Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Total de infetados no surto em lar de Vidigueira aumenta para 26

Mais cinco utentes e dois funcionários estão infetados devido ao surto de covid-19 num lar de idosos na vila alentejana de Vidigueira, aumentando para 26 o total de infeções, disse hoje à Lusa o presidente do município.

Total de infetados no surto em lar de Vidigueira aumenta para 26
Notícias ao Minuto

16:47 - 30/12/20 por Lusa

País Covid-19

Os novos sete casos de infeção foram detetados numa nova ronda de testes de despiste do vírus da covid-19 a utentes e funcionários da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Dia da Fundação Domingos Simão Pulido que tinham tido resultados negativos anteriormente, explicou Rui Raposo, presidente da Câmara de Vidigueira, no distrito de Beja.

Com a confirmação dos novos casos, aumentou de 19 para 26 o número total de infeções no lar, havendo atualmente 19 utentes e sete funcionários infetados, precisou.

Segundo o autarca, todos os idosos infetados são transferidos durante a tarde de hoje do lar para a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) instalada pelo município no Pavilhão Municipal de Desportos de Vidigueira para acolher utentes de lares do concelho infetados com o vírus da covid-19 e sem necessidade de internamento hospitalar.

Depois de confirmado o primeiro caso de infeção no lar, o de um funcionário, foram feitos testes aos restantes funcionários e aos utentes, o que permitiu detetar o surto no dia 21 deste mês.

Após a deteção do surto, foi mobilizada "de imediato" uma equipa da brigada de intervenção rápida do distrito de Beja para "reforçar os recursos humanos no apoio aos idosos" do lar.

A equipa está alojada num dos dois apartamentos da Câmara de Vidigueira situados na Horta de S. João e que o município definiu como ZCAP devido à covid-19.

Trata-se de uma das brigadas criadas pela Segurança Social em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa para apoiar lares afetados por surtos e com incapacidade de resposta por falta de recursos humanos.

A mais recente atualização da situação epidemiológica no concelho de Vidigueira, publicada na terça-feira no sítio de Internet do município, regista 193 pessoas infetadas pelo vírus da covid-19 desde o início da pandemia, das quais 135 já recuperaram, 57 estão com infeções ativas e uma morreu.

Na vila de Vidigueira, além do surto no lar, há um outro com quatro trabalhadores do estaleiro municipal infetados e que foi detetado no dia 22 deste mês, quando foram conhecidos os resultados dos testes que tinham sido feitos dois dias antes a todos os trabalhadores daquela estrutura.

A situação levou Rui Raposo a colocar de quarentena e até à realização de segundos testes outros funcionários que tinham tido contacto mais direto com os infetados e que eram "a maioria" dos afetos aos serviços operacionais.

Por isso, os serviços operacionais do município, como a recolha de lixo e a limpeza urbana, foram prestados em serviços mínimos durante a quarentena dos trabalhadores.

Segundo o autarca, no passado fim de semana, foram feitos testes a todos os trabalhadores da Câmara de Vidigueira, incluindo aos dos serviços operacionais que estavam de quarenta, e todos deram resultado negativo.

Por isso, os trabalhadores do estaleiro que estavam de quarenta voltaram ao trabalho e os serviços operacionais já estão a ser prestados dentro da normalidade.

Leia Também: Surto com quatro infetados deixa serviços da Vidigueira em mínimos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório