Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Timor-Leste pondera enviar estudantes para universidades do Vietname

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste e do Vietname decidiram "criar condições favoráveis" para enviar estudantes timorenses para universidades vietnamitas.

Timor-Leste pondera enviar estudantes para universidades do Vietname

Pham Binh Minh, que é também vice-primeiro-ministro do Vietname, reiterou ainda o apoio do Vietname à possível adesão de Timor à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa), um processo que se arrasta desde 2012.

Segundo um comunicado do ministério vietnamita dos Negócios Estrangeiros, Pham Bình Minh e Adaljiza Magno, ministra timorense dos Negócios Estrangeiros, falaram na terça-feira por videoconferência.

Adaljiza Magno agradeceu o apoio do Vietname durante a pandemia de covid-19, nomeadamente o fornecimento de arroz que "ajudou Timor-Leste a manter a segurança alimentar".

Os dois ministros concordaram em implementar "de forma efetiva" um acordo bilateral assinado no final de 2015 para encorajar os produtores vietnamitas a exportar arroz para Timor-Leste.

O Vietname e Timor-Leste irão criar uma comissão conjunta de cooperação bilateral direcionada às áreas da agricultura, pescas, têxteis, bens de consumo, maquinaria industrial, equipamento elétrico e petróleo e gás natural.

Timor-Leste iniciou em outubro o processo de adesão à Organização Mundial do Comércio, que "representa também um trampolim" para a entrada na ASEAN, disse na altura o ministro timorense da Coordenação dos Assuntos Económicos, Joaquim Amaral.

Leia Também: Governo timorense não quer sair já dos países menos desenvolvidos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório