Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Bombardeiros russos e chineses fazem manobras conjuntas no mar do Japão

Bombardeiros estratégicos russos e chineses realizaram hoje manobras conjuntas nas águas do oceano Pacífico, incluindo no mar do Japão e mar Amarelo, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

Bombardeiros russos e chineses fazem manobras conjuntas no mar do Japão
Notícias ao Minuto

17:12 - 22/12/20 por Lusa

Mundo Japão

A patrulha, completada por dois caças russos Tu-95MS e quatro caças chineses H-6K, decorreu no âmbito da agenda de cooperação militar entre os dois países em 2020, especificou o ministério.

Os exercícios correspondem ao desejo dos dois países em "desenvolver e aprofundar" a sua cooperação militar para aperfeiçoar o potencial de "ações comuns e para reforçar a estabilidade estratégica global" e não são dirigidas contra países terceiros, segundo a mesma fonte.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre as manobras da Força Aérea russa e chinesa que, segundo disse, "cumpriram com sucesso a sua missão".

Em 2017, o chefe de Estado maior russo, Valeri Guerasimov, revelou que a Rússia tinha intensificado os voos de aviação estratégica para os mesmos níveis que a antiga União Soviética.

Os Estados Unidos acusaram a Rússia e a China de aumentarem a sua presença militar na área, enquanto o Kremlin acusou Washington de preparar o lançamento de mísseis na Coreia do Sul e no Japão.

As tropas chinesas participaram, em 2018, na Sibéria nos maiores jogos de guerra da história da Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório