Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Número mais baixo de internados em cuidados intensivos do ano

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Número mais baixo de internados em cuidados intensivos do ano
Notícias ao Minuto

07:58 - 01/03/21 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Faz amanhã um ano que foram anunciados os dois primeiros casos relacionados com a pandemia de Covid-19 em Portugal. Entre confinamentos e desconfinamentos, Portugal já sofreu três vagas de Covid-19, a pior em janeiro deste ano, e conta, até ao momento, com 16.317 vítimas mortais e 804.562 de contágios, desde o início da epidemia.

A propósito da data, a ministra da Saúde, em entrevista à Lusa, assumiu todas as responsabilidades pelas decisões que no Natal possam ter sido tomadas incorretamente, ainda que não seja possível ter uma perceção exata do que levou ao aumento dos casos em janeiro.

Num momento em que já foram administradas mais de 861 mil vacinas contra o novo vírus no país, Marta Temido anunciou ainda que o Governo vai comprar mais 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias, permitindo Portugal apoiar outros países.

No plano internacional, os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, sob presidência portuguesa, para discutir as novas variantes do coronavírus, uma nova abordagem à testagem e os processos de vacinação nos 27 Estados-membros.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Este registo termina por aqui. Continue a acompanhar aqui os principais desenvolvimentos, desta segunda-feira, sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

15h50 - Três detidos por violação do confinamento em Arouca e Grândola. Um homem de 57 anos foi este domingo detido pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de Covid-19, na localidade de Mansores, no concelho de Arouca. Noutro caso semelhante, em Grândola, dia 27 de fevereiro, a GNR constituiu arguidos uma mulher, de 26 anos, e um homem, de 35, por violação do confinamento obrigatório a que estavam sujeitos.

15h26 - Procura por cabeleireiros cresce 70% no início do confinamento. O número de pesquisas por cabeleireiros subiu 70% da primeira quinzena de janeiro para a segunda e depois mais 48% durante os primeiros 15 dias de fevereiro, observou o OLX.

15h14 - Certificado de vacinação prevê "retoma da normalidade". A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje que o certificado de vacinação, cuja proposta deverá ser apresentada este mês pela Comissão Europeia, permitirá "retomar a normalidade" do quotidiano dos cidadãos europeus "nas melhores condições possíveis".

15h06 - Mais seis milhões de pessoas receberam a 1.ª dose da vacina no Brasil. De acordo com o levantamento realizado junto das autoridades de saúde brasileiras e do Governo, por vários órgãos de comunicação social, 6,576.109 pessoas no país já levaram uma dose da vacina contra o novo vírus e 1,933.404 a segunda dose.

No total, foram administradas 8,509.513 milhões de doses no Brasil (3,11% da população) até ao dia de ontem, 28 de fevereiro.

15h03 - Madeira recebeu 5.850 vacinas da Pfizer e vai ter 8.500 da AstraZeneca. A Madeira recebeu hoje mais 5.850 vacinas contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer, totalizando 34.627 vacinas que chegaram ao arquipélago até hoje, informou o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).Segundo o SESARAM, está prevista "ainda a chegada de aproximadamente 8.500 vacinas da farmacêutica AstraZeneca ao longo da corrente semana".

15h02 - Quatro detidas em rave ilegal na Lousã. A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou, esta segunda-feira, que pôs termo, na madrugada de sábado, a uma rave ilegal com 31 pessoas que se realizava numa moradia da localidade de Catarredor, no concelho da Lousã. Em comunicado, a força militar revelou que quatro dos participantes da festa tinham na sua pose várias doses de droga, pelo que foram detidos pelo crime de tráfico de drogas.

15h00 - Já só há três concelhos em risco extremo. A semana e o mês de março arrancam com apenas três concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, de acordo com o relatório epidemiológico da DGS. Descubra aqui em que nível é que se encontra o seu concelho.

14h55 - Italianos investem cerca de 90 mil euros em laboratório para ajudar Cabo Verde. Um novo laboratório de análises clínicas começou hoje a funcionar na cidade da Praia, num investimento de italianos em cerca de 90 mil euros para ajudar Cabo Verde nos testes ao novo coronavírus, informaram os promotores.

14h48 - Cascais baixa de nível de risco. O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, saudou, esta segunda-feira, o facto do concelho ter voltado a baixar de nível de risco. Segundo uma nota divulgada pelo autarca nas redes sociais, Cascais encontra-se agora em risco moderado. "Obrigado e parabéns a todos. Já estamos em risco moderado com esforço de todos", agrade o social-democrata na referida mensagem.

14h41 - Bruxelas avalia lei sobre viagens organizadas para proteger viajantes. A Comissão Europeia vai avaliar, até 2022, a diretiva europeia sobre viagens organizadas, dados "os desafios" criados pela Covid-19 e pela falência do grupo Thomas Cook, para assim garantir "proteção robusta" aos viajantes da União Europeia (UE).

14h39 - Apoios a fundo perdido da Câmara de Lisboa insuficientes mas bem-vindos. Os empresários de Campo de Ourique, em Lisboa, dizem que os apoios a fundo perdido da autarquia são insuficientes para fazer face a todas as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, mas sublinham que "toda a ajuda é bem-vinda".

14h30 - Pessoas com trissomia 21 entram para os grupos prioritários de vacinação. As pessoas com trissomia 21 e que tenham mais de 16 anos vão ser inseridas no lote de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, confirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

14h28 - Metro de Lisboa regista perda de cerca de 51% na procura em 2020. O Metropolitano de Lisboa registou no ano passado uma redução na procura de 50,7%, com 85,6 milhões de validações de títulos de transporte, correspondente a menos 88 milhões de passageiros face ao ano anterior.

14h17 - Presidente francês diz que não levanta restrições antes de abril. O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje que será impossível levantar as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19 antes de abril, sendo que o país registou, na semana passada, uma média de 21 mil novas infeções diárias.

14h02 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta segunda-feira, que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 34 mortos e 394 casos confirmados de Covid-19. Desde o dia 8 de setembro que não se registava um número tão baixo de contágios diários, no país.

Quanto aos internamentos, neste momento, há 2.167 pessoas hospitalizadas em todo o território nacional, mais duas do que ontem, sendo que, destas, 469 encontram-se em cuidados intensivos, menos 15 do que na véspera. No que diz respeito, em particular, aos cuidados intensivos, o número reportado hoje é o baixo desde 19 novembro de 2020, dia em que se encontravam 458 pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos no país.

13h46 - Ministra reitera objetivos: "70% da UE vacinada até ao final do verão". A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou, em conferência de imprensa após a reunião com os seus homólogos europeus, que o grande objetivo da UE é "ter 70% da população europeia vacinada até ao final do verão".

De acordo com a governante, o objetivo é que, até ao final de março, "80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde estejam vacinados e que 70% da população europeia esteja vacinada até ao final do verão".

13h23 - Primeiro-ministro indiano vacinado. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi hoje vacinado contra a Covid-19, ao contrário de milhares de pessoas que marcaram consultas para receberem a vacina através de uma aplicação com defeito.

13h16 - Pandemia já provocou 2,53 milhões de mortos em todo o mundo. A pandemia da Covid-19 provocou 2,531.448 mortos em todo o mundo desde que foi detetada, pela primeira vez, na China, em dezembro de 2019, avançou hoje a agência francesa AFP, que faz o balanço diário das vítimas da doença.

13h11 - Mais 11 novos casos e 11 recuperações nos Açores. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, mais 11 casos de Covid-19, anunciou, esta segunda-feira, a Autoridade Regional da Saúde, em comunicado. Cinco dos casos foram registados na ilha de São Miguel (quatro em Rabo de Peixe e um em Ponta Garça), cinco na ilha do Pico (quatro nas Ribeiras e um na Madalena) e um na ilha Terceira (São Bartolomeu de Regatos).

13h03 - Portugal proporá medidas para retomar circulação "o mais rápido possível". O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje que, na reunião informal de ministros do Turismo dos 27, vai propor medidas para "retomar o mais rápido possível a circulação dentro da União Europeia".

12h55 - Novo centro de vacinação em Vila do Conde para 600 pessoas por dia. O concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, tem desde hoje a funcionar um novo centro de vacinação contra a Covid-19, instalado no centro da cidade, com a capacidade para inocular 600 pessoas por dia.

12h40 - António Lacerda Sales, secretário de estado adjunto e da Saúde, realizou esta manhã uma atualização de informação sobre o plano de vacinação contra a Covid-19, em Portugal.

Em conferência de imprensa, o governante começou por adiantar que, até ao final do dia de ontem, "tínhamos 868.951 vacinas administradas" no país. No total, 603.585 pessoas já receberam a primeira dose e 265.366 a segunda.

Após dois meses do início da vacinação em Portugal, Lacerda Sales sublinhou que o país "encontra-se acima da média da União Europeia, com 8,45 doses administradas por 100 habitantes”, sendo que a média europeia é de 7,35.

O secretário de Estado informou também que os especialistas do Infarmed chegaram a um "amplo consenso técnico" sobre o alargamento do período estipulado entre as tomas da vacina. A norma em causa, explicou o governante, foi atualizada hoje e alarga o período o intervalo entre as tomas da vacina da Pfizer de 21 para 28 dias, o que irá permitir a vacinação de "mais 100 mil pessoas até ao final de março".

Lacerda Sales anunciou ainda que 35% dos idosos acima dos 80 anos, em Portugal, já recebeu pelo menos uma dose, cerca de 9% desta população "já está imunizada com as duas doses", e que "70% dos profissionais de saúde já recebeu pelo menos uma dose".

12h30 - Associação propõe mais medidas para setor da música. A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP) propõe que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destine 300 milhões de euros ao setor da música, num projeto transversal de apoio à criação, produção e circulação de espetáculos.

12h22 - "A pandemia empurra-nos para o futuro". O cardeal José Tolentino Mendonça afirmou hoje que a pandemia empurrou a sociedade para o futuro, tornando mais clara a "centralidade do conhecimento" e a importância de se servir o bem comum.

"A normalidade, pela qual tanto ansiamos, não é um lugar já conhecido a que se volta, mas uma construção nova onde nos temos de empenhar. Por distópica que possa ser, a pandemia empurra-nos para o futuro", disse o também poeta, teólogo e professor universitário, que discursava hoje na cerimónia em que foi galardoado com a edição deste ano do Prémio Universidade de Coimbra.

12h19 - Menos 17.500 passageiros por dia nos autocarros em Cabo Verde. A pandemia tirou quase 17.500 passageiros por dia ao transporte público em autocarros em Cabo Verde durante o ano de 2020, recuando a procura a níveis anteriores a 2016, segundo dados do INE compilados hoje pela Lusa.

12h10 - Alto Minho critica "estranha democracia" que impede protesto com Galiza. O diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho criticou a "estranha democracia" que hoje "impediu" um protesto de autarquias de Portugal e Espanha que reivindicam a reabertura de todas as passagens entre os países.

12h06 - Marcelo falou com Presidente de Israel sobre vacinação e relações. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin, sobre a pandemia de Covid-19, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global.

Esta informação consta de uma nota hoje divulgada no portal da Presidência da República, na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa e Reuven Rivlin tiveram "esta manhã uma conversa telefónica".

11h52 - Finlândia decreta Estado de Emergência. O Governo finlandês declarou, esta segunda-feira, Estado de Emergência, após o país ter sofrido um agravamento da pandemia.A decisão tem como objetivo, informa a Reuters, a aplicação de restrições destinadas, em particular, ao setor da restauração. Nos últimos dias, a Finlândia tem assistido a um aumento do número de casos de Covid-19, devido também ao aparecimento de novas variantes do vírus no país.

O Executivo está ainda a avaliar também o possível encerramento das escolas ou a proibição de circulação entre regiões. "O Governo compreendeu que é necessário reduzir os contactos. (...) A situação em que nos encontraremos na primavera e no verão está agora nas nossas mãos", afirmou, hoje, a primeira-ministra Sanna Marin, em conferência de imprensa.

Até ao momento, a Finlândia tinha sido um dos países menos afetados pela pandemia na Europa, contando, até hoje, com 58.064 casos confirmados e 742 mortos devido ao novo coronavírus, desde que surgiu o primeiro contágio no país. Atualmente, 210 pessoas encontram-se hospitalizadas.

11h41 - Vendas no comércio a retalho caem 10,9% em janeiro. As vendas no comércio a retalho caíram 10,9% em janeiro em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). De acordo com o INE, o índice de volume de negócios no comércio a retalho passou de uma queda homóloga de 4,2% em dezembro para uma descida 10,9% em janeiro, taxa inferior em 6,7 pontos percentuais à observada no mês anterior.

11h39 - Bruxelas propõe livre-trânsito digital para vacinados e recuperados. A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de Covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.

11h29 - Governo de Macau apela à vacinação da população. O Governo de Macau voltou a apelar hoje aos residentes que se vacinem contra a Covid-19, depois de pouco mais de 34 mil pessoas se terem inscrito no programa voluntário de vacinação do território.

11h21 - Cabeleireiros e barbeiros reabrem na Alemanha. Após mais de dois meses de portas fechadas, os cabeleireiros e barbeiros reabriram, esta segunda-feira, na Alemanha. O regresso destes espaços surge na sequência de um alívio gradual das restrições no país decretado pelo Governo de Angela Merkel.

Notícias ao Minuto Reabertura de cabeleireiro em Dortmund, na Alemanha. © Reuters

11h16 - Milhares de crianças regressam à escola na Irlanda. Na República da Irlanda cerca de 340 mil crianças do ensino primário voltaram, esta segunda-feira, às salas de aulas. As escolas estavam encerradas no país desde dezembro do ano passado. O regresso ao ensino presencial na Irlanda está a ser realizado de forma gradual, sendo que mais alunos voltarão às escolas entre 15 de março e a Páscoa.

11h06 - Presidente do Gana foi primeiro a ser vacinado através do sistema Covax. O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, tornou-se hoje a primeira pessoa no mundo a receber uma vacina contra a Covid-19 financiada pela Covax, o dispositivo que visa proporcionar o acesso a estas vacinas em países de baixos rendimentos.

10h48 - Prorrogada até 16 de março interdição de desembarque de cruzeiros. A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada, pela 16.ª vez desde maio, até dia 16 de março, segundo despacho hoje publicado.

10h36 - Infecciologista do Santo António alerta para "perigo" das variantes. O diretor de serviço de infecciologia do Hospital de Santo António, no Porto, alertou hoje para o "perigo" que constituem as variantes já detetadas do novo coronavírus, considerando que "ainda é cedo" para abrandar as medidas de confinamento.

"Francamente, gostaria que se abrissem as escolas, mas acho que é cedo (...). Já morreu gente a mais. Foram 16.000 pessoas que morreram por causa da covid-19 [16.317 à data de domingo] e vão morrer mais. Acho que é cedo. Desejo que lá para maio se possa voltar a uma situação melhor. Abrandar tudo só porque as coisas abrandaram um bocadinho não me parece bem", referiu Rui Sarmento e Castro.

10h08 - "Ficar em casa é proteger a sua saúde, é salvar vidas!". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) lembrou, esta manhã, que o esforço dos portugueses "tem sido essencial no combate" à Covid-19, num momento em que se verifica um desagravamento da pandemia no país. Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o SNS voltou a apelar para que os cidadãos permaneçam em casa.

10h05 - Portugal quer imunização dos europeus "o mais rapidamente possível". A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia irá trabalhar para alcançar o objetivo de imunização dos cidadãos europeus contra a Covid-19 "o mais rapidamente possível".

9h42 - África regista 103.712 mortos e quase 3,9 milhões de infetados. África regista hoje um total de 103.712 mortes devido à Covid-19 e 3.897.390 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

9h39 - Parlamento timorense autoriza Presidente a renovar Estado de Emergência. O Parlamento Nacional timorense aprovou hoje por ampla maioria, de 53 votos a favor e 12 abstenções a autorização ao Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo, para renovar por mais 30 dias o Estado de Emergência devido à Covid-19.

9h27 - Afinal, quais são as moratórias que acabam já este mês? O fim das moratórias foi inicialmente apontado para março, mas no ano passado o Governo decidiu prolongar a vigência deste regime, o que significa que a moratória pública continua em vigor até setembro de 2021. Este mês acabam, porém, as moratórias privadas para as famílias que adiaram as prestações da casa. Saiba tudo aqui.

9h18 - Zoo de Santo Inácio ajuda animais a ultrapassar ausência de visitantes. Sem os habituais estímulos visuais e auditivos dos visitantes, os animais do Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, tiveram "mudanças de comportamento", estando a equipa a reforçar algumas atividades para colmatar essa ausência.

8h42 - Termina hoje a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência. Termina esta segunda-feira, dia 1 de março, o prazo de consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, para acesso às verbas comunitárias pós-crise da Covid-19. O PRR prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, num total de 13,9 mil milhões de euros em subvenções.

8h28 - Rússia reporta mais 333 mortos e 11.571 novos casos. De acordo com as autoridades russas, nas últimas 24, o país registou mais 333 óbitos e 11.571 novos contágios de Covid-19. Com esta atualização, a Rússia passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 86.455 vítimas mortais e 4,257.650 infetados pelo novo coronavírus.

8h15 - Lisboa garante táxis gratuitos para vacinação. A Câmara Municipal de Lisboa vai assegurar, a partir de hoje, o transporte de táxi para os locais de vacinação contra a Covid-19 "aos munícipes que vivem em Lisboa com mais de 80 anos ou mais de 50 anos e dificuldades de mobilidade ou deslocação".

Para usufruir deste serviço, após ser convocado para receber a vacina, basta ligar para o 218 172 021 e solicitar "o transporte por táxi até ao centro de vacinação". A viagem de regresso ao domicílio também é suportada pela autarquia.

7h54 - Governo quer aumentar consultas externas e cirurgias programadas. O Ministério da Saúde pretende aumentar este ano as consultas externas hospitalares em 9,5% e as cirurgias programadas em 22%, através do mecanismo de incentivos à recuperação da atividade assistencial, avançou a ministra Marta Temido.

7h48 - Os principais sintomas que afetam os jovens. De acordo com um novo estudo, os sintomas mais comuns, como uma nova tosse seca persistente - não foram encontrados em pacientes mais jovens que tinham contraído o vírus. Ao invés, detetaram que os indivíduos dessas faixas etárias etárias estão mais propensos a sofrer de dores de cabeça após contraírem o SARS-CoV-2.

7h45 - Nunca faltaram meios financeiros ao SNS, garante ministra. A ministra da Saúde admite que o Governo "podia sempre ter feito mais" quanto à execução orçamental e aos recursos humanos, mas lembra os incentivos criados para os médicos e sublinha que nunca faltaram meios financeiros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Não faltaram meios financeiros ao SNS em 2020, em nenhum momento do ano. Em nenhum momento do ano 2020 houve regatear de meios financeiros. Nem em 2020, nem daquilo que já vamos em 2021", sublinhou.

7h41 - Alemanha regista mais 4.732 infetados e 60 mortos. Alemanha contabiliza, esta segunda-feira, mais 4.732 casos de infeção por Covid-19 e 60 vítimas mortais da doença, em 24 horas. Em termos acumulados, o Instituto Robert Koch indica que o país germânico tem um total de 2.447.068 infetados e 70.105 mortos desde que a pandemia teve início.

7h35 - Marcelo destaca e agradece papel de profissionais dos cuidados intensivos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional".

"Queria, em primeiro lugar, louvar a capacidade transformadora operada pelos profissionais da saúde. Mais de uma vez tenho falado de verdadeiros heróis e, dentro dos heróis, os intensivistas são heróis particularmente qualificados e particularmente experimentados, porque têm apoiado aquilo que é uma saga nacional", afirmou o chefe de Estado, num vídeo publicado no 'site' da Presidência.

7h31 - Governo reforça compra de vacinas da gripe este ano. Também em entrevista à agência Lusa, Marta Temido explicou que Portugal tinha adesões "historicamente muito baixas" à vacinação contra a gripe sazonal, dando como exemplo os profissionais de saúde.

"Este ano tivemos uma adesão de 65% e, portanto, isso naturalmente vai ser considerado para as estimativas de quantidades [adquirir] em 2021", explicou a governante, acrescentando: "Aquilo que estamos a prever é um reforço das quantidades".

7h26 - China soma 19 novos casos, todos oriundos do exterior. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados 19 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

7h21 - Desempregados do setor da construção em Macau exigem respostas das autoridades. Desempregados de Macau ligados ao setor da construção concentraram-se hoje junto à Direção dos Serviços dos Assuntos Laborais (DSAL) para exigirem apoio urgente das autoridades.

7h17 - México com 458 mortes nas últimas 24 horas. O México registou 458 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, acumulando agora 185.715 óbitos desde o início da pandemia, informaram as autoridades mexicanas. No mesmo período, foram diagnosticados 2.810 novos casos, fazendo subir para 2.086.938 o total de infeções desde o início da pandemia.

7h15 - Governo cria incentivos para recuperar atividade nos centros de saúde. A atividade adicional nos centros de saúde vai ter incentivos financeiros, à semelhança do que aconteceu para recuperar a atividade hospitalar, anunciou a ministra da Saúde.

"Entendemos que era preciso fazer o mesmo ao nível dos cuidados de saúde primários e o Orçamento do Estado para 2021 tem uma norma que abrange esta área, foi regulamentada e irá entrar em vigor no próximo mês", disse Marta Temido em entrevista à agência Lusa

7h11 - Índia com 106 mortos e 15.510 novos casos. A Índia registou 106 mortes por Covid-19 e 15.510 casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde indiano. O país reduziu a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia.

7h07 - Temido e Graça deixaram de aparecer juntas devido a "farpas e varapaus". A ministra da Saúde explicou que deixou de aparecer ao lado da diretora-geral da Saúde porque receberam "tantas farpas e varapaus" por estarem sempre juntas que decidiram comunicar separadamente para "não cansar mais os portugueses".

7h03 - Vacinação arranca nas Filipinas. A campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje nas Filipinas, um dos países mais afetados pela pandemia no sudeste da Ásia, apesar das dificuldades de fornecimento.

Notícias ao MinutoInício de vacinação, no centro Lung, em Quezon, nas Filipinas.© Reuters

7h02 - Índia disponível para apoiar Angola no acesso às vacinas. A embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, revelou que o executivo indiano está disponível para apoiar países africanos no acesso à vacina contra a Covid-19, estando a analisar uma solicitação de Angola neste âmbito.

07h00 - Bom dia, começamos hoje um novo registo. Pode rever as anteriores atualizações aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 862 mil pessoas vacinadas em Portugal; 20 mil casos em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório