Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Privados já foram contactados para definir vacinação dos profissionais

Os hospitais privados revelaram hoje que já foram contactados pelo Ministério da Saúde para definir a forma como vai decorrer a vacinação contra a covid-19 dos cerca de 15.000 profissionais de saúde que ali trabalham.

Privados já foram contactados para definir vacinação dos profissionais
Notícias ao Minuto

13:44 - 30/12/20 por Lusa

País Covid-19

Numa nota enviada à agência Lusa, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) diz que recebeu esta semana os primeiros contactos do Ministério da Saúde e sublinha que a inclusão dos profissionais de saúde que trabalham no setor privado no mesmo nível de prioridade dos do setor público é "decisiva no esforço nacional conjunto para conter e, mais à frente, vencer o vírus que interrompeu subitamente o nosso modo de vida".

Segundo a APHP, estes cerca de 15 mil profissionais "asseguram o tratamento e a assistência a mais de quatro milhões de doentes por ano".

"Durante estes 10 meses, os profissionais de saúde têm assumido plenamente a dever de assegurar o tratamento de todos os doentes em todas as circunstâncias, assumindo, naturalmente, todos os riscos que, deste modo, também afetam as respetivas famílias", acrescenta a associação.

Segundo o plano de vacinação, os profissionais de saúde (incluindo os do setor privado) serão vacinados na primeira fase, que deverá prolongar-se até ao final de março de 2021. Até terça-feira tinham sido vacinados 16.701 profissionais de saúde.

A administração da primeira vacina contra a covid-19 a chegar a Portugal começou no dia 27 de dezembro e o plano prevê que sejam vacinados até abril cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Portugal contabiliza pelo menos 6.751 mortos associados à covid-19 em 400.002 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório