Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Brasil supera 193 mil mortes; Estirpe britânica na Califórnia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil supera 193 mil mortes; Estirpe britânica na Califórnia
Notícias ao Minuto

15:45 - 30/12/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Portugal registou 6.049 novos casos e 79 mortes nas últimas 24 horas, sendo o dia com mais infetados desde 5 de dezembro (em que foram reportados 6.087). Desde o início da pandemia, já foram contabilizados no nosso país um total de 406.051 infeções e 6.830 óbitos

Numa altura em que vários países iniciaram a campanha de vacinação contra o novo coronavírus com a vacina da Pfizer/BioNTech, o Reino Unido deu hoje 'ok' a mais uma vacina: a da  Oxford-AstraZeneca, tornando-se no primeiro país no mundo a dar 'luz verde' a esta vacina.

Note-se que Portugal vai no quarto dia de vacinação, tendo, de acordo com o balanço feito pela ministra da Saúde na terça-feira, o fármaco sido administrado a, pelo menos, 16.701 profissionais de saúde.

Entretanto, António Costa testou negativo à Covid-19 esta quarta-feira e terminou o isolamento profilático a que esteve sujeito nos últimos 14 dias por ter estado em contacto com um caso positivo, o presidente Emmanuel Macron. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - O registo de hoje termina aqui, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. 

Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h28 - O presidente da Chapecoense, Paulo Ricardo Magro, de 59 anos, morreu esta quarta-feira vítima da Covid-19. Internado no passado dia 18 deste mês, no hospital da Unimed, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, o máximo dirigente do clube brasileiro não resistiu às complicações do vírus.

23h15 - António Costa partilhou, no Twitter, as imagens da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na qual esteve presente, ao lado da ministra da Saúde. "O SNS continua a ser reforçado e equipado. E posso garantir que este enorme esforço de investimento vai prosseguir", escreveu.

22h23 - O Canadá vai exigir a todos os viajantes que entrem no país um teste negativo ao novo coronavírus SARS-CoV-2, realizado menos de três dias antes da chegada, anunciaram hoje vários ministros numa conferência de imprensa.

22h22 - O Ministério da Saúde brasileiro reportou, esta quarta-feira, mais 1.194 óbitos e 55.649 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Note-se que ontem a tutela reportou o maior número de óbitos desde 15 de setembro (1.111), valor esse que foi superado hoje.

Desde o início da pandemia, o país contabiliza 7.619.200 casos confirmados e 193.875 vítimas mortais.

22h04 - Foi detetado o primeiro caso de infeção pela nova variante do novo coronavírus - identificada originalmente no Reino Unido - na Califórnia, divulgou o governador Newsom, de acordo com a Reuters. O caso é conhecido um dia após ter sido confirmado o primeiro contágio pela nova variante nos Estados Unidos.

22h02 - A Irlanda vai regressar ao confinamento total às 00h00 de quinta-feira, e por um período de pelo menos um mês, devido ao aumento exponencial de infeções por Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Micheál Martin.

21h48 - A Madeira registou hoje 67 novos casos de Covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia, e mais um óbito, elevando para 13 as mortes associadas à doença, indicou a Direção Regional de Saúde.

21h03 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que necessita de informações adicionais sobre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19, no âmbito do processo de aprovação para a União Europeia.

"Informações científicas adicionais sobre questões relacionadas com a qualidade, a segurança e a eficácia da vacina são consideradas necessárias para apoiar o rigor exigido para uma autorização", as quais foram já solicitadas à empresa, adiantou a EMA em comunicado.

Recorde-se que a Agência Reguladora de Produtos Médicos e de Saúde do Reino Unido aprovou hoje o uso temporário desta vacina para uma situação de emergência.

21h00 - Mais de 17.000 pessoas testaram positivo à Covid-19 nas últimas 24 horas na África do Sul, anunciou na noite de hoje o ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

20h00 - Trabalhadores de lares vão receber formação na área da gestão de surtos, uma iniciativa que abrange quase 1.500 pessoas em todo o país e que começou já no Algarve.

19h59 - O governo belga vai solicitar a todos os viajantes que entrarem no território a partir de 31 de dezembro uma quarentena de 10 dias e impor a obrigatoriedade de testes a quem chega a partir de 02 de janeiro.

19h58 - Os Estados Unidos afirmaram hoje que anteveem aprovar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca em abril, mais de três meses depois da 'luz verde' do regulador britânico oficializada esta quarta-feira.

19h42 - Angola registou 62 novos casos de Covid-19, mais duas mortes e a recuperação de 232 doentes, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de saúde angolanas.

19h39 - Pelo menos 120 pessoas foram infetadas pelo surto de Covid-19 detetado há duas semanas no lar da vila de Cabeção, do qual já morreram 14 utentes vitimados pela doença, revelou hoje o presidente do município de Mora.

"A situação é muito grave", desabafou Luís Simão, preocupado com a "falta de pessoal para prestar os cuidados necessários" aos utentes do lar, que considera, neste momento, "a maior dificuldade". "Não temos apoios da Segurança Social nem de brigadas de intervenção rápida. A pequena equipa que era para vir no dia 23 não chegou. Da Segurança Social, disseram-me que viriam esta semana, mas já vai a meio e até agora nada. Não temos o apoio de ninguém", lamentou o presidente da Câmara de Mora, no distrito de Évora.

19h38 - A França registou nas últimas 24 horas 26.467 novos casos de Covid-19, totalizando assim 2.600.498 os casos desde o início da pandemia, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas. Ainda nas últimas 24 horas, morreram 304 pessoas devido ao novo coronavírus, elevando assim o número total de óbitos no país a 64.381 desde o início da pandemia.

19h02 - Não sabe quais as regras que vigoram no seu concelho durante a passagem de ano? Saiba tudo aqui.

18h48 - O presidente da Câmara de Castelo de Vide (Portalegre) criticou hoje os dados divulgados pelas autoridades de saúde em relação ao número de infetados pela Covid-19 no concelho, afirmando que os mesmos não correspondem à realidade.

18h40 - Um surto de infeção provocada pelo SARS-CoV-2 atingiu quatro dos 26 utentes e dois dos 19 funcionários no Lar de São Martinho, em Miranda do Douro, disse hoje à Lusa o diretor técnico da instituição.

18h35 - Os militares que trabalham no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar Covid-19 vão ser vacinados durante a próxima semana, garantiu hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

"Nós estamos a falar de cerca de 640 profissionais de saúde a trabalhar no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar de Covid, o antigo Hospital Militar de Belém. Serão vacinados durante a próxima semana, a semana de 4 de janeiro", garantiu hoje o ministro da Defesa, em declarações aos jornalistas.

18h30 - Espanha contabiliza um total de 17 casos da nova variante do novo coronavírus, identificada inicialmente no Reino Unido, reportam os meios de comunicação espanhóis. Esta quarta-feira, foram detetados mais seis casos: cinco na Comunidade Valenciana e um na Galiza. Os seis novos casos juntam-se assim aos 11 já confirmados.

18h24 - A Câmara de Reguengos de Monsaraz (Évora) decidiu hoje oferecer um vale de compras, no valor de 30 euros, a cada profissional da "linha da frente" no combate à Covid-19 que resida ou trabalhe no concelho.

18h23 - Um idoso de 86 anos é a 15.ª vítima mortal do surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no distrito de Beja, disse hoje à agência Lusa o provedor.

18h19 - O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, garantiu hoje que o Governo italiano não vai obrigar, por enquanto, a população a ser vacinada contra o novo coronavírus, apelando ao sentido de responsabilidade e de consciencialização de todos.

Giuseppe Conte acrescentou que só na primavera o país terá um primeiro impacto significativo das vacinas contra a Covid-19, quando, e de acordo com as projeções governamentais, entre 10 e 15 milhões de cidadãos italianos terão sido vacinados.

17h38 - O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, acompanhou esta tarde a visita do Ministro da Defesa, João Cravinho, à sala de situação no Ministério da Saúde onde é feita a monitorização do processo de chegada e distribuição das vacinas contra a Covid-19.

17h34 - O Ministério da Saúde espanhol comunicou, esta quarta-feira, 16.716 novos casos e 247 mortes. A incidência acumulada do vírus subiu ligeiramente, situando-se em 265 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

17h07 - Primeiro-ministro reforçou a mensagem de que o arranque do processo de vacinação contra a Covid-19 não significa que o país possa "baixar a guarda" em relação às regras que têm sido aplicadas até aqui. Costa afirmou que "o país tem vivido com muita emoção, entusiasmo até e reforço de confiança o processo que se iniciou nos últimos dias". No Amadora-Sintra, entre ontem e hoje, mais de 800 profissionais de saúde serão vacinados, assinalou.

O chefe do Executivo alertou, contudo, que "o processo de vacinação vai ser longo" e que, "não obstante hoje sabermos que há mesmo uma vacina, que a indústria foi capaz de a produzir, que somos mesmo capazes de as receber, armazenar, distribuir e aplicar, a Covid-19 vai continuar entre nós".

António Costa manifestou ainda a convicção que o atual estado de emergência, que termina em 7 de janeiro, "será seguramente automaticamente prorrogado" para que se possam avaliar esses efeitos.

17h04 - O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo não dará este ano tolerância de ponto no Ano Novo por ser necessário "um período de contenção" para avaliar os efeitos que poderá ter tido o aligeirar das medidas no Natal.

17h04 - Mais cinco utentes e dois funcionários estão infetados devido ao surto de Covid-19 num lar de idosos na vila alentejana de Vidigueira, aumentando para 26 o total de infeções, disse hoje à Lusa o presidente do município.

17h00 - O Reino Unido reportou, esta quarta-feira, 50.023 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 981 óbitos. O número diário de mortes não era tão elevado desde abril

Desde o início da pandemia no país, 2.436.000 pessoas contraíram o vírus, das quais 72.548 morreram.

16h41 - A nova variante do SARS-CoV-2, que é de transmissão mais rápida, é a responsável pela maioria de novos casos no Reino Unido, disse, esta quarta-feira, o ministro da Saúde britânico à Sky News.

"A supressão do vírus tornou-se muito mais difícil desde que a nova variante surgiu, em dezembro. Agora, a maioria dos novos casos no Reino Unido são da nova variante", afirmou Matt Hancock, referindo que a transmissão desta variante é "muito mais fácil".

16h38 - A ministra da Saúde defendeu, esta quarta-feira, na inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que o Governo tem "a firme convicção de que conseguiremos enfrentar as adversidades" que a pandemia venha ainda a colocar, apesar do arranque da vacinação, e enfatizou o caminho percorrido no Serviço Nacional de Saúde, com as intervenções em hospitais e aquisições de materiais.

"Sabemos que estamos longe de ultrapassar este enorme desafio com que fomos confrontados, sabemos que a pandemia poderá ainda ter várias fases, já aprendemos a lidar com a incerteza e com a necessidade de lidar com o desconhecido, e temos a firme convicção de que conseguiremos enfrentar as adversidades que se nos venham a colocar, como temos feito até agora", disse Marta Temido.

16h36 - Itália registou, nas últimas 24 horas, 16.202 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 575 mortes. Desde o início da pandemia, 2.083.689 pessoas contraíram o vírus em Itália, das quais 73.604 morreram.

16h12 - Na inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Amadora-Sintra, António Costa começou por deixar uma mensagem de solidariedade aos "mais de 91 mil portugueses" que se encontram também em isolamento profilático. "Desejo a todos que possam completar o seu período em boa saúde, como eu, e dizer que sei bem que estes 14 dias parecem uma eternidade, mas posso assegurar que os 14 dias acabam mesmo", disse o primeiro-ministro, que terminou esta quarta-feira o período de isolamento.

15h59 - Moçambique anunciou mais dois óbitos de pacientes com o novo coronavírus, elevando o total para 165, havendo ainda 113 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, indicou hoje uma nota do Ministério da Saúde.

15h49 - O secretário-geral das Nações Unidas afirmou, esta quarta-feira, que a distribuição da vacina em todo o mundo "será uma tarefa monumental", que irá requerer "solidariedade política e planeamento complexo". "Se distribuirmos a vacina de acordo com a necessidade e não riqueza, 2021 pode ver-nos começar a emergir da pandemia", escreveu António Guterres, no Twitter.

15h47 - O número de pessoas infetadas num lar da Santa Casa da Misericórdia em Mação subiu de 65 para 85, entre utentes e funcionários, situação que o presidente da câmara, Vasco Estrela, considerou hoje crítica.

15h23 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o grande desafio no combate à pandemia da Covid-19 em 2021 é juntar os quatro mil milhões de dólares que considera necessários para garantir acesso a vacinas para os países mais pobres.

15h20 - Os Açores detetaram 50 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, dos quais 42 são em São Miguel, cinco na Terceira e três em São Jorge, e quatro novas cadeias de transmissão.

15h15 -  Os profissionais de saúde que têm rejeitado a vacina contra a Covid-19 são "claramente residuais", disse hoje, em Guimarães, o secretário de Estado coordenador da Região Norte no âmbito da Declaração do Estado de Emergência, Eduardo Pinheiro.

15h10 - O PSD quer saber como foram definidas as prioridades do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV2, que provoca a covid-19, por parte do Governo e Direção-Geral da Saúde (DGS).

15h05 - Nas últimas 24 horas, recuperaram da doença mais 3.222 pessoas e o número de internamentos em enfermaria baixou para 2.896 (menos 34), dos quais 487 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais um).

15h00 - Boa tarde! Continue a acompanhar neste registo todas as atualizações sobre a Covid-19. Pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório