Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Myanmar. EUA determinam que é golpe de Estado e avançarão com sanções

Departamento de Estado norte-americano indicou, esta terça-feira, que irão ser tomadas "ações contra os responsáveis" por aquilo que consideram ser "um golpe de Estado".

Myanmar. EUA determinam que é golpe de Estado e avançarão com sanções
Notícias ao Minuto

16:10 - 02/02/21 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Myanmar

Os Estados Unidos consideram que a tomada de poder pelo Exército birmanês em Myanmar constitui um golpe de Estado, o que implicará uma revisão dos regulamentos sancionatórios referentes ao país, segundo anunciou esta terça-feira o Departamento de Estado norte-americano, citado pela AP.

"Após uma análise cuidadosa dos factos e circunstâncias, chegamos à conclusão de que Aung San Suu Kyi, a líder do partido governante em Myanmar, e Win Myint, o Presidente do Governo eleito, foram depostos num golpe", disse um oficial do Departamento de Estado norte-americano.

"Agiremos contra os responsáveis, incluindo através da revisão cuidadosa do nosso atual quadro de sanções, relativamente aos líderes militares de Myanmar e às empresas a eles associadas", acrescentou a tutela.

A caracterização da detenção dos líderes políticos como golpe de Estado espoletou o congelamento imediato de alguma ajuda pública norte-americanos ao país, estando pendente a revisão de outros programas de assistência.

A administração Biden, no entanto, garantiu que o povo birmanês continuará a ser apoiado e que os esforços para implementar uma democracia no país continuarão a ser levados a cabo.

Recorde-se que Aung San Suu Kyi, líder do partido em governação em Myanmar, o Liga Nacional para a Democracia, foi detida pelo Exército, juntamente com o presidente do país, Win Myint, e outros líderes políticos, num raide levado a cabo na madrugada de segunda-feira (domingo à noite em Lisboa).

Estas detenções aconteceram numa altura de muita tensão entre o governo civil e o Exército, falando-se na possibilidade de um golpe de Estado e de um retorno a uma possível ditadura militar.

O partido Liga Nacional para a Democracia, liderado pela vencedora do Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, garantiu em novembro do ano passado a maioria absoluta nas eleições de de Myanmar (antiga Birmânia), mas o Exército defendia que o sufrágio tinha sido fraudulento.

Recorde-se que Suu Kyi não pode tornar-se presidente do país porque a Constituição não o permite a quem tenha familiares com passaporte estrangeiro, mas criou o cargo de conselheira de Estado para poder liderar de facto o país.

Leia Também: Refugiados Rohingya temem regressar ao país depois do golpe de estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório