Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "SNS não falhou em nada"; 10.917 novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo. Biden insiste no uso de máscara e alerta para "inverno muito sombrio"

AO MINUTO: "SNS não falhou em nada"; 10.917 novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:40 - 09/11/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, já foram registados 183.420 casos confirmados e 2.959 óbitos, sendo que 63 mortes (um novo máximo) e 4.096 contágios ocorreram nas últimas 24 horas.

Portugal entrou esta madrugada em Estado de Emergência - situação que vigorará até 23 de novembro - e que deixa o país sob medidas de combate à pandemia mais restritas, entre as quais o recolher obrigatório noturno e nos próximos dois fins de semana nos 121 concelhos considerados de risco.

Numa altura em que o Mundo continua a somar casos de infeção pelo SARS-CoV-2, a farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech afirmam que a sua vacina contra o novo coronavírus mostrou mais de 90% de eficácia entre aqueles sem evidência de infeção anterior.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h56 - Matosinhos pede mais apoios para o setor da restauração. A presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pediu hoje ao ministro da Economia mais apoios para a restauração que, devido ao agravamento das medidas de combate à pandemia, fica numa situação económica "muito comprometida".

23h52 - Estrela da Amadora revela três casos e critica dualidade de critérios. O Estrela da Amadora SAD revelou hoje que três dos seus futebolistas estão infetados com Covid-19, lamentando o facto de a equipa não poder agora competir no Campeonato de Portugal por ter sido obrigada a um "isolamento profilático".

23h50 - EUA podem começar a distribuir vacina até ao final de 2020, diz Fauci. A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa de biotecnologia alemã BioNTech divulgaram esta segunda-feira que a sua vacina contra o novo coronavírus mostrou mais de 90% de eficácia entre aqueles sem evidência de infeção anterior. 

De acordo com a Reuters, perante esta notícia, Anthony Faucidiretor do Instituto Americano de Doenças Contagiosas, disse, em declarações à CNN, que os Estados Unidos poderão ter doses da vacina prontas para administrar às pessoas antes do final do ano.

23h33 - Pandemia pode colapsar sistema de financiamento de países mais frágeis. A pandemia aumentou o risco de "colapso do sistema de financiamento ao desenvolvimento" das nações mais frágeis, mas os países doadores "têm a obrigação" de reforçar este apoio, dá conta um relatório da OCDE publicado hoje.

23h01 - Brasil reporta 231 mortes e 10.917 infeções nas últimas 24 horas. No total, o país sul-americano concentra 162.628 óbitos e 5.675.032 casos confirmados, num momento em que o Governo brasileiro ainda enfrenta problemas técnicos em relação à contabilização dos dados da pandemia em alguns estados do país, como São Paulo.

22h57 - Governo vai aprovar esta semana linha específica de apoio à restauração. O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai aprovar um pacote específico de apoio à restauração dos concelhos mais atingidos pela Covid-19, procurando compensar a receita que estes estabelecimentos vão perder nos dois próximos fins de semana.

22h19 - Ministra da Cultura apela aos portugueses para que vão a espetáculos. Graça Fonseca apelou hoje "a todas as pessoas" para que continuem a ir a espetáculos e equipamentos culturais, destacando o esforço dos profissionais do setor na adaptação às medidas aprovadas para tentar conter a pandemia da Covid-19.

A ministra salientou que, "no espaço de 24 horas, centenas de salas anteciparam horários e não encerraram", em referência à limitação de horários de funcionamento, até às 22h30, para os equipamentos culturais, iniciada há uma semana, e ao recolher obrigatório, a partir de hoje e até 23 de novembro, entre as 23h00 e as 05h00, nos dias de semana, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia.

22h10 - As esperanças face a uma vacina contra a Covid-19 chegaram tarde demais para travar a segunda vaga do novo coronavírus, advertiu um dos principais conselheiros de saúde britânicos, Jonathan Van-Tam. "Não vejo a vacina a fazer qualquer diferença na vaga em que estamos", contudo, acrescentou, tem "esperança de que possa prevenir futuras vagas”.

22h01 - Com o marido infetado com Covid-19, Rita Ferro Rodrigues revela novidades. Rita Ferro Rodrigues usou esta segunda-feira a sua conta oficial de Instagram para atualizar os seus seguidores do Instagram sobre a forma como a sua família está a viver a fase delicada pela qual estão a passar desde que o marido da apresentadora, Ruben Vieira, conhecido como Ben, testou positivo à Covid-19. 

21h47  - Medidas de Biden contra Covid-19 são exemplo para Brasil, diz ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em entrevista à CNN, Gonzalo Vecina Neto comentou a conferência de imprensa realizada hoje pelo presidente eleito dos Estados Unidos, onde divulgou as estratégias que serão usadas para combater a pandemia e implorou ao uso de máscara. Para Vecina, o Brasil devia estar a fazer o mesmo.

21h34 - Sabe quais as razões que estiveram na base da alteração ao período de isolamento? A DGS explica. Um doente sem sintomas ou com sintomas ligeiros de Covid-19 tem de ficar em isolamento 10 dias, enquanto um doente grave deve ficar isolado durante 20 dias. Já para os contactos de alto risco de um caso confirmado, o período de isolamento mantém-se 14 dias. Entenda.

21h10 - "Até agora, o SNS não falhou em nada". Questionado sobre se mantém a confiança na ministra da Saúde, Marta Temido, e na diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, o primeiro-ministro voltou a frisar que sim, defendendo que nenhuma ministra da Saúde foi sujeita a tal provação. "Tem estado a responder e, até agora, o Serviço Nacional de Saúde não falhou em nada", disse António Costa. 

"Temos estado a fazer um grande esforço de recuperação", acrescentou, depois de Miguel Sousa Tavares ter dito que não falhou em nada, à exceção dos doentes não Covid.

20h59 - O primeiro-ministro é o entrevistado de hoje da rubrica 'A Meu Ver' de Miguel Sousa Tavares, do Jornal das 8, da TVI. António Costa disse durante a entrevista que "ninguém previa uma segunda vaga tão cedo" e admitiu que foi surpreendido pela mesma.

O primeiro-ministro garantiu que "estamos naquele momento em que conseguimos ainda ter capacidade de controlar", frisando, contudo, que a evolução pandémica "só é controlável, se a conseguirmos controlar antes de entrar no SNS". "Não depende do SNS, depende de todos nós parar o aumento de casos", reiterou.

20h51 - Em quarentena, diretor-geral da OMS defende "nova era de cooperação". O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu hoje uma liderança global baseada na "responsabilidade e confiança mútuas" e uma "nova era de cooperação", partindo das lições da pandemia da Covid-19.

"É tempo de o mundo curar-se, das devastações desta pandemia e das divisões geopolíticas que apenas nos conduzem mais para o abismo de um futuro pouco saudável, inseguro e injusto. Hoje e todos os dias, temos de escolher a saúde, somos uma grande família", afirmou, na 73.ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada por videoconferência a partir de Genebra, na Suíça.

20h45 - 10 milhões de pessoas testaram positivo à Covid-19 nos Estados Unidos. O país norte-americano ultrapassou a barreira dos 10 milhões de casos esta segunda-feira, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins. De acordo com a CNN, o último milhão de casos foi registado num espaço de tempo mais curto do que os anteriores, em apenas 10 dias.

20h34 - Aumento de casos na capital sueca deixa hospitais sob pressão. Hospitais em Estocolmo lutam para lidar com o aumento de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, depois de cerca de 75 pacientes terem necessitado de cuidados hospitalares desde o final da semana passada, reporta a Reuters.

20h32 - Bárbara Bandeira curada da Covid-19 "após 20 dias a lidar com o vírus". "ALTA!!! Depois de 20 dias fechada em casa a lidar com este vírus, finalmente posso sair à rua. Obrigada a todos pela preocupação e pelas mensagens de apoio desde sempre, foi muito mais fácil convosco", partilhou a jovem nas redes sociais.

20h22 - Madeira com nove novos casos e outros 52 em estudo. "Hoje há nove novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 540 casos confirmados de Covid-19 no território regional", anuncia o Instituto de Administração de Saúde desta região autónoma (IASAÚDE).

20h13 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse hoje que o novo estado de emergência pode "condenar" o setor e vai endereçar uma carta ao primeiro-ministro, António Costa, a exigir medidas compensatórias "proporcionais e adequadas".

"Apesar de não incidir diretamente sobre os horários dos estabelecimentos, esta determinação acaba por impedir o respetivo funcionamento por ausência de clientes, principalmente aos fins de semana, que correspondem a uma parte substancial das suas receitas", explica a AHRESP

20h00 - "Se pertence a um grupo de risco clínico ou vive com alguém que pertença, redobre os cuidados", o alerta é feito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)

19h48 - Biden insiste no uso de máscara e alerta para "inverno muito sombrio". O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, insistiu hoje no apelo para que todos os norte-americanos usem máscaras de proteção individual, alertando que o país enfrenta um "inverno muito sombrio" devido à crescente ameaça do novo coronavírus.

"Peço-vos. Usem máscara", afirmou o político democrata, insistindo: "Façam-no por vocês. Pelo vosso vizinho. Uma máscara não é uma declaração política, mas é uma boa maneira de começar a unir o país".

19h31 - Há 148 reclusas infetadas na prisão de Tires. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias. Há, neste momento,  no estabelecimento prisional feminino de Tires, mais 40 reclusas infetadas, quatro guardas prisionais, duas enfermeiras e duas crianças, filhas de reclusas.

19h27 - Novas medidas são "morte anunciada" de restaurantes, diz CPPME. A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) vê com "apreensão" as novas medidas adotadas de combate à pandemia adotadas pelo Governo e diz que se irá assistir à "morte anunciada" de restaurantes, segundo um comunicado.

19h16 - Depois de uma reunião, por videoconferência, com o presidente da CIP, António Saraiva, no dia em que entrou em vigor o Estado de Emergência, Rui Rio assumiu ter dúvidas quanto à eficácia das medidas decretadas pelo Governo, especificamente a do recolher obrigatório noturno e dos próximos dois fins de semana (das 13h às 05h00). O líder do PSD disse ainda considerar "pouco eficaz" o recolher obrigatório durante a semana.

O facto de não se poder estar nas ruas entre as 23h00 e as 05h00 claro que trava a passagem da pandemia, mas é entre as 23h00 e as 05h00 que na rua se passa a pandemia? não será tanto assim", questionou o social-democrata.

"Ao sábado, tenho receio que isso possa ser até um pouco pior porque pode concentrar no sábado de manhã as compras semanais que as famílias normalmente fazem", referiu, dizendo, no entanto, querer "manter o sentido de estado".

19h13 - Reino Unido regista 194 mortes, governo prudente sobre vacina. O Reino Unido registou 194 mortes de Covid-19 nas últimas 24 horas e 21.350 novas infeções, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mostrou-se hoje prudente perante o anúncio das farmacêuticas norte-americana Pfizer e alemã BionNTech de que a sua vacina se mostrou eficaz contra a Covid-19 em 90% dos casos testados.

"Superámos um obstáculo significativo, mas ainda há vários outros antes de sabermos se a vacina pode ser usada. O que posso dizer é que se e quando essa vacina for aprovada, nós, neste país, estaremos prontos para começar a usá-la", afirmou. 

19h12 - Declarações digitais para passe social na AMP aceites em dezembro. A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou hoje que no carregamento da assinatura de dezembro já serão aceites declarações de RSI da Segurança Social Direta, em formato digital, para comprovar o direito ao acesso ao Passe Social+.

19h11 - Medidas do estado de emergência "são desproporcionadas". A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) considerou hoje que as medidas aprovadas no âmbito do estado de emergência são "desproporcionadas" e "discriminatórias" e avisou que as novas restrições vão encerrar empresas e aumentar o desemprego.

19h09 - Governador diz que 120 mil doses de vacina chegam ao Brasil dia 20. O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, disse hoje que 120 mil doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 em fase final de testes, chegarão ao país exportadas da China na próxima semana.

18h57 - Alunos em Famalicão violam isolamento, agrupamento participa à GNR. O diretor do Agrupamento de Escolas de Pedome, em Famalicão, anunciou hoje que vai comunicar à GNR a violação, por parte de alguns alunos, do isolamento profilático que lhes foi determinado pelo delegado de saúde local.

18h53 - Cerca de nove mil trabalhadores da Cultura beneficiaram de apoios sociais. Cerca de nove mil pessoas receberam, até hoje, 12 milhões de euros, no âmbito da linha de apoio social destinada a trabalhadores da cultura, com um teto máximo de apoio de 34,3 milhões de euros.

18h45 - França regista 551 mortes em 24 horas. De acordo com o diretor-geral da Saúde francês, França registou, esta segunda-feira, 20.155 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, uma descida notável face a ontem, em que foram 38.619.

Em termos de vítimas mortais, foram registadas 551 no último dia, um aumento face a domingo, em que foram 270.

18h05 - Lar de Caminha pede brigada de intervenção após surto com 46 infetados. A direção lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, requereu à Segurança Social uma Brigada de Intervenção Rápida para fazer face ao surto de Covid-19 que infetou 37 utentes e nove funcionários, revelou hoje o presidente da Câmara.

18h03 - Sindicato preocupado com falta de máscaras na PSP. O Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP) manifestou hoje preocupação com os efeitos que a segunda vaga da pandemia de Covid-19 pode vir a ter nos polícias devido à falta de máscaras.

"Quando o país acaba de entrar novamente em estado de emergência é alarmante o facto de a PSP ter a obrigação de fiscalizar o cumprimento das novas medidas de confinamento e não terem sido distribuídas máscaras a todo o efetivo", refere o SPP, em comunicado.

17h49 - Taxa de testes positivos em Nova Iorque vai continuar a subir. O governador de Nova Iorque disse, esta segunda-feira, que é expectável que a taxa de testes positivos ao novo coronavírus continue a subir durante o Inverno. Tanto o Estado como a cidade de Nova Iorque viram a taxa de positivos subir para 2% nos últimos dias, algo que Andrew Cuomo chamou de uma "nova fase" da propagação do vírus.

“Os números são inegáveis”, disse aos jornalistas, referindo que os casos podem continuar a aumentar até que exista uma vacina amplamente disponível.

17h40 - DGS avança que dados sobre concelhos vão ser atualizados esta semana. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que esta semana vão ser atualizados os dados das infeções de Covid-19 nos concelhos, considerando que esta informação está a ser recolhida com "maior a qualidade possível".

17h23 - Espanha regista mais de 52 mil casos e 512 mortes desde sexta-feira. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados em Espanha ascende a 1.381.218 e o de vítimas mortais a 39.345.

Estes dados dizem respeito aos últimos três dias, uma vez que não há atualização de dados durante o fim de semana.

17h09 - Ao contrário de Trump, Biden apela ao uso de máscara. O presidente eleito dos Estados Unidos voltou a apelar aos americanos que utilizem máscara para limitar a propagação do novo coronavírus. "Uma máscara não é uma declaração política. Mas é uma boa forma de começar a unir novamente o país", disse, durante uma conferência de imprensa, após reunir com o seu grupo de combate à pandemia de Covid-19.

17h02 - Secretário para a Habitação e para o Desenvolvimento Urbano norte-americano infetado, reporta a ABC News. Ben Carson foi uma das várias pessoas que esteve presente na festa que decorreu numa das salas da Casa Branca, na noite das Eleições nos Estados Unidos, na passada terça-feira. O chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, também está infetado.

A Casa Branca tem recusado revelar quem mais testou positivo para o coronavírus, isto apesar de o SARS-CoV-2 continuar a propagar-se entre funcionários.

16h53 - O Presidente eleito dos EUA anunciou hoje que o ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, o ex-comissário da Food Drug Administration David Kessler e a investigadora de Yale Marcella Nunez-Smith vão copresidir ao seu grupo de combate à pandemia de Covid-19

Acompanhe em direto a conferência de imprensa de Joe Biden após reunir com o seu grupo de combate à pandemia de Covid-19.

16h51 - São João recebeu entre outubro e novembro 175 infetados do Tâmega e Sousa. O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, recebeu, entre outubro e novembro, 175 doentes Covid-19 do Tâmega e Sousa, 58 dos quais ficaram internados e 17 em cuidados intensivos, revelou hoje fonte do hospital.

16h47 - UE vai encomendar 300 milhões de doses de vacina da Pfizer. A Comissão Europeia saudou as "grandes notícias" sobre a eficácia de 90% de uma potencial da vacina para a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, anunciando que irá "em breve" formalizar a aquisição de 300 milhões de doses.

16h46 - Ferro Rodrigues propõe que Parlamento volte às regras de março e recorra a testes rápidos. O presidente da Assembleia da República vai propor na terça-feira aos partidos que o parlamento regresse às regras do primeiro estado de emergência, com apenas um plenário semanal e um quinto dos deputados em modo presencial.

16h45 - Lar da Misericórdia da Maia com 20 colaboradores e 15 utentes infetados. Uma ronda de testes no lar professor Vieira de Carvalho da Misericórdia da Maia identificou três novos casos de Covid-19 entre colaboradores, existindo atualmente 20 funcionários e 15 utentes infetados, dois dos quais hospitalizados, afirmou hoje o diretor clínico daquela estrutura.

16h42 - Itália regista 25.271 novos casos de Covid-19 e mais 356 mortes. Desde o início da pandemia no país, 960.373 pessoas testaram positivo e 41.750 morreram devido ao novo coronavírus.

16h25 - Conhece as cinco regras essenciais para combater a transmissão do vírus?

  1. Manter o distanciamento social
  2. Usar máscara
  3. Cumprir a etiqueta respiratória
  4. Lavar as mãos
  5. Usar a 'app' StayAway Covid

16h20 - A vacina da Pfizer "é uma das que o país prevê adquirir". Ao ser questionada, durante a conferência de imprensa de hoje, sobre o anúncio da empresa farmacêutica norte-americana Pfizer que disse  ter uma a vacina contra o novo coronavírus que pode ser eficaz em 90% dos casos, Graça Freitas afirmou que, se "se vier a confirmar a sua efetividade, será uma das melhores vacinas que teremos".

Além disso, sublinhou a diretora-geral da Saúde, "é uma das que Portugal prevê adquirir".

16h15 - "Momento das refeições é um dos de maior risco". Durante a conferência de imprensa de hoje, Graça Freitas salientou que as refeições são um momento de grande descontração e proximidade, "um momento crítico para o contágio" e que, por isso, deve-se evitar que sejam feitas entre grupos com mais de cinco pessoas.

"É muito bom conviver com as nossas famílias, mas o momento das refeições é um dos de maior risco", reiterou.

16h00 - Cinco utentes e um profissional de saúde de lar em Mogadouro recuperados. O Lar particular Avó Guilhermina, em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, registou hoje a recuperação de cinco utentes e de um profissional de saúde", avançou à Lusa a diretora técnica da instituição.

15h49 - Presidente ucraniano testa positivo à Covid-19. Volodymyr Zelensky testou positivo ao novo coronavírus, confirmou o gabinete do presidente à Reuters, afirmando que o chefe de Estado está bem e continuará a desempenhar suas funções em isolamento. Mais tarde, o chefe de Estado ucraniano partilhou a informação na sua página oficial do Twitter.

15h27 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde sobre a evolução da pandemia em Portugal.

15h24 - Festa na Casa Branca na noite de eleições no centro de surto de Covid-19.  Na noite das eleições nos Estados Unidos, na passada terça-feira, foi organizada uma festa numa das salas da Casa Branca para o clã Trump, conselheiros do presidente e membros da Casa Branca acompanharem os desenvolvimentos da jornada eleitoral.

Agora, sabe-se que este evento, no qual poucas pessoas usaram máscara e onde não houve distanciamento social, está no centro de mais um surto na Casa Branca e de nova controvérsia face à postura de Donald Trump relativamente à pandemia.

15h20 - Recolher obrigatório? Há exceções. Uma a uma, conheça aqui as exceções à proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.

15h19 - Sobe para dois o número de mortos no lar da Misericórdia da Trofa. Uma idosa do lar Santa Casa da Misericórdia da Trofa infetada com o novo coronavírus morreu, subindo para dois o número de óbitos provocados pelo surto de Covid-19 na instituição, disse hoje à Lusa a diretora técnica, Zélia Reis.

15h10 - Após anúncio da Pfizer, especialista prevê regresso ao normal em 6 meses. Especialista do grupo de trabalho dedicado à investigação para uma vacina no Reino Unido - cujos dados preliminares hoje conhecidos indicam uma eficácia de 90% entre aqueles sem evidência de infeção anterior - mostra-se "muito contente" com a notícia e refere que a normalidade poderá regressar na primavera do próximo ano.

15h00 - O país superou hoje os 100 mil recuperados da doença (mais 2.302 desde ontem). Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 63 vítimas mortais e 4.096 infetados.

O número de hospitalizações continua a subir, existindo, neste momento, 2.651 pacientes internados (mais 129 do que no domingo), dos quais 391 estão hospitalizados em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 13 do que na véspera). 

Confira aqui os dados de hoje:

Boa tarde. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório