Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Recolher obrigatório em mais concelhos. Boris Johnson isolado

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recolher obrigatório em mais concelhos. Boris Johnson isolado
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/11/20 por Melissa Lopes e Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou mais 6.035 infetados com o novo coronavírus e 76 mortos relacionados com a doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo

Sábado foi o primeiro dia de recolher obrigatório a partir das 13h nos concelhos de elevado risco de infeção. Em Lisboa, os relatos são de uma cidade deserta, um retrato que se verificou em outras cidades do país. O comércio e a restauração voltam este domingo a enfrentar restrições decorrentes do estado de emergência em Portugal, no primeiro de dois fins de semana em que apenas podem abrir entre as 08h e as 13h, medida contestada por várias associações empresariais. 

Em todo o mundo, o novo coronavírusinfetou mais de 54.001.750 pessoas e provocou a morte de pelo menos 1.313.471. 

Acompanhe aqui os mapas da evolução da Covid-19 em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h10 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

00h - Medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, no âmbito do estado de emergência devido à Covid-19, passaram hoje a incluir mais 77 municípios, atualizando para 191 o número total de concelhos com risco elevado de transmissão do novo coronavírus. Começando por abranger 121 concelhos no início de novembro, a lista dos territórios com risco elevado de transmissão da Covid-19 foi atualizada na quinta-feira passada pelo Conselho de Ministros, com o primeiro-ministro, António Costa, a anunciar a retirada de sete municípios no dia seguinte e a inclusão de 77 concelhos a partir das 00h desta segunda-feira.

23h43 - A Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, vai encerrar nas próximas duas semanas devido à pandemia de Covid-19 e todas as turmas terão aulas em regime não presencial, anunciou hoje a Câmara local. "Dada a situação epidemiológica na Escola Secundária Santa Maria do Olival, que determinou o isolamento profilático de sete turmas e face à possibilidade de transmissão em ambiente escolar, foi autorizado pela diretora-geral da Saúde, a transição para o regime de aulas não presencial a todas as turmas", pode ler-se na nota divulgada pela autarquia de Tomar, no distrito de Santarém.

23h27 - O Ministério da Saúde brasileiro reporta, este domingo, mais 140 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 165.798 óbitos desde o início da pandemia no país. O registo diário hoje divulgado é bastante inferior ao da véspera (921), algo que é normal acontecer ao fim de semana, por causa do funcionamento dos laboratórios e secretariados regionais de Saúde. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 14.134 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, número também inferior ao do dia anterior (38.307). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 5.863.093.

23h16 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse hoje que processará o governo de Donald Trump, caso este cumpra a recente ameaça do ainda Presidente de atrasar a distribuição da vacina da Covid-19 naquela região. "Não vou permitir que se abuse dos nova iorquinos, nem que sejam intimidados", acrescentou.

21h28 - O governo da Sérvia anunciou hoje novas medidas, para as próximas duas semanas, de forma a conter a propagação da Covid-19, após ter registado mais de três mil infeções diárias durante a última semana. Todos os restaurantes, cafés e outros espaços gastronómicos, bem como lojas e centros comerciais, estarão encerrados entre as 21:00 e as 05:00, à exceção de farmácias e postos de combustível. As restrições hoje anunciadas entram em vigor a partir de terça-feira.

21h21 - A Madeira registou hoje cinco novos casos positivos de Covid-19, somando 169 doentes ativos e um total de 600 situações confirmadas na região, anunciou a autoridade regional de saúde. A autoridade regional adianta que destes novos casos, um é importado da Venezuela e os restantes quatro são "transmissão local".

20h41 - Boris Johnson terá que permanecer em isolamento profilático depois de ter sido detetado um contacto com um caso positivo, confirmou este domingo o governo britânico. O alerta foi dado pela aplicação de rastreio do serviço nacional de saúde britânico (NHS), segundo indica o Guardian.

20h25 - O principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci, considerou hoje que os Estados Unidos poderão regressar a uma "normalidade relativa" no segundo ou terceiro trimestre de 2021, advertindo, contudo, que isso depende de vários fatores, como a futura vacina. 

19h46 - Um utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP) morreu hoje, elevando de um para dois o número de mortes relacionadas com o surto de Covid-19 existente naquela unidade, disse à agência Lusa fonte da família. A vítima mais recente deste surto é um idoso de 86 anos que se encontrava hospitalizado, desde quinta-feira, no hospital de Portalegre.

19h21 - As autoridades sanitárias francesas reportam este domingo 27.228 novos casos de infeção, uma descida em relação ao dia anterior. No total, já foram identificados 1.981.827 casos positivos. O número total de óbitos associados à doença Covid-19 aumentou para 44.548, com mais 302 mortes registadas no último dia. Os dados hoje divulgados mostram que a maior parte das fatalidades ocorreram nos hospitais (30.809). A França está em confinamento desde 30 de outubro.

18h53 - Um clima de tranquilidade marcou hoje a votação para as eleições municipais em São Paulo, maior cidade do Brasil, com os eleitores a acatarem as medidas sanitárias impostas pelas autoridades para prevenir a propagação de Covid-19. O Brasil realiza hoje eleições para escolher os prefeitos e vereadores das câmaras legislativas de 5.557 cidades.

18h41 - O município de Nisa, em Portalegre, contestou hoje os números do relatório diário apresentado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano em relação à pandemia da Covid-19 no concelho, alertado que a situação "é bem mais grave". O boletim diário da ULSNA aponta hoje para cinco casos ativos no concelho de Nisa.

18h32 - A Áustria vai realizar uma campanha de testes à Covid-19 em grande escala, na tentativa de encurtar o segundo confinamento que vai começar na terça-feira, afirmou hoje o chanceler do Governo de Viena, Sebastian Kurz. No sábado, já tinha sido anunciado o reforço das medidas contra o vírus.

18h27 - O conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste anunciou hoje a "existência de um surto de Covid-19", com dez infetados, entre funcionários e doentes, número que pode subir, pois faltam os resultados dos restantes testados.

16h41 - O Reino Unido reporta, este domingo, mais 24.962 novos casos de infeção confirmados na região e mais 168 mortes associadas à doença Covid-19. Os dados mostram que desde o dia 3 de novembro que o país regista diariamente números superiores a 20 mil contágios (mais de 33 mil no dia 12).

16h32 - Moçambique registou hoje mais três mortes por Covid-19 e 108 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades de saúde no boletim diário sobre a pandemia. As vítimas mortais são dois homens de 67 e 73 anos e uma mulher de 66 anos de idade, de Maputo. 

16h27 - antigo ministro da Saúde, e especialista em Saúde Pública, Adalberto Campos Fernandes decidiu comentar as expectativas em relação à pandemia e defendeu que "a melhor forma de resistir às dificuldades do presente é lidar com a realidade e acreditar no futuro". Sublinhou que é preciso "lidar com realismo e prudência com os anúncios sobre as vacinas". "Os factos são o que são" e "temos ainda pela frente meses muito difíceis", frisou.

16h13 - As autoridades de Saúde italianas notificam este domingo mais 33.979 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior, mas mantendo o registo acima da marca dos 30 mil contágios, algo que se verifica de forma continuada desde 10 de novembro. Itália contabiliza agora um total de 1.178.529 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro.

São notificados ainda mais 546 óbitos referentes às últimas 24 horas, dois óbitos acima do reportado no sábado e o sexto dia consecutivo acima das 500 mortes. O número total de mortes associadas à doença causada pelo vírus é agora de 45.229.

15h57 - Vacina vai reduzir transmissão "em 50%". Normalidade só no final de 2021. Uğur Şahin, um dos criadores da vacina da Pfizer/BioNTech, revelou que o impacto da mesma começará a surtir efeito no próximo verão, prevendo uma espécie de regresso à normalidade no próximo inverno.

15h30 - A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que, nas últimas 24 horas, foram detetados 20 novos casos de Covid-19 na região, 19 na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.

15h23 - O Estabelecimento Prisional de Lisboa tem 81 reclusos e oito trabalhadores infetados com Covid-19, enquanto em Guimarães 23 reclusos e três funcionários testaram positivo, informou hoje a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

14h32 - Há 2.929 pacientes com Covid-19 internados em Portugal. De acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde, há, neste momento, 2.929 doentes hospitalizados (mais 131 nas últimas 24 horas), dos quais 415 de encontram em unidades de Cuidados Intensivos (mais dois no último dia).

14h26 - Portugal com mais 76 mortes e 6.035 infetados. O país reportou mais 76 mortes associadas à Covid-19 e 6.035 infetados com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde divulgado este domingo. Com esta atualização, o número total de casos, desde o início da pandemia, sobe para 217.301 e o de óbitos para 3.381.

Desde o início da pandemia, 125.066 pessoas recuperaram da doença, um aumento de 2.549 face a ontem.

14h13 - África com mais 268 mortos e 14.869 infetados nas últimas 24 horas. Mais 268 mortos relacionados com a Covid-19 foram registados nas últimas 24 horas em África, região que totaliza agora 1.963.702 infetados (mais 14.869), de acordo com dados oficiais.

14h12 - Morreu o coronel Luís Macedo do movimento dos 'capitães de Abril'. O coronel Luís Macedo, que fez parte do grupo de engenharia do exército que concebeu e organizou o plano da revolução de 1974, faleceu vítima de Covid-19, anunciou hoje o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço.

12h55 - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, indicou hoje que tem 17 doentes em ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, 11 deles com Covid-19, e ainda uma vaga disponível. 

Devido ao facto de funcionarem em rede, o Hospital São José, em Lisboa, anunciou no sábado que recebeu quatro doentes com a Covid-19 da região Norte do país que necessitavam de ECMO, devido ao facto de o CHUSJ ter estes equipamentos quase todos ocupados.

12h50 - O presidente da Câmara de Caminha pediu hoje ajuda para fazer face à situação "caótica", do lar do Bom Jesus dos Mareantes que já registou quatro mortes e tem 59 utentes e 24 funcionários infetados.

12h30 - GNR pôs fim a festa com cerca de 30 pessoas numa casa em Monte da Caparica, este sábado. Na sequência de uma denúncia que dava conta de uma festa no interior de uma habitação, este sábado, os militares da deslocaram-se ao local, onde confirmaram a existência do evento.

12h00 - Ministro da Economia da Alemanha defende que o país deve levantar as restrições lentamente, avisando que os cidadãos devem preparar-se para quatro ou cinco meses de medidas de combate à Covid-19.  "Todos os países que levantaram as restrições muito cedo pagaram um preço elevado em termos de vidas humanas perdidas", afirmou. 

11h00 - No âmbito do combate à desinformação sobre a Covid-19, o Facebook eliminou sete milhões de mensagens que poderiam causar dano físico, no segundo trimestre, de acordo com os dados mais recentes da rede social.

10h25 - O recolher obrigatório a partir das 13 horas (que hoje se vai repetir) deixou as cidades vazias de Norte a Sul. Eis o retrato de um país parado a um sábado. 

Notícias ao MinutoRua (quase) deserta na cidade de Braga© Global Imagens

9h30 - Especialistas apontam 'sintomas' na comunicação e prescrevem 'receita'. A comunicação institucional sobre a Covid-19 foi uma das derradeiras 'vítimas' do vírus SARS-CoV-2, expondo o Governo e a Direção-Geral da Saúde (DGS) à crítica e à acusação de responsabilidade no agravamento da pandemia em Portugal.

9h15 - O Hospital São José, em Lisboa, recebeu quatro doentes com Covid-19 da região Norte que necessitam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, avançou ontem à Lusa instituição.

9h00 - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou no sábado oito processos de contraordenação, no âmbito de uma operação, que visou centros comerciais e grandes superfícies, para fiscalizar as medidas impostas pelo estado de emergência. 

8h00 - Bairro Alto e Cais do Sodré desertos em noite de recolher obrigatório. A PSP realizou na noite de sábado para domingo uma operação de fiscalização dos bares no Bairro Alto e no Cais do Sodré, em Lisboa, mas encontrou ruas desertas devido ao recolher obrigatório

"Não havia nenhum estabelecimento que estivesse em incumprimento das normas que estão agora em vigor no estado de emergência", disse à Lusa o subcomissário Mendonça, da Polícia de Segurança Pública (PSP), sublinhando que "o movimento era inexistente".

O cumprimento do recolher obrigatório tem sido constatado pela PSP em várias operações de fiscalização conduzidas este fim de semana.

7h30 - Lisboa volta este domingo a ser palco de um protesto contra as medidas do Governo de contenção da pandemia de Covid-19, uma manifestação intitulada "Gerações à Rasca" e marcada para as 11h30 na praça Marquês de Pombal.

Convocada através de um manifesto nas redes sociais, a concentração realiza-se uma hora e meia antes do início do recolher obrigatório decretado pelo executivo para este fim de semana e para o próximo, nos concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus, incluindo a capital, e culmina com uma marcha até à praça José Fontana.

O denominado Movimento Cumprir Portugal, que promove o protesto, acusa o Governo de aplicar medidas, no âmbito do estado de emergência em vigor no país, que ameaçam a sustentabilidade da economia, aumentam o desemprego, levam à falência de pequenas e médias empresas e agravam as listas de espera na saúde.

7h00 -  Bom dia! Iniciamos aqui o acompanhamento ao MINUTO da pandemia no país e no mundo. 

Um balanço da evolução da pandemia lá fora

  • Alemanha notifica mais 16.947 infetados e 107 mortos nas últimas 24 horas
  • Índia com mais 41.100 casos e 447 mortos
  • China com mais 13 casos, todos oriundos do exterior
  • EUA com mais de 170 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas
  • México ultrapassa um milhão de casos, com quase 100 mil mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório