Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Marcelo Rebelo de Sousa está infetado com Covid-19

O Presidente da República está infetado com o novo coronavírus, está assintomático e cancelou toda a agenda para os próximos dias.

Marcelo Rebelo de Sousa está infetado com Covid-19
Notícias ao Minuto

22:05 - 11/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Presidente Marcelo está infetado com a Covid-19 e, de acordo com a informação avançada pela Presidência da República, "está assintomático".

A nota partilhada na noite desta segunda-feira revela que Marcelo Rebelo de Sousa testou negativo ontem e, apesar de ter também tido um teste antigénio negativo hoje [terça-feira], "soube-se agora, às 21h40, que o teste PCR deu positivo".

Marcelo Rebelo de Sousa irá manter-se "a trabalhar em Belém, aí ficou e ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico", indica a Presidência.

O resultado do teste do chefe de Estado foi comunicado ao Presidente da Assembleia da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde.

De salientar que Marcelo cancelou toda a agenda para os próximos dias, a começar pela sessão com os peritos no Infarmed e a audição dos partidos políticos prevista para amanhã.

Recorde-se que o Presidente chegou a estar algumas horas em isolamento profilático, no dia 6 de janeiro, depois de ter estado em contacto com um elemento da Casa Civil infetado com Covid-19, o seu assessor de imprensa, Paulo Magalhães.

Horas mais tarde, Marcelo foi 'liberado' pela Direção-Geral da Saúde, uma vez que não foi considerado um contacto de alto risco.

Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa manteve-se em vigilância e estava impedido de se juntar a "aglomerações significativas" até ao dia 18 de janeiro, pelo que até esse dia não tinha qualquer ação de campanha prevista.

Marcelo respondeu a inquérito e aguarda resultado de novo teste

Entretanto, "o Presidente da República já respondeu ao inquérito epidemiológico do Delegado de Saúde e fez um novo teste PCR, realizado pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), cujo resultado deverá ser conhecido dentro de algumas horas", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Esta nota surge cerca de duas horas depois de ter sido comunicado que o chefe de Estado teve um teste positivo de diagnóstico ao novo coronavírus, mas está assintomático, e cancelou toda a sua agenda para os próximos dias.

Leia Também: AO MINUTO: Presidente da República testa positivo ao novo coronavírus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório