Meteorologia

  • 05 MARçO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Costa do Marfim garante que está preparada para a ameaça terrorista

A Costa do Marfim garantiu hoje que "já tomou medidas para lidar com qualquer ameaça", em reação às declarações do chefe dos serviços secretos estrangeiros franceses relativamente à expansão da Al-Qaida nesta região africana.

Costa do Marfim garante que está preparada para a ameaça terrorista

"Constatamos simplesmente que há um anúncio que abre uma porta já entreaberta, e fomos suficientemente alertados, durante vários anos, sobre a ameaça terrorista à nossa região", disse o ministro da Comunicação da Costa do Marfim, no final do conselho de ministros, citado pela agência de notícias France-Presse.

"Há anos que a Costa do Marfim tem vindo a tomar medidas para lidar com qualquer ameaça, através de uma colaboração muito inteligente entre os serviços nacionais e internacionais", acrescentou o governante, garantindo que este país africano do Sahel está "permanentemente a vigiar a questão do terrorismo".

A Al-Qaida está a desenvolver um "projeto de expansão" para o Golfo da Guiné, com particular incidência na Costa do Marfim e no Benim, alertou o chefe dos serviços secretos estrangeiros franceses, Bernard Emié.

A Costa do Marfim tem sido menos fustigada que os seus vizinhos Burkina Faso, Mali e Níger pela ameaça terrorista, embora o ataque a uma estância balnear perto da capital, em 2016, tenha feito 19 vítimas mortais, quando os atacantes abriram fogo nas praias e nos hotéis de Grand-Bassam.

O Sahel é uma faixa de território entre o deserto do Saara e o Sudão, que inclui diversos Estados e onde se regista o maior aumento do terrorismo 'jihadista', apesar da presença militar francesa e da ajuda financeira da União Europeia.

Leia Também: Mali: Número de 'capacete azuis' mortos hoje sobe para três

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório