Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Proposta renovação de Emergência. Ninguém "ficará sem vacina"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Proposta renovação de Emergência. Ninguém "ficará sem vacina"
Notícias ao Minuto

15:38 - 03/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 79 mortes e 3.772 infetados, num total desde o início da pandemia de  4.724 óbitos e 307.618 infeções confirmados. Decorreu esta manhã mais uma reunião no Infarmed, em que especialistas, dirigentes dos partidos, parceiros sociais, e desta vez também autarcas e o Patriarcado, voltaram a analisar a situação epidemiológica da Covid-19, para começar a planear o Natal e Ano Novo.

Entretanto, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa propõs a renovação do Estado de Emergência, depois de ter ouvido hoje os partidos e o Governo. Ainda hoje, António Costa e a ministra Marta Temido apresentaram o plano de vacinação contra a Covid-19. Eis o que se sabe.

Recorde-se que já ontem, a ministra da Saúde adiantou que são esperadas mais de 22 milhões de doses de vacinas, mas o processo de vacinação "vai ser longo", avisou.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 -  Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação na página da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h57 - A IBM detetou uma campanha de ataques informáticos "de alta precisão" contra a cadeia de equipamentos de frio que servirão para facilitar a distribuição das vacinas contra a Covid-19, alertou hoje a empresa tecnológica norte-americana. A série de ataques, detetada por uma investigação do departamento de luta contra o cibercrime da empresa, teve início em setembro deste ano e foi dirigida à Comissão Europeia e a cinco países em particular: Alemanha, Itália, Coreia do Sul, República Checa e Taiwan.

23h43 - O governo de Itália aprovou hoje a quarentena obrigatória para cidadãos italianos que estejam no estrangeiro entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e regressem ao país e para turistas, para prevenir uma "terceira vaga" de infeções por Covid-19. Os italianos que forem para o estrangeiro entre 21 e 6 de janeiro, no seu regresso terão de entrar em quarentena", e o mesmo acontecerá com os turistas que viajarem para Itália nessas datas, disse o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, numa conferência de imprensa em que anunciou as novas medidas restritivas para o período de férias.

23h27 - O Secretário de Estado e Adjunto da Saúde garantiu, esta quinta-feira, que "nenhum cidadão residente em território português ficará sem vacina" contra a Covid-19. No entanto, alertou que a população deve manter cautelas e prevenção contra o vírus ainda durante algum tempo, uma vez que "não nos vacinamos todos ao mesmo tempo".

23h12 - O Brasil totaliza hoje 175.270 óbitos devido à Covid-19 após ter somado 755 vítimas mortais nas últimas 24 horas, o número mais alto das últimas duas semanas, informou hoje o Ministério da Saúde. Em relação ao número de infeções, o país sul-americano voltou a contabilizar mais de 50 mil novos casos em 24 horas (50.434), num total de 6.487.084 pessoas diagnosticadas com o novo corornavírus desde o início da pandemia.

22h36 - Depois de uma reunião entre o porta-voz do movimento "Sobreviver a Pão e Água", José Gouveia e o chef Ljubomir Stanisic, um dos 'rostos' do protesto, com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, nos Paços do Concelho, o grupo decidiu terminar a greve de fome. A notícia está a ser avançada pela TVI e o protesto, em frente à Assembleia da República, decorria há sete dias. O encontro para discutir os problemas do setor da restauração e animação noturna começou ao final da tarde e durou mais de duas horas.

View this post on Instagram

A post shared by SOBREVIVER A PÃO E ÁGUA (@sobreviver.pao.agua)

22h28 - O Presidente da República propõs a renovação do Estado de Emergência, depois de ter ouvido hoje os partidos e o Governo. O Estado de Emergência é renovado até a dia 23 de dezembro, devendo este ser estendido por mais 15 dias, até ao dia 7 de janeiro.

"Depois de ouvido o Governo, que se pronunciou esta noite em sentido favorável, o Presidente da República acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma renovando, pelo período de 15 dias, até 23 de dezembro, o Estado de Emergência para todo o território nacional",  lê-se na nota publicada no site da Presidência.

21h55 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os 14 milhões de pessoas infetadas com o novo coronavírus, após registarem mais de 200 mil novos casos diários, segundo dados recolhido pela Universidade Johns Hopkins.

21h46 - A Madeira recebeu 53 mil testes rápidos antigénios à Covid-19, diz hoje uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC).

21h39 - O porta-voz do movimento 'Sobreviver a Pão e Água', José Gouveia, disse hoje que vai ser propor aos restantes elementos do grupo o fim da greve de fome que dura há quase uma semana, em frente ao parlamento. "É nossa vontade que ela [a greve de fome] termine, posso dizer, mas só em grupo é que a gente pode decidir", disse o porta-voz deste movimento, depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), na qual também participou o 'chef' Ljubomir Stanisic.  Os elementos deste movimento exigem uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, ou com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

21h19 - A Madeira recebeu hoje 50 mil testes rápidos à Covid-19 para utilizar em "eventuais surtos", reforçando o 'stock' de 3 mil que já possuía, indicou o Governo Regional, sublinhando que serão utilizados apenas em "contextos muito específicos".

21h11 - Saiba tudo sobre o plano de vacinação contra a Covid-19. A 'task-force' criada pelo Governo para coordenar o plano de vacinação contra a covid-19 apresentou hoje a primeira versão do documento, em que prevê três fases em 2021 e define critérios para a distribuição e administração na primeira.

20h58 - A Madeira assinalou hoje 15 novos casos de Covid-19 e 14 recuperações, totalizando agora 208 infeções ativas, indicou a Direção Regional de Saúde, esclarecendo que entre os novos infetados estão três crianças.

20h50 - O futebolista internacional uruguaio Luis Suárez testou hoje negativo ao novo coronavírus, pelo que já pode ser reintegrado nos trabalhos do Atlético de Madrid, após duas semanas de ausência.

20h47 - A vacina da Moderna contra a Covid-19 produziu anticorpos persistentes 90 dias após a aplicação, de acordo com um estudo de 34 participantes no início dos ensaios clínicos, publicado hoje no New England Journal of Medicine. A duração da proteção é provavelmente mais longa, mas estes são os primeiros dados, ao longo de um período de vários meses, validados de forma independente por uma revista científica.

20h37 - O secretário-geral adjunto do PS afirmou hoje que "há uma perspetiva de alívio" de algumas das restrições impostas pela pandemia de covid-19 no Natal, como a circulação entre concelhos, mas apelou a encontros familiares "muito responsáveis e limitados". Após ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está hoje a ouvir os nove partidos com assento parlamentar sobre a renovação do estado de emergência, José Luís Carneiro disse ainda que o PS apoiará novamente na sexta-feira, no parlamento, a renovação do estado de emergência.

20h29 - Sandro Lima esteve internado na ala dos cuidados intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O ex-namorado de Fanny, que foi diagnosticado com leucemia em 2017, aguardava um novo transplante, mas viu-se obrigado a adiar a operação quando testou positivo para o novo coronavírus, no início de novembro. O jovem partilhou imagens comoventes da realidade do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra à pandemia.

View this post on Instagram

A post shared by Sandro Lima Correia Ferreira (@limatini)

20h13 - Mais de 1,5 milhões de pessoas morreram de Covid-19 no mundo desde que apareceu o novo coronavírus, que já infetou quase 65 milhões de pessoas, segundo números compilados hoje às 18h45 pela agência France-Presse (AFP). No total, 1.500.038 mortes e 64.774.705 casos de infeção pelo novo coronavírus foram registados oficialmente em todo o mundo desde o início da pandemia, em dezembro na China.

20h05 - O recente avanço da Covid-19 em todo o Brasil voltou a colocar em evidência a falta de capacidade dos hospitais do Rio de Janeiro e São Paulo, já saturados pelas operações pendentes antes da pandemia

19h56 - PSD mantém voto favorável na renovação da emergência e aceita menos restrições no Natal. "Vamos votar a favor, tal como das outras vezes. Não nos vamos esconder atrás de nada porque está na hora de unir esforços e de combater o inimigo comum", transmitiu Rui Rio à saída da audiência com o Presidente da República, esta quinta-feira, em Belém. Sobre o Natal e a Passagem de Ano, o social-democrata afirmou que o Governo deve dizer "o mais rapidamente possível" o que pretende fazer para que as pessoas se possam preparar.

19h50 - França registou nas últimas 24 horas 326 novas mortes em meio hospitalar devido ao vírus, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 54.140, anunciaram hoje as autoridades de saúde. O número de novos casos diários no país foi de 12.696 nas últimas 24 horas, tendo assim sido já confirmados 2.257.331 casos de covid-19 em França.

19h17 - O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) pretende fazer no início do ano um novo inquérito sorológico nacional para conhecer o nível de imunidade da população ao vírus SARS-CoV-2, anunciou hoje o epidemiologista Baltazar Nunes.

19h13 - O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, nos Açores, disse hoje que a realização de testes à Covid-19 a todos os residentes é uma "megaoperação" e que os rabo-peixenses estão de "parabéns" pelo seu comportamento.

19h07 - O presidente do CDS-PP anunciou hoje que o seu partido concorda com a renovação do estado de emergência, mas irá abster-se "em protesto solene" por desconhecer as medidas que o Governo tenciona adotar.

18h59 -  A combater a pandemia desde março, os Bombeiros Voluntários da Ajuda, em Lisboa, decidiram homenagear as vítimas da Covid-19 e o trabalho das corporações de bombeiros, numa cerimónia religiosa que vai decorrer no sábado, no Mosteiro dos Jerónimos.

18h54 - O governo francês vai comprar cerca de 200 milhões de doses das diferentes vacinas contra a covid-19, a vacinação será gratuita e o plano de vacinação vai ser aprovado pela Assembleia Nacional, anunciou hoje o primeiro-ministro.

18h40 - A rede social Facebook anunciou hoje a intenção de combater mais severamente a desinformação sobre as vacinas contra a Covid-19 que serão distribuídas em breve pelo mundo, suprimindo de forma mais sistemática as falsas alegações.

18h34 - O epidemiologista Henrique Barros estima que cerca de um milhão de pessoas em Portugal já esteve em contacto com o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença da Covid-19, e estarão eventualmente imunes à infeção. O especialista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto afirmou durante a reunião de peritos sobre a situação da pandemia em Portugal que é com base no "jogo de informação que tem naturalmente os seus limites e os seus intervalos de incerteza" que se pode imaginar que, neste momento, haverá cerca de um milhão de portugueses que "teve contacto com o vírus com esta incerteza grande entre 600 mil e até um 1,8 milhões".

18h17 - Os efeitos da pandemia de Covid-19 podem empurrar mais 207 milhões de pessoas para a pobreza extrema em 2030, elevando o total mundial para mais de 1.000 milhões, indica hoje um estudo das Nações Unidas.

17h54 - O primeiro-ministro afirmou hoje que haverá critérios transparentes na definição das prioridades na administração da vacina contra a Covid-19, estando nas primeiras categorias os profissionais de serviços essenciais e as populações mais vulneráveis, como os idosos.

17h37 - A Itália registou 993 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, o pior número desde o começo da emergência sanitária, e 23.225 novos casos, segundo o boletim de hoje do Ministério da Saúde. Este aumento de óbitos eleva o balanço total para 58.038 vítimas mortais provocadas pelo vírus em Itália, desde o começo da pandemia em 21 de fevereiro.

17h29 - O CDS-PP considerou hoje imperioso que a vacinação contra a Covid-19 corra bem e que "tudo esteja meticulosamente preparado", criticando o "atraso condicionante" do Governo, e colocando 10 questões sobre o plano hoje apresentado.

17h27 - A Amnistia Internacional considerou hoje "alarmantes" as condições de vida dos residentes dos lares de terceira idade da região de Madrid e da Catalunha, onde milhares de pessoas idosas morreram de Covid-19 nos últimos meses.

17h24 - As vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

17h15 - A deputada e dirigente do Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) Mariana Silva defendeu hoje que é o comportamento dos portugueses que previne a propagação da Covid-19 e que isso não depende do estado de emergência. Após ter sido recebida em audiência pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que está a ouvir os partidos sobre a renovação do estado de emergência, Mariana Silva reiterou a oposição do PEV ao recurso a este quadro legal.

17h12 - As treze camas de cuidados intensivos destinadas a doentes Covid em Bragança estão lotadas, enquanto os internamentos em enfermaria atingem pouco mais de metade da capacidade disponível, divulgou hoje a Unidade Local de saúde (ULS) do Nordeste.

17h07 - O ministro da Saúde de Moçambique disse hoje que a Covid-19 atingiu o pico no país em outubro, porque as autoridades conseguiram retardar a aceleração da pandemia, o que permitiu proteger o Sistema Nacional de Saúde (SNS).

17h03 - A ocupação máxima de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos deverá ocorrer esta semana e, no final do ano, vai registar-se o pico de mortes por Covid-19, segundo estimativas apresentadas hoje na reunião do Infarmed.

16h55 - O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou hoje a gestão da pandemia feita por alguns governos, denunciando que foram ignoradas orientações da Organização Mundial de Saúde que deveriam ter sido a base para uma resposta à escala global.

16h28 - O Reino Unido ultrapassou hoje as 60 mil mortes, depois de ter registado mais 414 óbitos nas últimas 24 horas. Houve ainda a assinalar mais 14.879 casos, num total de mais de 1,6 milhões de infeções.

16h09 - A OMS/Europa está a ponderar a criação de um certificado eletrónico de vacinação, numa altura em que o primeiro país europeu (Reino Unido) aprovou uma vacina contra a Covid-19, anunciou hoje a instituição.

16h03 - Reino Unido vai receber vacina nas próximas "horas, não dias". A garantia foi dada por Jonathan Van-Tam, o subdiretor-geral da Saúde, que disse esperar que os reguladores dos Estados Unidos e de outros países europeus aprovem a vacina da Pfizer e da BioNTech nos próximos "dias ou semanas".

15h56 - Já decorre a apresentação do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 feita pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo primeiro-ministro, António Costa. A vacina poderá chegar a Portugal já em janeiro, será gratuita, facultativa e administrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Veja aqui os pontos mais importantes e acompanhe em direto abaixo:

15h42 - O primeiro-ministro afirmou hoje que as medidas que anunciar no sábado para combate à Covid-19 vão vigorar "indicativamente" até 07 de janeiro e não apenas por 15 dias, dizendo que está "tecnicamente resolvida" a questão jurídica.

15h21 - As escolas secundárias na Suécia vão fechar durante um mês e as aulas serão dadas à distância, anunciou hoje o primeiro-ministro, Stefan Löfven, numa altura em que a segunda vaga da Covid-19 atinge o pico no país escandinavo.

15h19 - Uso de máscara e distanciamento mais ficazes que restrição de mobilidade. Um especialista do Instituto Ricardo Jorge defendeu hoje que reduzir a mobilidade é importante para diminuir os contágios de Covid-19, mas mais eficaz é garantir que se mantém o distanciamento de dois metros e se usa máscara.

15h15 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, 79 mortes e 3.772 novos casos da Covid-19. Os dados constam  no mais recente boletim epidemiológico, revelado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total desde o início da pandemia, o nosso país registou 4.724 óbitos e 307.618 infeções confirmados. Quanto a recuperados, o número de hoje é superior ao de novos casos (5.572). Já no que diz respeito aos casos em internamento, há 3.330 pessoas nesta situação - menos oito do que ontem - sendo que 525 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (o mesmo número de ontem). 

15h09 - O primeiro-ministro salientou hoje que a Agência Europeia do Medicamento encurtou prazos mas não facilitou na exigência de rigor sobre as vacinas que vierem a ser validadas, que vão merecer "toda a confiança".

15h07 - O Lar Familiar da Tranquilidade, na Vila das Aves, em Santo Tirso, registou a terceira morte associada à Covid-19, a de uma mulher de 83 anos, disse hoje à Lusa o responsável pela comunicação da instituição, Celso Campos.

15h02 - A diretora-geral da Associação Salvador afirmou hoje que as pessoas com deficiência estão a ser esquecidas no plano de vacinação contra a Covid e defendeu que as autarquias e juntas de freguesia façam levantamento para conhecer necessidades destas pessoas.

15h - Boa tarde, iniciamos aqui um novo registo, mas pode consultar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório