Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: PSD quer saber como foram definidas prioridades da vacinação

O PSD quer saber como foram definidas as prioridades do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV2, que provoca a covid-19, por parte do Governo e Direção-Geral da Saúde (DGS).

Covid-19: PSD quer saber como foram definidas prioridades da vacinação
Notícias ao Minuto

14:45 - 30/12/20 por Lusa

Política Covid-19

Os deputados sociais-democratas argumentam que "os idosos com mais de 80 anos, quando saudáveis e não residentes em lares, bem como portadores de doenças graves" não devem ser excluídos da "primeira fase de vacinação contra a Covid-19".

Para o PSD, trata-se de "opções cujos fundamentos ético científicos se desconhecem e que, de resto, divergem do que sucede em outros países europeus, como são os casos da Alemanha, da Itália, da Espanha, de França ou mesmo do Reino Unido, para dar só alguns exemplos".

Noutro requerimento entregue hoje no parlamento, a bancada social-democrata questiona o executivo socialista para esclarecer como está o processo de compensação para os trabalhadores envolvidos no combate à pandemia.

O PSD pretende saber do andamento dos prémios equivalentes "a 50% do respetivo salário mensal" daqueles profissionais, "bem como um dia de férias por cada período de 80 horas de trabalho normal efetuado durante o período do estado de emergência".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.751 pessoas dos 400.002 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral  da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório