Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Detetado primeiro caso de nova estirpe de coronavírus nos Estados Unidos

Trata-se de um jovem com cerca de 20 anos de idade, que não terá saído do país nem mantido contactos de risco. Autoridades tentam agora identificar outros casos da nova variante, que pode ser até 70% mais contagiosa.

Detetado primeiro caso de nova estirpe de coronavírus nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

22:56 - 29/12/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

As autoridades de saúde do estado norte-americano do Colorado registaram esta terça-feira o primeiro caso conhecido de uma pessoa infetada com a nova variante do novo coronavírus no país.

Sublinhe-se que a estirpe do SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido pode ser até 70% mais contagiosa e levou ao aperto das medidas de restrição em grande parte do sul de Inglaterra.

Trata-se de um homem com cerca de 20 anos de idade, que está nesta altura em isolamento em Elbert County e que não terá saído do país, de acordo com uma publicação no Twitter por parte do governador do Colorado, Jared Polis. "O indivíduo não tem contactos próximos identificados até ao momento, mas as autoridades de saúde estão a trabalhar para identificar outros casos potenciais e outros contactos através de entrevistas de rastreio pormenorizadas", informa.

O Laboratório Estatal do Colorado, estado montanhoso do centro-oeste dos EUA, confirmou esta informação e os Centros de Controlo e de Prevenção de Doenças (CDC) já estão ao corrente da situação.

Vários epidemiologistas acreditam que esta estirpe é até 70% mais contagiosa, informação que levou vários países a restringirem as viagens de e para o Reino Unido.

Uma variante mais contagiosa poderá ser sinónimo de restrições e confinamentos generalizados em vários países para mitigar a propagação da pandemia, decisões que poderão atrasar ainda mais a recuperação económica global.

Contudo, as vacinas desenvolvidas pela Pfizer (em parceira com a BioNTech) e pela Moderna, que já estão em circulação nos Estados Unidos, poderão ser eficazes contra esta estirpe, apesar de ainda não haver informações concretas.

Na sequência da descoberta desta estirpe, Washington impôs a obrigatoriedade de um teste à presença do SARS-CoV-2 cujo resultado seja negativo para qualquer pessoa que regresse do território britânico.

Leia Também: AO MINUTO: 16 mil vacinados em 3 dias; N.º de mortes sobe no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório