Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Madeira recebeu 53 mil testes rápidos

A Madeira recebeu 53 mil testes rápidos antigénios à covid-19, diz hoje uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC).

Covid-19: Madeira recebeu 53 mil testes rápidos
Notícias ao Minuto

21:45 - 03/12/20 por Lusa

País Pandemia

"A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil informa que no dia de hoje foram rececionados 50 mil testes rápidos à covid-19", revela.

Segundo a SRSPC, os testes rápidos de antigénios, transportados para a Região Autónoma da Madeira por avião militar, serão utilizados pelas autoridades de Saúde, em eventuais surtos.

A Secretaria explica que os testes rápidos são aqueles cujos resultados são obtidos num prazo curto e não necessitam de equipamento laboratorial para serem processados. Regra geral o processamento deste tipo de teste é realizado no próprio local, onde a amostra é colhida.

Os testes rápidos detetam o antigénio do SARS- CoV-2, são muito sensíveis e só serão utilizados em contextos muito específicos, nomeadamente em situações de risco conhecida, com o objetivo de identificar casos positivos rapidamente e isolá-los.

A nota de imprensa conclui que os 50 mil testes rececionados juntam-se aos três mil testes que a região já disponha desde a semana passada.

O arquipélago da Madeira tem 826 casos confirmados de covid-19, 208 dos quais são casos ativos. Regista ainda dois óbitos desde 16 de março.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.500.038 mortos resultantes de mais de 64,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.724 pessoas dos 307.618 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório