Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 22º

Edição

Recurso contra ex-presidente Jacob Zuma analisado a 25 de março

O recurso por desrespeito apresentado contra o ex-presidente sul-africano Jacob Zuma pela comissão de investigação da corrupção estatal será apreciado numa audiência virtual a 25 de março, anunciou hoje o Tribunal Constitucional.

Recurso contra ex-presidente Jacob Zuma analisado a 25 de março

Jacob Zuma, 78 anos, no poder na África do Sul durante 9 anos (2009-2018), tem recorrido a vários expedientes judiciais desde que a comissão foi criada, em 2018, para evitar testemunhar.

Em meados de fevereiro, o ex-chefe de Estado desrespeitou mais uma notificação para testemunhar e simultaneamente ignorou uma decisão de janeiro do Tribunal Constitucional que o obrigava a comparecer e lhe negava o direito de permanecer em silêncio sobre as alegações de corrupção durante o seu mandato.

A comissão anticorrupção pede agora ao Supremo Tribunal que decida se a última "afronta" de Jacob Zuma constitui "desrespeito pela justiça" e exige dois anos de prisão.

O antigo chefe de Estado tem até 08 de março para responder às acusações sob a forma de uma declaração juramentada, disse o tribunal.

Zuma testemunhou apenas uma vez perante a comissão presidida pelo juiz Raymond Zondo, em julho de 2019, mas retirou-se após algumas horas, considerando que estava a ser tratado como um "acusado" e não como uma testemunha.

Envolvido em escândalos, o antigo presidente foi obrigado a demitir-se e foi substituído por Cyril Ramaphosa, que prometeu erradicar a corrupção no país.

Dezenas de ministros ou ex-ministros, empresários ou altos funcionários públicos já foram ouvidos no âmbito deste processo, que trouxe a público uma série de escândalos de corrupção que levaram à demissão do ex-chefe de Estado em 2018.

Leia Também: Início de julgamento de Jacob Zuma por corrupção a 17 de maio

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório