Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

António Costa testa negativo à Covid-19 e termina isolamento

Primeiro-ministro sairá esta quarta-feira, 30 de dezembro, do confinamento que cumpriu na Residência Oficial, em São Bento.

António Costa testa negativo à Covid-19 e termina isolamento
Notícias ao Minuto

11:45 - 30/12/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Covid-19

António Costa testou negativo para a Covid-19 e termina esta quarta-feira o isolamento profilático a que esteve sujeito. A informação foi revelada hoje em comunicado enviado às redações: "O Primeiro-Ministro testou negativo para a Covid-19 no teste que efetuou ontem e termina hoje o período de isolamento profilático de 14 dias que havia sido determinado pela autoridade de saúde".

No curto comunicado do gabinete do chefe do Governo é ainda referido que "o Primeiro-Ministro, que manteve toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, sairá hoje do confinamento que cumpriu na Residência Oficial, em São Bento, retomando a atividade pública regular".

Durante este período, o chefe de Governo foi mantendo várias reuniões não presenciais por videoconferência, quer com membros do Executivo, quer a nível europeu, e até participou nos tradicionais cumprimentos de Boas Festas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde-se que António Costa estava em isolamento profilático desde o passado dia 17, depois de ter almoçado em Paris com o presidente francês Emmanuel Macron, infetado com a Covid-19. 

Neste seguimento, o primeiro-ministro português foi testado e cancelou as viagens oficiais que tinha agendadas para os dias seguintes, nomeadamente visitas a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, com encontros marcados com os chefes de Estado e de Governo destes dois países de expressão portuguesa.

Costa cancelou também as visitas que agendara aos destacamentos militares portugueses na República Centro Africana e no Mali, antes do Natal, e que só foram tornadas públicas após o cancelamento "por motivos de segurança", mas que faziam parte do programa das visitas oficiais do primeiro-ministro a São Tomé e Príncipe e à Guiné-Bissau.

Poucos dias depois, a 19 de dezembro e quando Costa já cumpria o isolamento, o primeiro-ministro foi considerado pelas autoridades de saúde contacto com exposição de alto risco à Covid-19 que determinaram que teria de cumprir um período isolamento profilático até ao final do período de vigilância ativa de 14 dias.

"Na sequência da exposição a caso de covid-19, ocorrida no dia 16/12/2020, o primeiro-Ministro, Dr. António Costa, e após avaliação de risco efetuada por Autoridade de Saúde, este foi considerado contacto com exposição de alto risco", referiu então em comunicado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), apesar de António Costa se encontrar "assintomático".

[Notícia atualizada às 12h18]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório