Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Refugiados Rohingya temem regressar ao país depois do golpe de estado

Os refugiados Rohingya de Myanmar (antiga Birmânia), que vivem em campos de refugiados no Bangladesh, condenaram o golpe militar no seu país e referem que o mesmo os deixa mais receosos em regressar.

Refugiados Rohingya temem regressar ao país depois do golpe de estado
Notícias ao Minuto

14:21 - 02/02/21 por Lusa

Mundo Myanmar

Sob a justificação de combater uma tentativa de insurgência interna, os militares de Myanmar desencadearam em 2017 uma forte iniciativa militar, que envolveu violações, assassínios e incêndio de vilas em massa, o que levou mais de 700.000 muçulmanos Rohingya a refugiarem-se no vizinho Bangladesh.

As autoridades do Bangladesh instalou-os em campos de refugiados lotados e pretendem devolvê-los a Myanmar, país maioritariamente budista.

Várias tentativas de repatriação por meio de um acordo conjunto falharam porque os Rohingya se recusaram a ir, temendo mais violência num país que lhes nega direitos básicos, incluindo a cidadania.

Os refugiados disseram hoje que estão com mais medo agora, que os militares têm controlo total.

"Os militares mataram-nos, violaram as nossas irmãs e mães e incendiaram as nossas aldeias. Como é possível ficarmos seguros sob o seu controlo?", questionou Khin Maug, chefe da Associação Juvenil Rohingya, a partir dos campos de refugiados em Cox Bazar.

"Qualquer repatriação pacífica vai sofrer um impacto enorme. Vai demorar mais tempo porque a situação política em Myanmar está pior agora", indicou à Associated Press.

As autoridades de Myanmar e Bangladesh reuniram-se no mês passado para discutir formas de iniciar as repatriações, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Bangladesh a parecer mais esperançoso no sucesso, com as autoridades a dizer que esperavam começar em junho.

Porém, os refugiados opõem-se totalmente ao golpe de estado encetado pelos militares de Myanmar na segunda-feira, e que se traduziu na detenção da chefe do Governo civil, Aung San Suu Kyi, do Presidente Win Myint e de vários ministros e dirigentes do partido governamental, proclamando o estado de emergência e colocando no poder um grupo de generais.

Os militares acusaram a comissão eleitoral de não ter sanado as "enormes irregularidades", que segundo eles ocorreram durante as eleições legislativas de novembro, vencidas por esmagadora maioria pelo partido de Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional para a Democracia (LND), no poder desde 2015.

"Condenamos veementemente o golpe. Amamos a democracia e os direitos humanos, por isso estamos preocupados em perdê-los no nosso país", prosseguiu Maung.

"Fazemos parte de Myanmar, por isso sentimos o mesmo que as pessoas comuns de Myanmar. Instamos a comunidade internacional a levantar a sua voz contra o golpe", vincou.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Bangladesh disse, na segunda-feira, que espera que o golpe não atrapalhe a repatriação.

"Como um vizinho imediato e amigável, gostaríamos de ver paz e estabilidade em Myanmar. Temos sido persistentes no desenvolvimento de relações mutuamente benéficas com Myanmar e temos trabalhado com Myanmar pela repatriação voluntária, segura e sustentada dos Rohingya protegidos no Bangladesh", indicou em comunicado.

As Nações Unidas descreveram a repressão militar de Myanmar aos Rohingya como uma forma de genocídio. No total, mais de um milhão de refugiados estão a ser protegidos pelo Bangladesh.

O golpe de segunda-feira foi um retrocesso dramático para Myanmar que emergia de décadas de regime militar estrito e isolamento internacional iniciado em 1962, também por via de um golpe de estado.

O país voltou hoje à normalidade, com um tímido movimento de protesto, depois de o Exército ter assumido o poder no dia anterior.

A mudança mais marcante nas ruas da Rangum, a maior cidade do país, foi o desaparecimento das bandeiras vermelhas da Liga Nacional para a Democracia (NLD, na sigla em inglês), partido da de Suu Kyi, laureada em 1991 com o Nobel da Paz.

Os meios de comunicação voltaram a emitir, os jornais voltaram a circular e o sinal de telefone e linhas de Internet mantiveram-se operativas depois dos cortes de segunda-feira.

Leia Também: Myanmar: Pequim pede à comunidade internacional que não complique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório