Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

AO MINUTO: Infetados voltam a subir; Privados contactados para vacinação

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Infetados voltam a subir; Privados contactados para vacinação

Portugal segue hoje para o quarto dia de vacinação contra a Covid-19 no país. Em três dias, a vacina da Pfizer/BionTech já foi administrada a, pelo menos, 16.701 profissionais de saúde e mais se seguirão nos próximos dias.

Numa altura em que toda a UE se empenha nesta campanha de vacinação, a presidente da Comissão Europeia anunciou, ontem, que foram adquiridas mais 100 milhões de doses da vacina. Dois milhões deverão ser para Portugal.

A par da vacinação contra a Covid-19, continua a preocupar o surgimento da nova estirpe da doença e que se soube, na noite desta terça-feira, que já chegou aos Estados Unidos. País onde, aliás, a campanha de vacinação estará "muito aquém" do esperado.

Recorde-se que Portugal superou, esta terça-feira, a barreira das 400 mil infeções e nas últimas horas, de acordo com os dados mais recentes da DGS, os novos contágios voltaram a subir: mais 6.049.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.


Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar todas as incidências sobre a Covid-19 aqui.

14h45 - O PSD quer saber como foram definidas as prioridades do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV2, que provoca a covid-19, por parte do Governo e Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h30 - A primeira ronda de vacinação nos Países Baixos terá início a 8 de janeiro, na localidade de Veghel. O Ministério da Saúde refere que preferiu aguardar por janeiro para "serem cuidadosos e responsáveis" e não por falta de preparação.

14h25 - O número de óbitos no surto de covid-19 num lar de Vendas Novas, no distrito de Évora, subiu para cinco, mas os casos ativos na instituição estão a diminuir.

14h20 - Os hospitais privados revelaram hoje que já foram contactados pelo Ministério da Saúde para definir a forma como vai decorrer a vacinação contra a covid-19 dos cerca de 15.000 profissionais de saúde que ali trabalham.

14h13- "Maioritariamente, todos querem ser vacinados". Os profissionais de saúde que têm rejeitado a vacina contra a Covid-19 são "claramente residuais", disse o secretário de Estado coordenador da Região Norte no âmbito da Declaração do Estado de Emergência, Eduardo Pinheiro.

13h57 - A Direção-Geral da Saúde acaba de atualizar os dados sobre a evolução da pandemia nas últimas horas reportando um aumento dos novos contágios (mais 6.049) e de óbitos, mais 79 em relação à véspera.

Ainda assim nem tudo são más notícias. Recuperaram da doença mais 3.222 pessoas e o número de internamentos em enfermaria baixou para 2.896 (menos 34), dos quais 487 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais um).

13h20 - O Tribunal de Contas vai realizar 135 auditorias sobre as contas do parlamento e verificar outras 737 de entidades públicas no âmbito do plano de ação para 2021, o qual dará "especial atenção" ao padrão de despesa gerado pela pandemia.

13h14 - A Direção Geral de Saúde lembra que este foi um ano atípico, difícil e desafiante para todos nós, até no trabalho do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da DGS.

13h11 - Investigadores da Universidade de Sevilha, em Espanha, afirmam ter descoberto um dos fatores que provoca a hipoxemia silenciosa, uma condição grave que afeta parte dos indivíduos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O estudo, publicado no Function, e divulgado na revista Galileu, revela que um dos fatores que incitam o desenvolvimento da condição é a infecção do corpo carotídeo, quimiorreceptor localizado perto da artéria carótida comum, pelo novo coronavírus.

12h55 - A pandemia de covid-19 fez pelo menos 1.791.033 mortos, depois de a OMS ter detetado a doença na China em dezembro de 2019. Mais de 81.933.390 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, sendo que 51.570.000 doentes foram considerados curados da doença.

12h25 - O surto de covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, "está resolvido", disse hoje o provedor da instituição, João Filomeno.

12h00 - As autoridades alemãs lembraram hoje que o coronavírus está disseminado em todas as camadas da população e alertaram que a melhora da situação epidemiológica devido à campanha de vacinação iniciada recentemente demorará meses. A campanha de vacinação "é a maior da história da Alemanha", disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, que descreveu o seu início como um sucesso e lembrou que, nos três primeiros dias, foi injetada a primeira dose da vacina em 60 mil pessoas.

11h50 - António Costa testou negativo para a Covid-19 e termina esta quarta-feira o isolamento profilático a que estava sujeito. A informação foi hoje revelada em comunicado enviado às redações:

"O Primeiro-Ministro testou negativo para a Covid-19 no teste que efetuou ontem e termina hoje o período de isolamento profilático de 14 dias que havia sido determinado pela autoridade de saúde", pode ler-se.

11h14 - Um enfermeiro da Califórnia (EUA), de 45 anos, diz ter testado positivo à Covid-19, uma semana depois de ter recebido a vacina da Pfizer/Biontech. Um especialista em doenças infecciosas dos Centros de Saúde Familiar de San Diego disse à ABC News que este cenário não era inesperado, dado que são necessários entre 10 a 14 dias para que a vacina faça efeito. Além disso, são necessárias as duas doses da vacina para que a pessoa garanta uma segurança de 95% contra o vírus.

10h58 - congressista norte-americano Luke Letlow morreu, esta quarta-feira, depois de ter sido diagnosticado com Covid-19. O homem tinha sido eleito para ocupar um lugar na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em novembro.

10h40 - A Rússia registou 26.513 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em quase duas semanas. Nas últimas 24 horas, morreram 599 pessoas de SARS-CoV-2, elevando para um total de 56.426 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia, no país.

10h14 - África registou mais 723 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, para um total de 64.067 desde o início da pandemia, e 19.411 novos casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, segundo dados oficiais.

09h10 - A vacinação em toda a Espanha já começou. O palácio da Moncloa recordou no Twitter as fases deste processo.

08h00 -A nova variante do coronavírus, detetada em Inglaterra, tem gerado preocupação na comunidade científica. Apesar de já ter sido reconhecida como mais contagiosa, ainda não existiam provas da sua letalidade. Agora, um novo estudo - o primeiro realizado para pessoas infetadas com a estirpe B.1.1.7 - revela que esta nova variante não parece aumentar a gravidade da doença.

07h58 - Portugal vai receber mais cerca de dois milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 além do que estava previsto, revela esta terça-feira a Antena 1 após apurar a informação junto do Ministério da Saúde. A informação é avançada depois de a União Europeia ter anunciado a compra de mais 100 milhões de doses deste fármaco, esta terça-feira.

07h45 -A Polícia de Segurança Pública (PSP) não podia ter bloqueado a escolta da Guarda Nacional Republicana (GNR) às vacinas contra a Covid-19, em Évora, na passada segunda-feira. A informação é avançada pela TVI24 que explica que "a GNR assegura o desembaraçamento de trânsito nos itinerários que compreendem passagens por áreas de responsabilidade de ambas as forças" e "a PSP assegura o desembaraçamento de trânsito apenas quando o fim do percurso se realize na sua área".

07h33 - A farmacêutica estatal chinesa Sinopharm revelou hoje que uma das suas vacinas candidatas contra a covid-19 revelou uma eficácia de 79,34%, e que já pediu autorização às autoridades do país asiático para comercializá-la.

07h30 - A vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford, foi aprovada para uso no Reino Unido. O regulador de saúde britânico considerou assim a vacina da Oxford-AstraZeneca é "efetiva e segura" no combate à doença, e adquiriu 100 milhões de doses da mesma.

07h22 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 24 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, entre os quais 17 oriundos do exterior e sete por contágio local.

07h09 - O Governo venezuelano anunciou que assinou com a Rússia um contrato de aquisição da vacina russa Sputnik V contra o novo coronavírus, em quantidade suficiente para vacinar 10 milhões de cidadãos.

07h08 - A Alemanha registou 1.129 mortos por ou com covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando pela primeira vez a barreira de mil óbitos diários. O Instituto Robert Koch, entidade competente por esta matéria no país, também anunciou 24.740 infetados com o novo coronavírus no mesmo período, um número abaixo do máximo diário (33.777) contabilizado em meados de dezembro.

07h05 - Os Estados Unidos registaram 3.223 mortos e 245.500 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade John Hopkins.

07h02 - O México registou 990 mortos e 12.099 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde.

07h00 - Bom dia! Iniciamos agora o acompanhamento ao MINUTO sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. Mas pode recordar as incidência do dia anterior aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório