Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Lokman Slim, politólogo libanês crítico do Hezbollah, foi morto a tiro

O investigador e politólogo libanês, conhecido pelas posições críticas contra o movimento xiita Hezbollah, foi encontrado morto hoje de manhã

Lokman Slim, politólogo libanês crítico do Hezbollah, foi morto a tiro
Notícias ao Minuto

10:25 - 04/02/21 por Lusa

Mundo Líbano

O investigador e politólogo libanês Lokman Slim, conhecido pelas posições críticas contra o movimento xiita Hezbollah, foi encontrado morto hoje de manhã com sinais de ter sido abatido a tiro, disseram à AFP fontes policiais.

Slim foi "encontrado morto dentro do carro dele com uma bala na cabeça", na região de Al-Adoussiyeh, no sul do Líbano, disseram à France-Presse as fontes, que pediram para não serem identificadas.

A mulher e a irmã da vítima tinham assinalado o desaparecimento do politólogo na quarta-feira de manhã.

Investigador, pensador e politólogode origem xiita e laico, Slimproduziu vários trabalhos sobre a problemática da memória e estudos acerca da questão das pessoasdesaparecidasapós a guerra civil libanesa (1975-1990).

Os estudos eram elaborados no âmbito dos trabalhos daorganização Uman-Dr, que ajudou a fundar.

LokmanSlimtinha sido criticado pela imprensa favorável ao Hezbollah (Partido de Deus) pelas posições que tinha defendido em relação ao papel dos Estados Unidos no país e na região.

"Lokmannão respondeàs chamadas telefónicas e não évisto desde as 20:00 de quarta-feira. Por favor, partilhe toda a informação", escreveu a mulher, MonikaBorgmandurante a madrugada numa mensagem que transmitiu através do Twitter.

Hoje de manhã, contactada pela AFP, antes das fontes policiais terem informado sobre o assassínio, a irmã do politólogo, Rashaal-Ameerdizia que o desaparecimento de Slimestava ligado às ideias e opiniões que defendia.

Leia Também: Movimento xiita libanês Hezbollah diz ter abatido 'drone' israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório