Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Confinamento? Um mês. Escolas não são "foco de infeção"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Confinamento? Um mês. Escolas não são "foco de infeção"
Notícias ao Minuto

07:50 - 12/01/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro e os líderes partidários reúnem-se, esta terça-feira, com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, num encontro marcado pela ausência do Presidente da República, que testou positivo para o novo coronavírus. Num segundo teste, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por dar negativo e aguarda agora um terceiro.

Segundo os dados mais recentes, emitidos pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou mais 122 mortes relacionadas com a Covid-19, naquele que foi o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 5.604 novos casos de infeção. O boletim epidemiológico indica ainda que estão internadas 3.983 pessoas, das quais 567 em cuidados intensivos. Também aqui Portugal atingiu novos máximos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

16h00 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h51 - Do lado d'Os Verdes, Mariana Silva concordou que “o confinamento é necessário" mas partilha da posição de que deve ser acompanhado por “mais medidas de apoio social e económico".

15h44 - À saída do Infarmed, Inês Sousa Real, do PAN, declarou a situação do país como um "tsunami sanitário". Para a líder parlamentar são necessárias medidas de caráter social e económico, além do confinamento, bem como acelerar "os concursos que estão em curso para reforçar o SNS". Durante as declarações, o partido afirmou ainda não inviabilizar o próximo estado de emergência, mas também não revelou o sentido de voto.

15h24 - Presidente da República testa de novo negativo. O teste feito esta manhã, o terceiro nas últimas horas, pelo Instituto Ricardo Jorge voltou a dar resultado negativo. Marcelo Rebelo de Sousa aguarda agora as orientações das autoridades de saúde.

15h18 - “Quando as autoridades relaxam, como nenhum outro país na UE, a fatura é o que estamos a pagar agora", assinalou o líder do CDS após a reunião no Infarmed. Francisco Rodrigues dos Santos atirou ainda que há "responsabilidade política do Governo" na "mortalidade sem precedentes" que se verifica em Portugal, em particular com o agravamento da pandemia.

15h09 - O líder do PCP, à saída da reunião, referiu que Portugal está “numa situação degradada" e que “são precisas medidas de emergência" mas que se "impõem medidas de apoio económico e social" às empresas e pessoas que vierem a ser atingidas pelas novas medidas de confinamento".Jerónimo de Sousa discorda que “a situação se resolva com o confinamento absoluto" e reforça que o posicionamento do voto contra o estado de emergência se mantém.

15h03 - À saída da reunião no Infarmed, Moisés Ferreira, deputado do Bloco de Esquerda defendeu que “confinamento urgente é a resposta para reduzir as cadeias de contágio, os novos casos diários e para preservar o SNS", desde que este não seja "um peso adicional para quem está a passar enormes dificuldades económicas e sociais como tem acontecido em vários fatores". O bloquista referiu ainda que "a requisição civil dos hospitais privados já devia ter acontecido há muito".

14h50 - A Google anunciou hoje o lançamento de um fundo para apoiar projetos de combate a desinformação sobre as vacinas para a Covid-19 no valor até três milhões de dólares (2,4 milhões de euros), a nível global.

14h42 - Ricardo Batista Leite, do PSD, deu início à sua declaração com o alerta de que "é fundamental todos perceberem que não podemos continuar a combater uma pandemia em 2021 com as receitas de 2020". O social-democrata referiu que, de acordo com as projeções apresentadas, "poderemos demorar entre seis a oito semanas para reduzir do número de infetados que temos hoje para 3.500", referindo que isto significa que para o país chegar a um ponto onde consegue controlar a situação é necessário, no mínimo, um mês.

14h39 - Os portugueses utilizaram menos a máscara de proteção contra a Covid-19 nas semanas que coincidiram com o Natal e o Ano Novo, segundo um estudo hoje divulgado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa.

14h32 - "É necessário confinar", vincou José Luís Carneiro à saída da reunião no Infarmed, referindo que isto permitirá uma outra "capacidade de resposta aos serviços de saúde. Tal como referiu o primeiro-ministro nas suas declarações, o secretário-geral adjunto do PS referiu que "o grande ponto de divergência [dos especialistas] teve que ver com as medidas a adotar em relação às escolas e universidades".

14h18 - "O que é certo é que estamos com um tendência fortíssima de crescimento", começou por dizer António Costa, referindo que é necessário travar essa tendência e que a única maneira de fazê-lo é através de confinamentos. "O confinamento ao fim-de-semana não é suficiente", disse.O primeiro-ministro revelou ainda que as medidas terão "horizonte de um mês" e um perfil "semelhante" ao que foi adotado no início.

Quanto ao encerramento das escolas, o chefe do Governo afirmou que, perante os dados apresentados esta manhã pelos peritos, António Costa disse que existe um consenso para não fechar. "Nada justifica o encerramento das escolas até aos 12 anos", uma vez que "a escola não é em si um foco de infeção". Quanto aos alunos mais velhos, designadamente do secundário, onde se verificam mais contágios, há "divergências muito grandes entre os próprios especialistas". Por isso, esclareceu António Costa, haverá ainda uma ponderação política sobre a matéria.

14h15 - Acompanhe as declarações do primeiro-ministro após a reunião da Situação Epidemiológica em Portugal, no Infarmed.

14h04 - Novo confinamento já custou um milhão ao sector dos eventos. O anúncio de um novo confinamento, no final da semana passada, já levou ao cancelamento de mais de 125 eventos, que representam perdas superiores a um milhão de euros, alerta a Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE).

13h57 - Papa critica deficiências nos sistemas de saúde expostas pela pandemia. O Papa Francisco considera que a Covid-19 evidenciou inúmeras deficiências nos sistemas de saúde e no atendimento aos doentes e alertou que "a saúde é um bem comum primário".

13h51 - Vereador da Câmara de Évora hospitalizado, restante equipa em isolamento. O autarca está internado no hospital da cidade com o vírus da Covid-19 e os outros elementos da gestão CDU do município, incluindo o presidente, estão a cumprir isolamento profilático.

13h42 - Mais de 100 cidadãos recusam diariamente fazer teste à chegada a Lisboa. Portugal regista um aumento dos casos de Covid-19 importados de outros países e um número muito significativo de pessoas que recusam todos os dias fazer teste à chegada ao aeroporto de Lisboa.

"Diariamente, em média, mais de 100 cidadãos portugueses ou com residência em Portugal recusam fazer teste à chegada e não o trazem feito", avançou o investigador Duarte Tavares, do departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), numa apresentação efetuada na reunião no Infarmed.

13h34 - Os 23 utentes e 11 das funcionárias do Lar da Misericórdia de Pavia, em Mora (Évora), estão infetados com o novo coronavírus, no surto na instituição, que já provocou um morto, revelou hoje o autarca. Além disso, neste surto de covid-19, que já provocou uma vítima mortal, um utente falecido na semana passada, há a contabilizar mais "51 habitantes da comunidade que estão infetados, a maioria familiares das pessoas do lar", acrescentou.

13h20 - A região Norte contabiliza hoje 54 surtos ativos de covid-19 em estruturas residenciais para idosos (ERPI) e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), num total de 1.101 casos positivos confirmados, revelou a Administração Regional de Saúde (ARS-Norte). Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, fonte da ARS-Norte indicou que são mais de meia centena os surtos ativos na região em instituições que acolhem idosos e outra população institucionalizada.

13h02 - A possível aprovação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca ainda em janeiro pode traduzir-se em mais 1,4 milhões de doses até ao final do primeiro trimestre, admitiu hoje o coordenador da 'taskforce' de vacinação. "O próximo momento decisivo tem a ver com a aprovação da vacina da AstraZeneca, é possível e há indícios de que ainda ocorra em janeiro. Soubemos que a empresa entregou todo o dossier na Agência Europeia do Medicamento (EMA) e isso significa que se esse cenário se confirmar teremos em fevereiro e março mais 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar, o que quer dizer que poderemos tornar este processo mais rápido", afirmou Francisco Ramos.

12h47 - UNICEF Portugal apela para que escolas não fechem portas. O órgão das Nações Unidas sublinha que os direitos da criança devem ser garantidos em situação de confinamento, tendo em conta que esta situação "agrava ainda mais as desigualdades e as situações de violência e de abuso em contexto doméstico".

12h40 - O Presidente da República já realizou novo teste e resultado deverá ser "conhecido dentro de algumas horas". "O Presidente da República já realizou novo teste com o INEM, cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência. É referido ainda no texto que Marcelo Rebelo de Sousa "vai esta tarde consultar telefonicamente os Partidos Políticos sobre a renovação do estado de emergência".

12h28 - As medidas do novo confinamento vão ser anunciadas amanhã, quarta-feira. A informação foi confirmada pela SIC Notícias junto de fonte governamental.

12h26 - Uma delegação da Comissão Europeia liderada por Von der Leyen visitará Portugal na sexta-feira, no quadro da presidência portuguesa do Conselho da UE, apesar do anunciado confinamento mais rígido devido à covid-19, confirmou hoje o porta-voz do executivo comunitário. Questionado sobre se é "prudente" a deslocação de vários membros do colégio da Comissão a Lisboa no atual contexto de agravamento da situação epidemiológica da covid-19 na Europa, o porta-voz da Comissão lembrou que "precisamente devido à situação sanitária, o número de membros do colégio que viajarão para Portugal foi reduzido e a delegação será por isso uma pequena delegação".

12h17 - Perante a pandemia que assola todo o mundo, o uso de máscara tornou-se numa das formas mais eficazes de proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, que já matou milhões. Detergente ou sabão e água são os elementos chave para higienizar as máscaras reutilizáveis, conforme explica um artigo publicado no site Medical Express.

12h09 - O que pode explicar resultados diferentes nos testes a Marcelo? Um especialista do Instituto de Higiene e Medicina Tropical explicou que diferentes fatores podem ser tidos em conta. O virologista Celso Cunha disse, em declarações à TSF, a qualidade da amostra e a sensibilidade dos testes são dois dos fatores que podem explicar o teste negativo hoje, depois de um resultado negativo no dia anterior.

  • No caso da qualidade da amostra é necessário perceber se "a amostra colhida ao senhor Presidente da República foi colhida de modo correto e foi recolhido material suficiente e de boa qualidade para posteriormente ser processado para fazer o teste".

  • Relativamente aos testes tem de se ter em conta a "sensibilidade". "Ou seja, se o primeiro teste que foi positivo foi um teste considerado como tal, mas com carga viral já muito baixa, já muito próximo do limite do inconclusivo, é natural que no dia seguinte, por exemplo, um segundo teste possa ter um resultado inconclusivo ou até mesmo sendo considerado negativo devido à variação da carga viral que está presente na amostra recolhida".

12h00 - A RTP mantém a possibilidade de realizar debate e aguarda indicações das autoridades de saúde. Está marcado para hoje à noite o único debate entre todos os candidatos às eleições Presidenciais. Contactado pelo Notícias ao Minuto, o canal de serviço público referiu que mantém a possibilidade de realização do debate, que aguarda informações concretas das autoridades de saúde sobre o resultado dos testes de Covid-19 a Marcelo Rebelo de Sousa e que está em contacto com todas as candidaturas, devendo ter uma decisão final no inicio da tarde. Caso não haja condições para o debate se realizar hoje, vai ser reagendado para outra data durante a campanha.

11h55 - Angela Merkel avisou, esta terça-feira, que o confinamento na Alemanha pode durar mais oito a dez semanas. As autoridades de saúde estão particularmente preocupadas com a propagação da nova variante do vírus, originalmente detetada no Reino Unido.

11h47 - A Comissão Europeia concluiu hoje conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a Covid-19, num total de 60 milhões de doses para disponibilizar à União Europeia (UE), sendo este o oitavo fármaco garantido. Oexecutivo comunitário refere que "concluiu hoje conversações exploratórias com a empresa farmacêutica Valneva com vista à aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19", precisando que "o contrato previsto com a Valneva dará a todos os Estados-membros da UE a possibilidade de adquirirem, em conjunto, 30 milhões de doses, com uma opção de 30 milhões de doses suplementares".

11h41 - As vacinas da Moderna que estão previstas chegar hoje a Portugal poderão sofrer problemas de transporte em Espanha por causa do mau tempo, o que pode atrasar o processo. A questão foi abordada pelo coordenador do programa de vacinação, Francisco Ramos, durante a reunião do Infarmed.

No mesmo encontro, Manuel Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fez várias projeções. Nomeadamente relativamente ao Natal e para as próximas semanas. No Natal, destaca que, entre 24 e 29 de dezembro, aproximadamente 5 mil casos escaparam ao processo normal de testagem". Essas pessoas "não foram testadas, muitas não deram importância à sintomatologia ou tinham e não foram testadas", disse. Referiu ainda que as "próximas semanas serão "as mais difíceis desta pandemia", pois mesmo projetando um confinamento igual ao de março nesta altura “dificilmente evitaremos 14 mil casos daqui a duas semanas". .

11h31 - A atual situação epidemiológica em comparação com o pico da segunda fase da epidemia é de "maior homogeneidade" e de agravamento, com grande parte do território com incidências superiores a 480 casos por 100 mil habitantes. A análise foi feita por André Peralta, da Direção-Geral da Saúde, na reunião de especialistas no Infarmed.

11h26 - O primeiro-ministro grego enviará hoje à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, uma carta a propor um certificado de vacinação contra a Covid-19 que permita a liberdade de movimento na União, segundo o seu gabinete. Na missiva, divulgada pela imprensa grega, Kyriakos Mitsotakis considera ser "urgente adotar uma visão comum sobre como deveria estruturar-se um certificado de vacinação para que seja aceite em todos os Estados membros".

11h11 - África registou nas últimas 24 horas mais 718 mortes por covid-19, para um total de 73.423, e 30.845 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 3.081.881 e o de recuperados nos 55 Estados-membros da organização nas últimas 24 horas foi de 16.601 para um total de 2.483.033 desde o início da pandemia.

10h55 - Durante a reunião no Infarmed sobre a pandemia em Portugal, Duarte Tavares, do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, admitiu que o aumento de casos depois do Natal foi "maior do que o esperado". Contudo, avançou o responsável, o número de contágios em lares de idosos tem tido uma tendência "decrescente de forma consistente" desde agosto. Leia aqui outros destaques do encontro de especialistas.

10h44 - O Ministério da Saúde de Israel anunciou que 9.589 novos casos de Covid-19 foram hoje detetados no país, o maior número desde o início da pandemia, elevando o total de infeções para mais de meio milhão. Com estes novos casos, Israel, que tem nove milhões de habitantes, atingiu 504.269 infetados desde o início da pandemia, dos quais quase 75.000 casos ainda estão ativos e mais de 1.000 pessoas estão em estado grave.

10h37 - Autoridades britânicas autorizam voto de portugueses durante confinamento. Os regimes de confinamento no Reino Unido permitem aos portugueses saírem de casa para votar para as presidenciais nos consulados de Londres, mesmo que tal implique viajar centenas de quilómetros, confirmaram fontes oficiais das autoridades britânicas.

10h08 - O primeiro-ministro, líderes partidários, dirigentes de confederações patronais e das estruturas sindicais já estão reunidos com os especialistas para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, na sede do Infarmed, em Lisboa. O encontro arranca com uma intervenção da ministra da Saúde, Marta Temido. Acompanhe aqui em direto:

10h06 - Mais de 1.000 enfermeiros pediram a declaração para exercer no estrangeiro em 2020, um ano marcado pela pandemia e pela dificuldade em contratar estes profissionais em Portugal, anunciou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE). No total, a 31 de dezembro de 2020, 1.230 Enfermeiros tinham pedido a declaração à OE para emigrar, um número que, apesar de ser inferior aos anos anteriores, a Ordem considerou "surpreendente por se tratar de um ano em que não houve desemprego na enfermagem em Portugal".

10h03 - Família que passou pela dor de perder um familiar para a Covid-19 deixou alerta aos que desvalorizam a doença: "deviam passar cinco minutos num hospital". Em março, Darren Buttrick, de 49 anos, que estava internado numa Unidade de Cuidados Intensivos devido à Covid-19, teve 15 minutos para se despedir da família. Para surpresa de todos, recuperou da doença.

09h46 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, desejou hoje "rápida e completa recuperação" ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, que testou positivo para a covid-19, embora esteja assintomático. "Todo o meu apoio e simpatia para com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Estou certo de que irá ultrapassar esta fase difícil e, juntos, venceremos esta luta contra a pandemia", escreveu o belga Charles Michel numa publicação esta manhã na sua conta oficial na rede social Twitter.

09h39 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, testou negativo para o novo coronavírus, esta manhã. "O resultado do teste realizado esta noite pelo Instituto Ricardo Jorge foi negativo.O Presidente da República mantém-se em isolamento e aguarda a realização de um teste confirmativo.Enquanto aguarda pelo resultado, bem como pelas subsequentes orientações das autoridades de saúde, o Presidente da República assistirá, por videoconferência, à reunião desta manhã no Infarmed", pode ler-se na página da Presidência.

09h20 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, prestou hoje o seu apoio ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que teve na segunda-feira um teste positivo ao novo coronavírus, embora sem sintomas, "Transmito o meu abraço e apoio ao Presidente português após o teste positivo para a covid-19. Continuamos a enfrentar esta pandemia com a responsabilidade de cada um de nós e com o valioso trabalho da comunidade científica e da saúde", escreveu Sánchez na rede social Twitter.


09h11 - A Rússia anunciou hoje que vai prolongar a suspensão das ligações aéreas com o Reino Unido, dois dias após ter sido detetada a nova variante do Covid-19 num paciente russo que se encontrava em território britânico. A suspensão dos voos, decretada no final de dezembro, foi prolongada até ao dia 01 de fevereiro, de acordo com um decreto governamental que menciona tratar-se de uma medida que visa "impedir a importação e a propagação da nova variante do coronavírus".

09h03 - As principais bolsas europeias abriram hoje com tendências diversas, pendentes do avanço da pandemia e da situação nos Estados Unidos, onde Donald Trump pode enfrentar o seu segundo julgamento político.

08h59 - O grupo Renault registou uma queda de 21,3% nas vendas mundiais em 2020, menos 2.949.849 veículos, devido à pandemia de Covid-19, em particular nos seus principais mercados como a França, Espanha e Itália.

08h52 - Cientistas desenvolvem vacina de dose única contra a Covid-19. A vacina - até ao momento testada em ratos - conseguiu estimular a produção de anticorpos neutralizantes em índices pelo menos duas vezes superiores, comparativamente a quem foi infetado pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19. "Se formos bem-sucedidos nisso, [o imunizante] poderia ser mais barato também", afirmou o cientista, num comunicado emitido à imprensa.

08h41 - O Infarmed anunciou hoje que foram proibidas as máscaras Xi Ke, do fabricante Anhui Xinke Sanitation Equipment Manufacturing (Suécia) por não apresentarem marcação CE, nem rotulagem. A Autoridade Nacional para o Medicamento e Produtos de Saúde adianta que em Portugal não foram identificados registos da comercialização de dispositivos médicos deste fabricante.

08h38 - O especialista Pasi Penttinen, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), admite um alívio das restrições para a Covid-19 após vacinação dos grupos de risco na União Europeia (UE), pedindo esforços "por mais algum tempo". No entanto, o ECDC admite novos confinamentos na Europa devido ao aumento do número de casos de Covid-19 após as festividades de final de ano, defendendo que "quanto mais rapidamente avançarem, melhor".

Sobre o encerramento das escolas, Penttinen considera que o encerramento de escolas na Europa é a "medida menos eficaz", embora admita possíveis efeitos na redução da transmissão.

08h32 -A Agência Europeia do Medicamento recebeu, esta terça-feira, um pedido de aprovação condicional para a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, reporta a Reuters. De acordo com a agência de notícias, o regulador europeu disse que o processo de autorização será feito de forma acelerada e que um parecer sobre a introdução no mercado poderá ser conhecido no dia 29 de janeiro, durante a reunião do comité cientifico.

08h24 - Mais de um ano após a primeira morte provocada pela Covid-19, dez investigadores e especialistas da Organização Mundial de Saúde chegam à China para investigar a origem do novo coronavírus esta quinta-feira, uma semana depois do inicialmente previsto. A missão tem como principal objetivo viajar até Wuhan, onde foram notificados os primeiros casos de novo coronavírus.

08h17 - O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) teme que a nova variante do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido, até 70% mais contagiosa, seja difícil de controlar, apelando à adoção de "medidas apertadas" na Europa.

08h01 - Uma investigação apurou que as infeções causadas pelo novo coronavírus podem estimular uma resposta inflamatória no cérebro, levando a danos cerebrais similares aos que ocorrem devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Investigadores do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, realizaram uma ressonância magnética (MRI) e encontraram danos no bulbo olfativo no cérebro e no tronco cerebral.

Noutra investigação, desta feita da Universidade Chinesa de Hong Kong, os especialistas chegaram à conclusão que a composição do microbioma - as bactérias do intestino - pode influenciar a gravidade da Covid-19, bem como a magnitude da resposta do sistema imunitário à infeção.

07h57 - Madonna visitou cinco países ao longo das últimas três semanas, reporta a imprensa internacional. O jornal britânico Daily Mirror dá conta que a cantora de 62 anos não se deixou influenciar pela pandemia, tendo cumprido os planos que tinha para as férias em família.

07h46 -A Alemanha relatou 12.802 novos casos de infeção e 891 óbitos no último dia. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de 1.933.826 casos confirmados e 41.577 vítimas mortais. O número diário de mortes reportado hoje é mais do que o dobro do valor reportado ontem (343).

07h42 - O México contabilizou 662 mortes provocadas por Covid-19 e 7.594 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o México contabilizou 134.368 mortes e 1.541.633 casos confirmados.

07h35 - Esta segunda-feira, dia 10, a SIC fez um comunicado na sua conta de Instagram a informar que a jornalista Clara de Sousa, que moderou vários debates presidenciais, incluindo o último com Marcelo, se encontrava em isolamento, depois de o Presidente ter testado positivo para a Covid-19.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por SIC (@sicoficial)

07h33 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que identificou 55 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 42 dos quais por contágio local. A maior parte dos casos locais (40) registaram-se na província de Hebei, que circunda Pequim, onde foi detetado um novo surto. As autoridades chinesas impuseram uma quarentena à capital, Shijiazhuang, com 11 milhões de habitantes, de pelo menos uma semana, e vão fazer uma segunda ronda de testes a todos os residentes.

07h28 - Os Estados Unidos contabilizaram na segunda-feira 375.892 mortes provocadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, além de 22.589.424 casos confirmados, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos são o país com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, responsável pela Covid-19, e também com mais casos de infeção confirmados.

07h24 - A empresa de biotecnologia Moderna anunciou, na segunda-feira, que está a usar a tecnologia de ARN mensageiro utilizada na vacina contra o novo coronavírus para desenvolver novas vacinas contra a gripe, o HIV e o vírus Nipah. A empresa norte-americana adiantou, em comunicado, que espera iniciar os ensaios clínicos das vacinas contra a gripe e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), responsável pela síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA), ao longo de 2021.

07h17 - Os hospitais privados voltaram a aumentar o número de camas para doentes Covid-19, anunciou a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), que assegurou que a cooperação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é "fundamental". Num comunicado enviado às redações, o organismo presidido por Óscar Gaspar garantiu ainda que vai continuar a trabalhar com o setor público, reconhecendo "a fase particularmente delicada do combate à pandemia", traduzida num crescimento exponencial das infeções desde o início de 2021.

07h13 - O rei da Malásia aprovou hoje uma declaração de emergência devido à pandemia que suspende o parlamento pelo menos até agosto e também qualquer possibilidade de eleições antecipadas contra o fragilizado primeiro-ministro malaio, Muhyiddin Yassin. O país declarou pela última vez uma emergência em 1969, após sangrentos tumultos raciais que mataram centenas de pessoas.

07h07 - A Índia registou 167 mortos por Covid-19 e 12.584 infetados nas últimas 24 horas, prosseguindo a redução de casos e óbitos dos últimos dias, informou hoje o Ministério da Saúde indiano.Este é o segundo dia consecutivo em que o número diário de mortes provocadas pelo novo coronavírus fica abaixo de 200, o que já não acontecia desde maio de 2020, segundo a imprensa local.

07h03 - A notícia da infeção do Presidente da República aumentou ainda mais a incerteza em torno da campanha das presidenciais, no dia em que decorre a reunião no Infarmed e o debate na RTP que deveria juntar todos os candidatos.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia de Covid-19 no país e no mundo. Recorde aqui o anterior.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo testa positivo. Brasil reporta 25 mil novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório