Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Irão: Decisão sobre mediação europeia será tomada mais tarde, dizem EUA

O Departamento de Estado norte-americano reagiu hoje à sugestão do Irão de que a União Europeia medeie o regresso às negociações do acordo nuclear iraniano, afirmando que tal será decidido numa fase posterior.

Irão: Decisão sobre mediação europeia será tomada mais tarde, dizem EUA
Notícias ao Minuto

21:22 - 02/02/21 por Lusa

Mundo Irão

A Administração do presidente Joe Biden "consultará os seus aliados, parceiros, o Congresso, antes de chegar ao momento em que discutirá diretamente com os iranianos, em que estará inclinada para uma proposta", afirmou hoje Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado.

Price voltou a apelar a que Teerão respeite os termos do acordo de 2015.

Na segunda-feira, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros defendeu que a União Europeia assuma um papel de mediação entre o seu país e os Estados Unidos nas negociações sobre o acordo nuclear iraniano.

Em entrevista à CNN International, o ministro Mohammad Javad Zarif defendeu que o chefe da diplomacia europeia "coloque o seu chapéu de coordenador da comissão conjunta" de seguimento do acordo de 2015 e "coreografe as medidas que devem ser tomadas pelos Estados Unidos e pelo Irão".

"Pode claramente haver um mecanismo para sincronizar" o regresso dos dois países ao acordo, "coordenando o que pode ser feito", disse ainda o chefe da diplomacia iraniana, que tem defendido que devem ser os Estados Unidos a dar o primeiro passo.

Sem excluir esta possibilidade, Ned Price reafirmou hoje que os Estados Unidos estão "prontos a seguir o caminho da diplomacia, se o Irão respeitar de novo plenamente os seus compromissos".

O ex-presidente Donald Trump retirou em 2018 os Estados Unidos do acordo nuclear anteriormente negociado pela Administração Obama, alegando incumprimento da parte iraniana, e voltou a impôr sanções ao país.

A decisão foi veementemente condenada pelo regime iraniano, que até agora não deu sinais claros da sua disponibilidade para negociar.

O novo secretário de Estado, Anthony Blinken, nomeou na semana Rob Malley para o cargo de enviado para o Irão.

O conselheiro de Segurança Nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, disse também na semana passada que em relação ao Irão as prioridades atuais são voltar a impor limites ao programa nuclear iraniano e que a nova Administração norte-americana irá procurar soluções negociadas.

Teerão mantém que não tem qualquer intenção de adquirir armas nucleares e tem insistido que as suas atividades aeroespaciais são pacíficas e em conformidade com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

O Ministério da Defesa do Irão anunciou ter testado um novo lançador de satélites equipado com um motor de combustível sólido "mais poderoso", indicou na segunda-feira a televisão estatal iraniana.

Leia Também: Myanmar. EUA determinam que é golpe de Estado e avançarão com sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório