Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Iémen: Missão da ONU propõe criação de zona desmilitarizada em Hodeida

As Nações Unidas sugeriram hoje a criação de uma zona desmilitarizada na cidade de Hodeida, no Iémen, nas margens do Mar Vermelho, a fim de haver um acesso mais fácil à zona e de controlar o cessar-fogo.

Iémen: Missão da ONU propõe criação de zona desmilitarizada em Hodeida
Notícias ao Minuto

21:23 - 10/01/21 por Lusa

Mundo Iémen

"A proteção dos civis é de extrema importância. [...] Se tivermos melhor acesso aos locais militares, podemos apoiar melhor a implementação do cessar-fogo, que por sua vez levará a uma redução da violência e do impacto civil", disse o chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) em comunicado.

Na mesma nota, o copresidente da missão, Ali Hamoud al Mushiki, sugeriu "uma zona desmilitarizada para apoiar este pedido", a primeira vez que foi apresentado para esta cidade.

Hoje, realizaram-se reuniões entre a missão da ONU e os rebeldes xiitas Huthis na capital, Sana, para discutir o acesso à província.

Desde o início da guerra em grande escala, no começo de 2015, o Acordo de Estocolmo, assinado em dezembro de 2018, foi o primeiro entre o governo do Presidente exilado Abdo Rabu Mansur Hadi, apoiado pela Arábia Saudita, e os Huthis, alinhados com o Irão, que controlam o nordeste mais populoso do Iémen, um terço do território do país.

O acordo estipulava um cessar-fogo e a desmilitarização da cidade de Hodeida, do seu porto e dos dois portos vizinhos de Salif e Ras Issa.

As partes concordaram também que os Huthis permaneceriam dentro da cidade e os membros leais da coligação ficariam na periferia sul e leste, embora as hostilidades continuassem.

A guerra no Iémen mergulhou o país, o mais pobre da Península Arábica, na pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU, com quase toda a população à beira da fome e ameaçada por epidemias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório