Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Morreu Xin Xing, a panda gigante mais velha do mundo

Xin Xing viveu até ao 38 anos, um recorde para um animal desta espécie a viver em cativeiro. Mais de 150 descendentes seus estão espalhados pelo mundo.

Morreu Xin Xing, a panda gigante mais velha do mundo
Notícias ao Minuto

11:35 - 24/12/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Panda gigante

Morreu Xin Xing, a panda gigante em cativeiro mais velha do mundo, adianta o The New York Times. A estrela do jardim zoológico de Chongqing, na China, tinha 38 anos (o que corresponde a pelo menos 110 anos humanos), um recorde para um panda gigante em cativeiro.

Aliás, convém referir que menos de 30 pandas criados em cativeiro viveram além dos 30 anos.

Xin Xing, cujo nome traduzido do mandarim significa “nova estrela”, morreu no passado dia 8 de dezembro. As causas do óbito foram múltiplas falhas de órgãos e outras doenças que afetavam a panda gigante e provocaram infeções fatais nos tratos respiratório e digestivo.

Xin Xing nasceu num santuário para pandas na província chinesa de Sichuan. Mas foi transferida para o zoo de Chongqing com apenas um ano de idade. Deu rapidamente nas vistas pelo seu apetite voraz, que superava em grande margem o dos outros pandas do zoo. Xin Xing ingeria diariamente quase 32 quilos de rebentos de bambu, fruta e folhas.

A panda é a matriarca de 153 animais que estão espalhados pelo globo.

Leia Também: "Bebés de 2020 estão entusiasmados com 1.º Natal". Eis o ternurento vídeo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório