Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Fraude' na eleição do Pássaro do Ano na Nova Zelândia

Alguém criou endereços de email falsos para votar mais de 1.500 vezes num dos concorrentes, o kiwi malhado.

'Fraude' na eleição do Pássaro do Ano na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

11:41 - 11/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Na Nova Zelândia está a decorrer a eleição do Pássaro do Ano e a organização pretende manter a justiça do ato eleitoral. E com motivos para isso. De acordo com a CNN, esta segunda-feira foram submetidos mais de 1.500 votos fraudulentos num dos concorrentes ao título, o kiwi malhado. Os votos fraudulentos ajudaram a empurrar o kiwi para a liderança desta eleição.

Esta terça-feira, os organizadores do concurso e a associação ambiental Forest & Bird apresentaram as provas da ‘fraude eleitoral’ e explicaram que os 1.500 votos que geraram suspeitas foram removidos.

A porta-voz da eleição, Laura Keown, revelou que os votos em causa foram submetidos a partir de endereços de email falsos, criados a partir do mesmo endereço IP em Auckland, a cidade com maior número de habitantes da Nova Zelândia.

“Foi uma sorte termos reparado que este pequeno kiwi estava a tentar acrescentar sorrateiramente 1.500 votos extra (…) Mas vai ter de jogar pelas regras como todos os outros pássaros para ganhar a competição”, destacou Keown num comunicado.

A eleição do Pássaro do Ano na Nove Zelândia decorre desde 2005 e foi criada para encorajar os neozelandeses a conhecerem melhor os pássaros endémicos deste país. Até ao momento, já foram submetidos 35 mil votos na eleição deste ano. A votação encerra no fim de semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório