Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Portugal supera 100 mil recuperados. Óbitos com novo recorde

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal supera 100 mil recuperados. Óbitos com novo recorde

Portugal entrou esta madrugada de segunda-feira em Estado de Emergência, situação que vigorará até 23 de novembro, num esforço mais apertado para combater a pandemia de Covid-19. Assistindo-se a um agravamento de novos casos e óbitos no país, desde meados de outubro, as autoridades impuseram o recolher obrigatório noturno nos 121 concelhos mais afetados.

Há, porém, outras decisões a tomar em conta, como o facto do acesso ao local de trabalho pode ser impedido se o trabalhador tiver febre. Sublinhe-se que, segundo um diploma publicado em Diário da República, os cidadãos que não cumprirem as regras definidas incorrem no crime de desobediência.

Recorde aqui os 121 concelhos com maior incidência, alvo do recolher obrigatório, e aqui todas as novas medidas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Encerrámos este registo informativo. Obrigado por ter ficado connosco. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias aqui.

15h36 - UE vai encomendar 300 milhões de doses de vacina da Pfizer. A Comissão Europeia saudou as "grandes notícias" sobre a eficácia de 90% de uma potencial da vacina para a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, anunciando que irá "em breve" formalizar a aquisição de 300 milhões de doses. Numa publicação feita no Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que "a Comissão Europeia vai assinar um contrato com eles em breve para um máximo de 300 milhões de doses", somando-se esta promessa de aquisição a outras três já firmadas para a disponibilização de vacinas para a União Europeia.

15h22 - Começou a conferência de imprensa da Direção-geral de Saúde. Pode acompanhar aqui:

15h13 - Ainda sobre o anúncio da vacina da Pfizer/BioNTech... A notícia de que a vacina da Pfizer/BioNTech mostrou resultados de 90% de eficácia é o grande motivo de celebração, mas há mais detalhes que merecem nota, segundo escreve o jornalista Philip Oltermann, do Guardian. Em concreto, a história dos cofundadores da BioNTechUğur Şahin e Özlem Türeci.

Filhos de imigrantes turcos que vieram para a Alemanha nos anos 60, Şahin e Türeci conheceram-se enquanto trabalhavam em hospitais universitários. Criaram o laboratório nas horas vagas e, de acordo com o relato da Reuters, eram tão comprometidos com o trabalho de investigação médica que até trabalharam no dia de casamento.

15h00 - Mais 230 internamentos nos últimos dois dias. O número de doentes internados em Portugal, nesta altura, é de 2.651 (mais 129 do que ontem). Nos últimos dois dias foram reportadas mais de 100 novas hospitalizações. Entre os internados, 391 estão em unidades de cuidados intensivo (mais 13 do que ontem). Recorde-se que o pico de hospitalizações atingido em Portugal durante a primeira vaga foi de 1.302, a 16 de abril.

14h43 - Mais 63 mortos e 4.096 casos de infeção em Portugal. A Direção-geral de Saúde notificou esta segunda-feira mais 4.096 casos de infeção de infeção, elevando o número total para 183.420, e mais 63 mortos, o maior registo diário desde o início da pandemia no país. Desde o dia 2 de novembro que o número de óbitos associados à doença está acima dos 45. O país superou hoje os 100 mil recuperados da doença (mais 2.302 desde ontem).

14h41 "É inaceitável a situação vivida pelas reclusas de Tires". A UMAR reitera denúncias de falta de condições sanitárias e violação de direitos na prisão de Tires, onde há um surto de Covid-19. Já hoje a ministra da Justiça garantiu que o surto "está a ser tratado com as medidas definidas"

14h27 - Especialista britânico estima que retorno à normalidade aconteça na primavera. John Bell, docente de medicina na Universidade de Oxford e membro do grupo de trabalho dedicado à investigação para uma vacina no Reino Unido, acredita, "com alguma confiança", que a vida deverá voltar ao normal na primavera do próximo ano, afirmação que faz na sequência do anúncio da Pfizer/BioNTech.

O especialista indicou que estava "muito contente" com as notícias sobre a vacina da Pfizer e indicou que uma eficácia de 90% nos testes preliminares é "espetacular". Ressalvou que existirão desafios na distribuição, mas que não serão inultrapassáveis.

14h17Auditoria do PS ao cerco de Ovar deteta "práticas estranhas e ambíguas". Os vereadores socialistas que auditaram os gastos da Câmara de Ovar durante o cerco sanitário para contenção da Covid-19 denunciaram hoje "práticas estranhas e ambíguas", como compras de máscaras a gelatarias, construtoras e a empresas criadas dias antes.

A análise financeira dessas despesas foi efetuada por Artur Duarte e Fátima Bento, que, estando em minoria no executivo liderado pelo PSD, verificaram "as contas e os procedimentos para fornecimento de bens e serviços suportados pela Câmara Municipal de Ovar" no contexto do combate à crise pandémica, concluindo que "há matéria para fiscalização superior" nessa autarquia do distrito de Aveiro.

14h16 Para controlar doença, porcos têm que ser registados em dezembro. Os operadores das explorações de suínos estão obrigados a declarar os animais em dezembro, considerando o efetivo detido até ao primeiro dia daquele mês, uma medida para controlo da doença de aujeszky, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

14h14 Biden diz que vacina é sinal de "esperança" mas prevê longa "batalha". O Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse hoje que vê um sinal de "esperança" no anúncio do laboratório Pfizer de que a sua vacina é 90% eficaz contra a covid-19, mas alertou que a "batalha" ainda continua.

13h59Recolher obrigatório "impacto devastador" na restauração e comércio. O presidente do CDS-PP alertou hoje que o recolher obrigatório, especialmente ao fim de semana, pode ter um "impacto devastador" na restauração e no comércio, e considerou que pode levar a concentrações de manhã.

13h45 BdP quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless. O Banco de Portugal (BdP) quer que os novos cartões de pagamentos passem a incorporar a tecnologia 'contactless' à medida que vão sendo renovados, prevendo que no prazo de três anos todos os cartões disponham já desta tecnologia.

13h42 Presidente da Câmara de Leiria em quarentena após contacto com positivo. O vereador das Obras Municipais da Câmara de Leiria testou positivo ao SARS-CoV-2, o que obrigou ao isolamento profilático do presidente do Município e de uma vereadora.

13h23"Há mais vida para além da Covid". O primeiro-ministro, António Costa, argumentou hoje que "há mais vida para além da covid" e considerou "absolutamente inadiável" aumentar o investimento público em Portugal, que já cresceu 20% este ano, apesar da pandemia.

12h59 - Testou positivo? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) lembra o que deve fazer porque "cuidar de si é cuidar de todos"

12h54 - Bares e discotecas dizem que apoios do Governo, nomeadamente apoios majorados, são "bem-vindos", mas denunciam que "chegam tarde" para muitas empresas que vivem da noite e que não faturam há nove meses.

12h50 - Pandemia já matou mais de 1,25 milhões de pessoas no mundo. O balanço mais recente feito pela agência francesa AFP revela que nas últimas 24 horas, registaram-se 5.620 novas mortes e mais 484.920 infetados em todo o mundo, sendo que os países que reportaram mais mortes no último dia foram os Estados Unidos (548), a Índia (490), e o Irão (459).

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 162.397 mortos em 5.664.115 casos, a Índia com 126.611 mortos (8.553.657 casos), o México com 95.027 mortes (967.825 infetados) e o Reino Unido com 49.044 mortes (1.192.013 casos).

Entre os países mais afetados, a Bélgica é o que conta mais mortos em relação à sua população, 113 por cada 100 mil habitantes, seguida do Peru (106), de Espanha (83) e do Brasil (76).

13h43 - Metade das empresas do comércio e restauração já com quebras acima de 50%. Um inquérito levado a cabo pela Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) antes da entrada em vigor do estado de emergência e para "avaliar a sustentabilidade do setor", revela que 50% das empresas apresentam já quedas nas vendas superiores a 50% e 95% reportam descidas acima de 25% entre 15 de março e 31 de outubro.

12h27 - "Estamos a lutar para continuar a aumentar a capacidade dos cuidados intensivos". A garantia é do primeiro-ministro António Costa que apesar de reiterar que as camas serão reforçadas nas UCI, bem como o número de médicos e enfermeiros, também destacou que "as alternativas não são muitas". Por isso, acrescentou, os portugueses devem também "fazer tudo" para não adoecer e transmitir o vírus

"Não vale a pena termos a ilusão de que enfrentamos a pandemia sem dor (...) O combate à pandemia tem dor e temos de minorar essa dor, mas temos também de o fazer para salvar a saúde de todos, a nossa vida em sociedade e o SNS" (António Costa)

12h21 -  Morreu utente de Lar da Misericórdia de Ponte de Lima. Uma utente de 92 anos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, com SARS-CoV-2, morreu, sendo há ainda 32 idosos e seis funcionários infetados, revelou hoje o provedor.

12h08  Pfizer anuncia que a sua vacina tem 90% de eficácia. A farmacêutica Pfizer anunciou resultados preliminares prometedores, indicando que a vacina que têm em ensaio clínico mostrou mais de 90% de eficácia, de acordo com o New York Times.

Os mercados de ações reagiram em forte alta ao anúncio. De acordo com a XTB, "os mercados dos EUA e da Europa dispararam após os anúncios da Pfizer e da BioNTech". 

Donald Trump, que ainda não fez uma declaração pública desde que Joe Biden foi anunciado presidente eleito, recorreu ao Twitter para fazer nota deste feito:

12h07 Competições desportivas autorizadas em estado de emergência. As competições desportivas profissionais, ou equiparadas, podem realizar-se nos próximos dois fins de semana, apesar do estado de emergência que vigora até dia 23, devido à pandemia de Covid-19, garantiu hoje a ministra Mariana Vieira da Silva.

12h06 -  Van Dunem descarta novo regime excecional de libertação de reclusos. A ministra da Justiça afirmou hoje que o Governo não vai apresentar um novo regime excecional de libertação de reclusos em contexto de pandemia de covid-19, semelhante ao efetuado em abril que permitiu a saída de mais de 1.800 presos.

12h00 Covid-19 também prospera na negação, diz OMS. Tedros Adhanom Ghebreyesus indicou, esta segunda-feira, que as pessoas podem estar cansadas do vírus, "mas ele não está cansado" delas, apelando mais uma vez ao compromisso comum. "Podemos estar cansados da Covid-19, mas ela não está cansada de nós. Sim, ataca quem tem menos saúde. Mas ataca outras fraquezas, também: igualdade, divisão, negação, pensamentos ilusórios e ignorância propositada", indicou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

11h28 Casal de idosos em reencontro emocionante em lar da Guarda. "Em tempos de pandemia há momentos que nos enchem o coração de alegria e esperança", indicou a Santa Casa da Misericórdia de Pinhel, numa publicação feita através do Facebook. "Depois de um mês separados, por um internamento hospitalar e consequente isolamento, a alegria deste casal enamorado  no reencontro dá-nos o alento de aguardar por melhores dias", acrescentaram.

11h04 Bélgica ultrapassa o meio milhão de casos de Covid-19. A Bélgica superou esta segunda-feira a marca dos 500 mil casos de Covid-19. Os dados divulgados hoje pela Sciensano mostraram que desde o início da pandemia 500.789 pessoas foram infetadas com o coronavírus. Uma média de 9.487 pessoas por dia testou positivo para o SARS-CoV-2 na última semana, o que representa uma redução de 40% face à semana anterior.

10h52Enfermeiros não querem "guerra de números" para não fragilizar SNS. O presidente do Sindepor considera que a greve de enfermeiros que hoje arrancou "não é uma guerra de números" e que muitos estarão em greve, mas a trabalhar, "para não fragilizar mais o Serviço Nacional de Saúde".

10h41 - O que são os testes rápidos e quando devem ser feitos? DGS publica informação relativa aos testes rápidos de antigénio. Recorde-se que a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 entra em vigor esta segunda-feira. Estes devem ser usados nas seguintes situações:

  • nos primeiros cinco dias de sintomas;
  • em pessoas que tenham tido um contacto de alto risco;
  • em situações de surto;
  • no rastreio periódico de profissionais de saúde. 

10h31 África com mais 433 mortes e um total de 1.881.356 infetados. África registou nas últimas 24 horas um aumento 433 mortes relacionadas com a Covid-19, aumentando para 45.282 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.881.356 pessoas na região, segundo dados oficiais.

10h30Compras online? Autenticação forte será obrigatória (e funciona assim). A partir de 31 de dezembro de 2020 os bancos/prestadores de serviços de pagamento devem solicitar autenticação forte aos seus clientes sempre que estes efetuam compras online com cartão.

10h28Empresários da restauração manifestaram-se no Porto contra restrições. Dezenas de proprietários de restaurantes protestaram hoje no Porto contra as novas medidas de restrição para o setor para combater a pandemia, anunciadas na madrugada de sábado para domingo pelo primeiro-ministro.

10h27 Governo admite adotar medidas "mais intensas" nos concelhos mais afetados. O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro sublinhou que há "grandes diferenças" entre os 121 concelhos com maior risco de infeção.

10h15 Mais de duas dezenas de companhias aéreas não viajaram para Lisboa. Mais de duas dezenas de companhias aéreas não realizaram voos para o aeroporto de Lisboa no terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). United Air Lines, Aer Lingus e Delta Airlines são alguns dos exemplos. 

10h14 Ordem dos Médicos já divulgou regras de seleção para cuidados intensivos. Conselho de Ética da Ordem dos Médicos já emitiu um parecer no qual se encontram um conjunto de regras para a seleção de doentes nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Perante a possibilidade de rutura destas unidades, as recomendações surgem da preocupação dos médicos em ter de optar por doentes com maior hipótese de sobrevivência no acesso às UCI

10h13 Afluência às urgências do São José regressou ao nível antes da pandemia. A afluência à urgência polivalente do Hospital de São José, em Lisboa, de vítimas de acidentes de trabalho e de viação voltou aos níveis normais, após um período de quebra durante o confinamento imposto pela pandemia de Covid-19.

9h44 Surto fecha Polo Escolar da Palhaça em Oliveira do Bairro. O Polo Escolar da Palhaça, em Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, encerrou hoje temporariamente devido a casos de infeção por covid-19, anunciou o município

O Jardim de Infância de Sardoal também está em confinamento depois de criança testar positivo à Covid-19, de acordo com meios de comunicação locais.

9h29 Projeto permite a doente internada assistir ao casamento da filha. O receio dos doentes de ser internados por não receberem visitas levou o Centro Hospitalar Lisboa Central a criar o projeto "mais próximo de ti" que já proporcionou que uma doente pudesse assistir ao casamento da filha por videoconferência.

9h20 "Mais do que as exceções, importa a regra. A regra é ficar em casa". Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, deu uma entrevista à TSF onde explicou as exceções às novas medidas de restrição, para mitigar a propagação do novo coronavírus. A governante sublinhou, no entanto, que "mais do que as exceções, importa a regra" e "a regra é ficar em casa".

9h19Centro Hospitalar Lisboa Central com uma taxa de ocupação de quase 73%. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) tem atualmente 181 camas para doentes com Covid-19, das quais 132 estavam preenchidas no domingo, uma taxa de ocupação de quase 73%, segundo dados avançado à Lusa pela instituição.

9h00 As 13 exceções ao recolher obrigatório. Uma a uma, conheça as exceções à proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.

8h58Conteúdos do secundário na RTP Play e app a partir de hoje. O Ministério da Educação (ME) vai disponibilizar, a partir desta segunda-feira, na RTP Play e na aplicação #EstudoEmCasa os conteúdos dos três níveis do ensino secundário, foi este domingo anunciado.

8h44 China intensifica inspeção sobre produtos importados. A Comissão Nacional de Saúde da China publicou hoje novos regulamentos para intensificar o controlo sobre produtos importados, após ter detetado o novo coronavírus em embalagens de congelados, incluindo asas de frango oriundas do Brasil.

8h40 - Rússia reporta novo recorde de casos, com mais de 21 mil nas últimas 24h. A Rússia reportou esta segunda-feira mais 21.798 novos casos de contágio por novo coronavírus, elevando o total desde o início da pandemia para 1.796.132. Foram ainda reportadas mais 256 mortes associadas à doença no último dia. O país contabiliza um total de 30.793 óbitos.

8h36 - Joe Biden divulgou primeira agenda: coronavírus. O presidente eleito divulgou no domingo à noite a sua primeira agenda oficial. Joe Biden vai reunir esta segunda-feira com a 'task force' que será dedicada ao combate ao novo coronavírus. O painel será composto por 12 membros e será liderado por antigo cirurgião-geral Vivek Murthy e pelo antigo comissário do regulador do medicamento David Kessler.

8h07 - Estados Unidos quase a ultrapassar 10 milhões de casos de infeção. O país mais afetado do mundo pela pandemia do novo coronavírus está quase a ultrapassar os 10 milhões de casos de contágio, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins. De acordo com a Reuters, o mês de outubro foi o pior mês da pandemia nos Estados Unidos até ao momento, com vários dias com números diários acima das 100 mil novas infeções. O país tem, nesta altura, 9,6 milhões de casos de contágio.

Recorde-se que a pandemia superou ontem os 50 milhões de casos do novo coronavírus em todo o mundo, desde o início da pandemia no final de 2019. O aumento no número de casos de infeção detetados é apenas parcialmente explicado pelo aumento dos testes realizados e muitos países, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, dois locais que estão a enfrentar uma nova e importante vaga de contaminações.

8h05 Portugal entrou hoje em Estado de Emergência com recolher obrigatório. Portugal entrou hoje em Estado de Emergência, desde as 00h00 até 23 de novembro, para combater a pandemia de Covid-19, impondo entre outras medidas o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção. Confira aqui alguns dos principais pontos:

  • Acesso ao local de trabalho pode ser impedido se trabalhador tiver febre. O acesso ao local de trabalho, a serviços públicos, escolas, espaços comerciais ou desportivos passa a poder ser impedido caso haja recusa da medição de temperatura corporal ou a pessoa tenha febre, segundo o decreto que regulamenta o estado de emergência.
  • Permitido ir ao supermercado no recolher obrigatório ao fim de semana. Deslocações a mercearias e supermercados é uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.
  • Crime de desobediência para quem não cumprir regras. Os cidadãos que não cumprirem as regras definidas no âmbito do estado de emergência, em vigor a partir das 00h00 desta segunda-feira, incorrem no crime de desobediência, segundo um diploma publicado em Diário da República.

8h03 - Enfermeiros iniciam hoje greve de cinco dias. Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de cinco dias, um protesto convocado pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor) contra o desgaste e desmotivação destes profissionais, e que o sindicato decidiu manter apesar dos números mais recentes da pandemia.

8h01 - Algumas atualizações da situação pandémica nas últimas horas:

  • México regista 219 mortos e 5.887 casos nas últimas 24 horas;
  • Argentina com 212 mortos e 5.331 novos casos em 24 horas;
  • China soma um caso local e 32 oriundos do exterior;
  • Alemanha regista o número diário de casos mais baixo este mês;

8h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta segunda-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de domingo, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório