Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Tunísia refere que 33 células 'jihadistas' foram desarticuladas em 2020

As forças de segurança tunisinas desarticularam em 2020 pelo menos 33 células 'jihadistas' e detiveram 1.020 pessoas acusadas de filiação em organizações terroristas, indicou hoje o ministro do Interior, Taoufik Charfeddine.

Tunísia refere que 33 células 'jihadistas' foram desarticuladas em 2020
Notícias ao Minuto

19:30 - 16/11/20 por Lusa

Mundo Tunísia

No mesmo período, as autoridades promoveram cerca de 48 operações que resultaram na morte de nove membros de células 'jihadistas' -- na Tunísia muito influenciadas pela corrente do takfirismo, inimiga de todo o muçulmano não-praticante -- enquanto outras 876 pessoas compareceram perante o tribunal especializado na luta antiterrorista e crime organizado, com 112 condenadas a penas de prisão, revelou o ministro perante a comissão parlamentar sobre Segurança e Defesa.

Em paralelo, as forças de segurança apreenderam nove armas de assalto tipo Kalashnikov, uma importante quantidade de munições e minas artesanais, para além de detetarem na zona montanhosa do oeste do país diversos esconderijos utilizados como oficinas para o fabrico de explosivos.

"Estes êxitos devem-se ao conjunto de medidas de segurança adotadas e às precauções no âmbito da luta contra o terrorismo que se baseiam num elevado nível de vigilância e operações preventivas para eliminar os terroristas", acrescentou Charfeddine.

Nesta perspetiva, o ministro advertiu que as organizações 'jihadistas' e ainda as redes criminais, modificaram em 2020 as suas táticas e estratégias pelo facto de o Estado estar concentrado no combate ao novo coronavírus, cujo balanço oficial indica 84.400 casos positivos e 2.345 mortes.

No seu depoimento, o ministro admitiu que a segurança não é sempre a solução mais segura nem a única para fazer recuar o crime, "mas todos os esforços devem ser conjugados, incluindo a sociedade civil, a instituição educativa, a família, e ainda as autoridades legislativas e judiciais competentes".

De acordo com The Soufan Group, vocacionado para serviços de informações globais e consultadoria em segurança, a Rússia é o principal país de origem dos combatentes estrangeiros que se filiaram no grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), seguido da Arábia Saudita, Jordânia e Tunísia.

O país magrebino, onde se calcula que 5.000 combatentes aderiram ao EI, registou em 2015 uma série de atentados 'jihadistas' que provocaram 72 mortos, incluindo 60 turistas estrangeiros.

O presumível autor do último atentado perpetrado em França em 29 de outubro é um jovem tunisino de 21 anos, Brahim Issaouis, que chegou à Europa clandestinamente em finais de setembro através da ilha italiana de Lampedusa. O ataque ocorreu numa igreja de Nice provocou três mortos, duas mulheres e um homem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório