Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Hipoxemia silenciosa: Por que doentes com Covid têm falta de O2 no sangue

Investigadores da Universidade de Sevilha, em Espanha, afirmam ter descoberto um dos fatores que provoca a hipoxemia silenciosa, uma condição grave que afeta parte dos indivíduos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Hipoxemia silenciosa: Por que doentes com Covid têm falta de O2 no sangue
Notícias ao Minuto

12:12 - 30/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

O estudo, publicado no Function, e divulgado na revista Galileu, revela que um dos fatores que incitam o desenvolvimento da condição é a infecção do corpo carotídeo, quimiorreceptor localizado perto da artéria carótida comum, pelo novo coronavírus

hipoxemia silenciosa trata-se de um dos traços de infecção pelo SARS-CoV-2 que tem confundido a comunidade médica e científica desde o começo da pandemia.

Os doentes afetados apresentam pneumonia severa e uma redução significativa dos índices de oxigénio na corrente sanguínea. Porém, e paradoxalmente, esses indivíduos não sofrem de dispneia (sensação de falta de ar) ou de um aumento na intensidade da respiração, sintomas comummentes associados à hipoxemia.

Segundo os médicos, doentes com hipoxemia silenciosa frequentemente padecem de um desequilíbrio súbito e rápido.

"Nessas condições, os pacientes com pneumonia por Covid-19 podem descompensar e, como consequência, sofrer uma rápida deterioração do seu estado clínico que pode levar à morte", escreveram os autores da pesquisa. 

Conforme explica a revista Galileu, a sensação de falta de ar e a taxa respiratória mais elevada, aumentam consequentemente a captação de oxigénio pelo corpo. Mecanismo que está dependente do corpo carotídeo. Esse pequeno órgão, situado em ambos os lados do pescoço, próximo à artéria carótida, detecta a queda no oxigénio do sangue arterial e envia sinais ao cérebro para estimular o centro respiratório.

O estudo espanhol propõe que uma das causas para a hipoxemia silenciosa é a infecção do próprio corpo carotídeo pelo novo coronavírus. A conclusão advém do facto dos especialistas terem registado a presença elevada da enzima ECA2, proteína que o SARS-CoV-2 utiliza para infectar as células humanas, no corpo carotídeo.

Adicionalmente, os investigadores creem que o novo coronavírus infeta o corpo carotídeo nos estágios iniciais da doença, modificando a sua habilidade de identificar as quantidades de oxigénio sanguíneo.

Estão atualmente a serem realizadas outras pesquisas, e se a teoria for confirmada, justificará o uso de ativadores do corpo carotídeo, independentes do mecanismo sensor de oxigénio, como estimulantes respiratórios em doentes com Covid-19.

"A nossa proposta pode ser testada em autópsias de tecido de corpo carotídeo de pacientes com Covid-19 e por trabalho experimental usando modelos humanizados de camundongos transgénicos com ECA2", disseram os académicos.

"Além disso, se nossa hipótese estiver correta, será necessário estudar se o dano produzido pela infecção por SARS-CoV-2 no tecido quimiossensível é transitório e em que medida altera o potencial regenerativo das células-tronco do corpo carotídeo", concluíram. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório