Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Movimento xiita libanês Hezbollah diz ter abatido 'drone' israelita

O movimento xiita libanês Hezbollah disse que abateu hoje um avião não tripulado israelita sobre uma aldeia no sul do Líbano, enquanto o exército de Israel indicou que um 'drone' caiu em território libanês.

Movimento xiita libanês Hezbollah diz ter abatido 'drone' israelita
Notícias ao Minuto

13:24 - 01/02/21 por Lusa

Mundo Hezbollah

As tensões na região têm aumentado nos últimos meses com ataques aéreos israelitas contra combatentes apoiados pelo Irão na vizinha Síria.

Além de aliado do Irão, o Hezbollah também prometeu responder pela morte de um dos seus militantes num ataque aéreo de Israel na Síria no ano passado.

A TV al-Manar do Hezbollah indicou que o 'drone' foi abatido após ter entrado no espaço aéreo libanês e que caiu na aldeia de Blida, perto da fronteira com Israel. Os combatentes do movimento libanês têm agora a aeronave não tripulada, adiantou.

Os militares israelitas, que não confirmaram o ataque, referiram que o 'drone' estava em atividade ao longo da fronteira, antes de cair.

"Não há risco de violação de informação", adiantaram.

O incidente ocorre cerca de 10 dias depois de o exército israelita ter derrubado um 'drone' proveniente do Líbano que entrou no seu espaço aéreo e ter advertido de que continuaria a agir contra "qualquer tentativa" de violar a sua soberania.

Aviões de guerra israelitas e 'drones' violam o espaço aéreo libanês quase diariamente, às vezes para realizar ataques na Síria.

Israel e o Hezbollah estiveram envolvidos numa guerra no Líbano durante um mês em 2006, com um balanço de 1.200 mortos do lado libanês, sobretudo civis, e 156 da parte israelita, na maioria militares.

O movimento xiita libanês já reivindicou o derrube de 'drones' israelitas noutras ocasiões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório