Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Após anúncio da Pfizer, especialista prevê regresso ao normal em 6 meses

Especialista do grupo de trabalho dedicado à investigação para uma vacina no Reino Unido mostra-se "muito contente" com a notícia e refere que a normalidade poderá regressar na primavera do próximo ano.

Após anúncio da Pfizer, especialista prevê regresso ao normal em 6 meses
Notícias ao Minuto

14:44 - 09/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

John Bell, docente de medicina na Universidade de Oxford e membro do grupo de trabalho dedicado à investigação para uma vacina no Reino Unido, acredita, admite "com alguma confiança" que a vida deverá voltar ao normal na primavera do próximo ano, afirmação que faz na sequência do anúncio da Pfizer/BioNTech.

De acordo com o Guardian, Bell é um dos especialistas mais conceituados da área e, portanto, a sua previsão tem alguma importância, tanto para o Reino Unido como para outros países.

O especialista indicou, em entrevista à BBC Radio 4, que estava "muito contente" com as notícias sobre a vacina da Pfizer e indicou que uma eficácia de 90% nos testes preliminares é "espetacular". Ressalvou, porém, que existirão desafios na distribuição, mas que não serão inultrapassáveis.

Questionado sobre se estas notícias são indicador de que o regresso à normalidade pode acontecer já na próxima primavera, foi perentório: "Sim, sim, sim. Sou provavelmente a primeira pessoa a dizê-lo, mas digo com alguma confiança".

Bell indicou, ainda, que é provável que "mais do que uma vacina" seja disponibilizada no Reino Unido até ao final do ano ou até ao início do próximo ano. 

Recorde-se que a farmacêutica Pfizer revelou que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

A Pfizer não forneceu mais detalhes sobre estes casos e alertou que a taxa de proteção inicial pode mudar até o final do estudo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório