Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pouso em Marte mostra que "nada está além do reino das possibilidades"

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, congratulou hoje a equipa responsável pela "aterragem histórica" do robô 'Perseverance' em Marte, que mostrou que "nada está além do reino das possibilidades".

Pouso em Marte mostra que "nada está além do reino das possibilidades"
Notícias ao Minuto

23:33 - 18/02/21 por Lusa

Mundo Joe Biden

"Parabéns à NASA [Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço] e a todos cujo trabalho árduo tornou possível a aterragem história do 'Perseverance' ['Perseverança']. Hoje provou-se mais uma vez que com o poder da ciência e a ingenuidade norte-americana nada está além do reino das possibilidades", escreveu Biden na rede social Twitter durante a noite de hoje.

O 'tweet' foi acompanhado de uma fotografia do Presidente dos EUA a olhar para uma televisão que transmitia em direto o pouso do 'Perseverance'.

O robô 'Perseverance', da missão da NASA, pousou hoje, pelas 20:56 de Lisboa, na superfície de Marte, para recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta.

A aterragem do 'Perseverance' ('Perseverança'), uma missão não tripulada da Administração de Aeronáutica e Espaço (NASA), foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA na internet, desde as 19:15 em Lisboa.

As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do 'Perseverance' recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.

A aterragem foi na cratera de Jezero.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20:48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo.

A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.

O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.

As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.

Leia Também: Missão bem sucedida. Perseverance já aterrou em Marte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório