro sofreu alguns ferimentos, mas conseguiu sobreviver e fugir do local.

10h37 - África registou nas últimas 24 horas mais 290 mortes por Covid-19, para um total de 104.672 desde o início da pandemia, e 10.711 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.924.755 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 5.390, para um total de 3.501.772 desde o início da pandemia. A África Austral continua a ser região mais afetada.

10h05 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que iniciou uma "análise contínua" da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança e qualidade. Em comunicado, o regulador europeu anuncia que decidiu iniciar este exame em tempo real "com base nos resultados de estudos laboratoriais e estudos clínicos em adultos" já realizados, que "indicam que a Sputnik V desencadeia a produção de anticorpos e células imunitárias que visam o coronavírus SARS-CoV-2 e que podem ajudar a proteger contra a Covid-19".

09h38 - Os pais e diretores escolares acreditam que as escolas estão preparadas para reabrir, defendendo que sempre foram locais seguros, mas pedem mais testes de rastreio à Covid-19 e, eventualmente, a vacinação dos profissionais para reforçar a confiança. O plano de desconfinamento no âmbito da pandemia de Covid-19 só deverá ser conhecido na próxima semana, mas vários membros do Governo transmitiram já a intenção de começar pelas escolas, aumentando a expectativa de que alguns alunos possam começar a regressar a partir de dia 15.

09h15 - Regoufe, a aldeia de Arouca onde a Covid-19 ainda não chegou. Há localidades em Portugal onde a pandemia da Covid-19 ainda não chegou. É o caso de Regoufe, uma aldeia isolada na Serra da Freita, em Arouca, onde ainda não foram identificados casos de infeção pelo novo coronavírus. No total, vivem cerca de 20 pessoas nesta localidade.

08h44 - Os corredores devem usar máscara quando correm perto de outras pessoas de modo a protegê-las do novo coronavírus, por trás da doença da Covid-19, dizem especialistas. Trish Greenhalgh, professora de ciências da saúde na Universidade de Oxford, no Reino Unido, disse no programa televisivo Good Morning Britain: "O vírus está no ar, não há dúvida de que pode apanhá-lo se inalar ar que outra pessoa expirou".

08h17 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados dez casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os casos foram detetados em viajantes na cidade de Xangai (leste) e nas províncias de Sichuan (centro), Guangdong (sudeste) e Zhejiang (leste). A Comissão de Saúde chinesa indicou que, até à meia-noite (16h00 de quarta-feira em Lisboa), o número total de infetados ativos na China continental se fixou em 177, entre os quais um em estado grave

07h51 - Uma investigação preliminar feita na África do Sul pretende demonstrar que as pessoas infetadas com a estirpe do SARS-CoV-2 detetada naquele país têm maior imunidade a outras variantes, foi hoje anunciado. O estudo introdutório foi feito pela mesma equipa de investigadores que descobriu a estirpe detetada na África do Sul, mas ainda não foi submetido para avaliação da comunidade científica e envolve um número reduzido de participantes. Contudo, a confirmar-se os resultados desta investigação, poderá aumentar a esperança de que uma vacina baseada nesta variante consiga proteger a população contra futuras mutações.

07h48 - A pandemia teve "um grande impacto" na deteção do cancro em crianças, já que levou a uma "interrupção substancial" dos diagnósticos e tratamentos, especialmente em países considerados em desenvolvimento. Estas conclusões, de acordo com os investigadores que publicaram um relatório na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health, enfatizam "a urgência" de uma resposta global distribuída equitativamente para prestar atenção à oncologia pediátrica durante a pandemia e em futuras emergência de saúde pública.

07h34 -A Alemanha contabiliza, nas últimas 24 horas, mais 11.912 infetados e 359 mortes decorrentes da Covid-19, segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch. Em termos acumulados, desde que a pandemia teve início, o país germânico já registou 2.471.942 pessoas infetadas e 71.240 vítimas mortais do novo coronavírus.

07h27 - Um ano depois do mundo ter sido confrontado com a doença Covid-19, a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que a pandemia, que ainda se mantém, "precipitou crises de direitos humanos" à escala mundial. A denúncia consta num relatório hoje divulgado, intitulado "Opções futuras: Traçar uma saída equitativa da pandemia da Covid-19 (numa tradução livre em português)", que documenta em mais de 50 páginas como a atual crise pandémica "expôs fragilidades sistémicas na proteção dos direitos básicos" e "gerou uma cascata de abusos dos direitos humanos".

07h25 - O presidente Nicolás Maduro anunciou, na quarta-feira, que foram detetados 10 casos de pacientes infetados com a variante brasileira do novo coronavírus na Venezuela, pedindo à população que tome medidas especiais para travar a propagação. "Apareceu um caso estranho em La Guaira [norte de Caracas] de um trabalhador do aeroporto. Fizemos um estudo que demonstrou que era a variante brasileira (...). Já temos 10 pacientes com esta variante", disse.

07h22 - O México registou 857 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 7.793 infeções nas últimas 24 horas, informaram as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 188.044 óbitos e 2.104.987 casos confirmados de Covid-19. É o terceiro país do mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus.

07h18 - Os Estados Unidos registaram 2.608 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, além de 63.816 novos casos, segundo a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.Desde o início da pandemia, o país acumulou 519.064 óbitos e 28.780.950 casos da doença. São o país com mais mortes e também com mais casos de infeçãodevido à Covid-19.

07h13 - A chanceler alemã, Angela Merkel, aceitou na quarta-feira à noite um levantamento progressivo das restrições contra a pandemia na Alemanha, cedendo a um descontentamento crescente na opinião e no próprio governo a sete meses das eleições legislativas. Ao fim de nove horas de negociações difíceis, a chanceler e os dirigentes dos 16 Estados-regiões ('Lander', em Alemão) do país chegaram a um acordo sobre o calendário de levantamento parcial das restrições existentes desde o fim do ano.

07h09 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de Covid-19 nos próximos meses, mesmo com a atual campanha de vacinação em curso. "Uma nova escalada do vírus está em cima da mesa, mesmo com a vacina", reconheceu Graça Freitas, numa entrevista à RTP3, sublinhando: "O vírus sofre mutações. Não estamos livres disso, apesar da vacina. E não sabemos quanto tempo vai durar a imunidade, se vai proteger contra novas variantes ou como vai funcionar a imunidade natural".

07h06 - A Índia registou 89 mortes por Covid-19 e 17.407 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. O país reduziu a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Por recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Novo voo para repatriar; Brasil com pior dia da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório